segunda-feira, 1 de agosto de 2016

“BALK” OU JOGADA LEGAL?

Corredor na 1ª base. Enquanto o arremessador –destro– estava completamente parado na Posição “Set”, o corredor arrancou rumo à base seguinte. Colhido de surpresa, o arremessador deu um passo em direção à 2ª base e lançou ao defensor da 2ª base, que estava posicionado nas proximidades da ‘almofada’. Aí teve início um “run-down play” (jogada de perseguição), e o corredor foi eliminado por toque. A equipe na ofensiva reclamou, alegando que o arremessador cometera “balk”, mas a decisão “out” foi mantida.
 
Como o arremessador jogou a bola no primeiro movimento, dando um passo em direção à 2ª base,  para evitar um roubo de base (ou seja, com o propósito de fazer uma jogada), ele não cometeu “balk”. [Comentário – Regra 8.05 (b)] E se ele tivesse tirado o pé de apoio do “pitcher’s plate”, legalmente, poderia lançar sem dar passo. [Regra 8.01 (b) – NOTA 4]
 
Se o corredor não estivesse avançando, o arremessador seria penalizado com um “balk” por ter lançado a uma base desocupada. [Regra 8.05 (d]

Sem comentários:

Enviar um comentário