1) Corredor na 1ª base, dois
eliminados, “ball count”: 3 – 2. No momento em que o arremessador iniciou o
arremesso seguinte, o corredor arrancou em direção à 2ª base. (O arremesso foi declarado
“ball”.) O receptor lançou à 2ª base, e o corredor foi tocado pelo defensor da
2ª base pouco antes de alcançar a base. O árbitro da 2ª base fez um vigoroso gesto e declarou “OUT”. Ao
perceber que se equivocara, sorriu constrangido.
Os árbitros devem estar sempre atentos
enquanto a bola está em jogo.
2) Corredor na 3ª base, um eliminado,
contagem de arremessos: 0 – 1. No arremesso seguinte, o batedor, que estava
preparado para executar “bunt”, atirou o “bat” contra bola. (O “bat” não teve contato com a bola e foi
parar nas proximidades da linha de “foul da 1ª base.) No momento em que o
receptor apanhou a bola e se levantou para lançar à 3ª base, o batedor saiu do
“batter’s box” para pegar o “bat”. (O receptor não completou o lançamento.) A
equipe na defensiva reclamou; queria que o árbitro eliminasse o batedor por ter interferido na ação do
receptor. Os árbitros se reuniram e, após conversarem por algum tempo,
decidiram que o lance foi normal (alegaram que o receptor não teria condição de
fazer uma jogada sobre o corredor; isso porque
este estava parado perto da base, o defensor da 3ª base estava fora de sua
posição normal –estava posicionado adiantadamente–, e nenhum defensor estava
cobrindo a 3ª base).
Se nesse lance o corredor estivesse
tentando anotar ponto, seria aplicada a Regra 6.06 (c) –o batedor seria
eliminado por ação ilegal, a bola ficaria morta e o corredor retornaria à 3ª
base.
Sem comentários:
Enviar um comentário