domingo, 15 de dezembro de 2013

“TIE-BREAKER” (“PENALIDADE”)

Um jogo com o placar empatado ao término do último “inning” deve ser decidido de que forma?
 
Beisebol
 
De acordo com a REGRA SOBRE “INNINGS” EXTRAS da IBAF – International Baseball Federation, se o jogo permanecer empatado depois de completados 10 (dez) “innings”, serão levados a efeito os seguintes procedimentos durante os “innings” extras:
 
a)      Cada equipe iniciará o 11º “inning” (e os “innings” adicionais subsequentes necessários) com corredor na 1ª e na 2ª bases, nenhum “out”.
 
b)      Para iniciar o 11º “inning”, as equipes indicarão ao árbitro de “home” a ordem de batedores (“batting order”) que desejam seguir. Ou seja, as equipes têm a opção de iniciar o 11º “inning” de qualquer ponto da ordem de batedores que estava sendo seguida quando terminou o 10º “inning”. Por exemplo, se a equipe decidir ter o 3º batedor do “lineup” ocupando o “batter’s box” primeiro, o 1º batedor será colocado na 2ª base, e o 2º batedor, na 1ª base.
 
c)      Uma vez que esses jogadores/corredores são designados para o 11º “inning”, a determinação da ordem no(s) “inning(s)” subsequente(s) dependerá de como termina o “inning” anterior. Ou seja, se o 11º “inning” terminar com o 6º batedor completando a sua vez de bater, o 12º “inning” iniciará com o 7º batedor no “batter’s box”; o 5º batedor será colocado na 2ª base, e o 6º batedor, na 1ª base.
 
A CBBS – Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol aplica essa regra , porém sem um  “inning” de prorrogação. 
 
[CT – 03 (5)]
 
Softbol
 
A partir da primeira metade do oitavo "inning", e de cada metade de "inning" daí em diante, a equipe na ofensiva deve iniciar a sua vez de bater com o jogador a quem cabe bater em nono (9º) nessa respectiva metade de "inning" sendo colocado na 2ª base. O jogador cujo nome –no “lineup”– segue o do companheiro colocado na 2ª base deve ir ao “batter’s box”. Procedendo dessa forma, as equipes vão ao ataque, alternadamente, seguindo a ordem normal de “batting” até que seja definido o vencedor.
 
NOTA: Se for colocado um corredor incorreto na 2ª base, o erro poderá ser corrigido tão logo seja notada a falha. Não haverá penalidade.
 
(Regra 5 – Seção 6)

Sem comentários:

Enviar um comentário