sábado, 14 de dezembro de 2013

OBSTRUÇÃO - HOUVE UMA JOGADA SOBRE O CORREDOR OBSTRUÍDO

O batedor acertou uma rebatida longa na direção da linha do jardim esquerdo (“leftfield”) e estava tentando chegar à 3ª base. A fim de impedir o avanço, o jardineiro esquerdo (“leftfielder”) lançou diretamente à 3ª base. Ocorre que o batedor-corredor, após passar pela 2ª base, havia se chocado com o interbases, que não estava de posse da bola. Que decisão deve ser tomada?
 
A bola torna-se morta e o batedor-corredor deve ser autorizado a ir à 3ª base.

[Regra 7.06 (a), Comentário – Regra 7.06 (a)] 

COMO DECLARAR UMA OBSTRUÇÃO
 
a) Se estiver ocorrendo uma jogada sobre o corredor obstruído, ou se o batedor-corredor for obstruído antes de tocar a 1ª base, o árbitro deverá sinalizar a infração, da mesma forma que quando declara “Time”. A bola estará morta, imediatamente, e os corredores serão autorizados a avançar, sem o risco de serem eliminados, às bases que, na opinião do árbitro, teriam alcançado se não tivesse ocorrido a Obstrução. O corredor obstruído será autorizado a avançar pelo menos uma base além daquela que havia tocado legalmente antes de a defensiva cometer a infração.
 
b) Se não estiver ocorrendo uma jogada sobre o corredor obstruído, o árbitro deverá apenas sinalizar a infração e aguardar até que o lance seja concluído. Em seguida, deverá declarar “TIME!” e impor as penalidades –se houver– que, na sua opinião, anularão a falta cometida pela defensiva. Se tiver alguma dúvida, deverá consultar seus companheiros.

Sem comentários:

Enviar um comentário