terça-feira, 3 de dezembro de 2013

DOIS CORREDORES SOBRE A MESMA BASE

“Fly” curto ao jardim central. O jardineiro central fez um grande esforço para tentar efetuar a defesa, mas a rebatida acabou resultando em 'poten hitto'* –a bola caiu na sua frente. O corredor da 1ª base estava no meio do caminho entre a 1ª e a 2ª bases observando o lance, e o batedor-corredor vinha logo atrás; ambos chegaram à 2ª base quase ao mesmo tempo (dois corredores sobre a mesma base). A bola foi devolvida ao arremessador –que estava dentro do círculo–, e este, de posse da bola, dirigiu-se ao árbitro para solicitar a eliminação do corredor subsequente (o batedor-corredor), argumentando que <dois corredores não podem ocupar a mesma base simultaneamente>.
 
A argumentação do arremessador está correta. Mas o batedor-corredor não deve ser eliminado automaticamente; é necessário que ele seja tocado com a bola. O corredor precedente pode permanecer na 2ª base.

[Beisebol – Regra 7.03 (a)]
 
(Softbol – Regra 8 – Seção 4d, Regra 8 – EFEITO – Seção 4d)
 
*‘Poten Hitto’: ‘Poten’ é uma onomatopeia que os japoneses usam para expressar o ruído de queda de alguma coisa. (Onomatopeia = vocábulo cuja pronúncia reproduz aproximadamente um som.) ‘Hitto’ vem de “Hit” (golpe, pancada etc.), que no beisebol significa rebatida indefensável. ‘Poten Hitto’ é, portanto, um termo que os beisebolistas usam para designar um “Pop Fly” (póp flai) –bola rebatida que se eleva bastante mas não vai muito longe— que cai ao solo e  permite que o batedor-corredor alcance uma base.

Sem comentários:

Enviar um comentário