terça-feira, 19 de abril de 2016

TERCEIRO “STRIKE” NÃO AGARRADO – O BATEDOR É “SAFE” OU “OUT”?

Corredor na 1ª base, dois “outs”, “ball count” (contagem de bolas arremessadas): 2 – 2. O batedor  fez um “swing” grande para tentar rebater o arremesso seguinte, mas errou –seu “bat” não teve contato com a bola–, e achando que havia sido eliminado, foi caminhando em direção ao “bench”; alertado pelos companheiros de que a bola passara para trás, da posição em que se encontrava (perto do “bench”) correu à 1ª base e conseguiu alcançá-la antes de a bola lançada pelo receptor ser apanhada pelo defensor da 1ª base. Deve ser declarado “safe”?
 
Não. Como ele deixou o círculo que circunda o “home plate”, deve ser declarado eliminado.
 
Comentário – Regra 6.09 (b): Um batedor que não percebe sua situação num terceiro   “strike” não agarrado, e que por isso não tenta avançar à 1ª base, deve ser declarado eliminado tão logo deixe o círculo de terra que circunda o “home plate”.
 
No softbol, o batedor-corredor é eliminado quando entra na área de sua equipe. [Regra 8 - Seção 2 (d) (3)] 

Sem comentários:

Enviar um comentário