segunda-feira, 3 de agosto de 2015

JOGADA QUE PERMITE UMA APARENTE “QUARTA ELIMINAÇÃO”

Bases cheias, nenhum eliminado, rebatida “fly” na direção do jardim central. Os corredores da 1ª e 2ª base iniciaram a corrida enquanto a bola estava em voo, julgando que a rebatida seria indefensável; o da 3ª base permaneceu na base.  O jardineiro central conseguiu agarrar a bola (primeira eliminação) e devolveu-a à 2ª base –o corredor da 2ª base foi declarado “out” (segunda eliminação); em seguida, a bola foi lançada à 1ª base,  e o corredor dessa base também foi eliminado (terceira eliminação). O corredor da 3ª saiu legalmente da base e já havia pisado o “home base” quando ocorreu o terceiro “out”; o árbitro de “home” sinalizou que foi anotado ponto. A equipe na defensiva reclamou, mas a decisão foi mantida. 

Decisão correta. O corredor da 3ª base tocou o “home base” antes do terceiro “out”  num “time play”*.

Suponhamos que o corredor da 3ª tenha ido para “home” saindo antecipadamente da base. Nesse caso, embora a terceira eliminação tenha ocorrido na 1ª base, a defensiva poderia ter apelado sobre a falta cometida por esse corredor e solicitado que a eliminação na 3ª base fosse considerada o terceiro “out”; aí não seria anotado ponto.   

[Regra 7.10 (d)]

*“Time Play” é aquela jogada em que  o ponto é contado ou não dependendo do momento em que o corredor toca o “home base” –antes ou depois do terceiro “out”.

Sem comentários:

Enviar um comentário