domingo, 22 de dezembro de 2013

CONCESSÃO DE BASES

Corredor na 1ª e na 2ª bases, rebatida “ground” em direção à 3ª base. O defensor da 3ª base efetuou a defesa e lançou ao interbases, que estava cobrindo a 3ª base –o corredor da 2ª base foi declarado eliminado (“force out”*). Visando uma jogada dupla (“double play”*), o interbases despachou a bola à 1ª base, mas o lançamento foi mal executado –a bola tocou o solo e pulou para fora da cerca lateral. No momento em que o interbases fez o lançamento, o batedor-corredor não havia chegado à 1ª base e o corredor da 1ª base ainda estava entre a 1ª e a 2ª bases; quando a bola saiu do campo de jogo, o batedor-corredor  estava entre a 1ª e a 2ª bases, e o corredor da 1ª base, entre a 2ª e a 3ª bases.
 
Ao corredor da 1ª base será concedida a 3ª base, e ao batedor-corredor, a 2ª base.
 
(Nesse lance, cada corredor adquire o direito de avançar duas bases, sem o risco de ser eliminado, a partir da base onde estava no momento em que a bola saiu da mão do interbases.)

[Beisebol – Regra 7.05 (g)]
 
(Softbol – Regra 8 – Seção 7f, Regra 8 – EFEITO – Seção 7f)
 
*"Force out" = eliminação forçada: é aquela que pode ser feita somente quando um corredor perde o direito à base que está ocupando porque o batedor se torna um batedor-corredor, e antes que esse batedor-corredor (ou um corredor subsequente) tenha sido eliminado.
 
*"Double play" é uma jogada da defensiva na qual dois jogadores da ofensiva são eliminados em consequência de uma ação contínua, desde que não haja erro entre as eliminações.  

Sem comentários:

Enviar um comentário