quinta-feira, 20 de agosto de 2015

COLISÃO NO “HOME PLATE”

Corredor na 1ª e 3ª base, um “out”, rebatida “fly” na direção do espaço entre os jardins central e direito. O jardineiro direito efetuou a defesa; o corredor da 3ª base fez “tag-up”* e disparou para “home”.  O receptor –ele estava na frente do “home plate”– não conseguiu segurar a bola lançada pelo jardineiro direito. O corredor colidiu violentamente com ele –ambos foram ao solo–, mas conseguiu tocar a base com a mão; foi declarado “safe”. (O receptor machucou-se e deixou o campo.)


Para evitar acidentes como esse, a Comissão de Regras de Jogo da MLB tem adotado, experimentalmente, a Regra 7.13. 

De acordo com a Regra 7.13 (2), o receptor não pode bloquear o caminho do corredor enquanto este está tentando anotar ponto. Se o árbitro achar que o receptor, sem estar de posse da bola, bloqueou o caminho do corredor, deverá declarar ou sinalizar que esse corredor é “safe”. Se, entretanto, o receptor bloquear o caminho do corredor a fim de apanhar um lançamento –e o árbitro decidir que ele não conseguiria efetuar a defesa se não se posicionasse dessa forma, e que a colisão foi inevitável– ele não será penalizado com a aplicação dessa regra. 

*“TAG-UP” é aquele lance em que o corredor deixa a base, numa rebatida "fly", depois que um defensor apanha ou toca a bola. 

Sem comentários:

Enviar um comentário