terça-feira, 17 de dezembro de 2013

“BATS” ALTERADOS OU ADULTERADOS

A Regra Oficial 6.06 (d) estabelece que o batedor será declarado eliminado e expulso do jogo se usar ou tentar usar um “bat” que tenha sido alterado ou adulterado com o propósito de melhorar o fator distância ou causar uma reação anormal na bola. Aplica-se esta regra aos “bats” que tenham sido tampados com rolha, recheados, com superfície aplainada, pregados, tornados ocos, com ranhuras, ou cobertos com uma substância, tais como parafina ou cera. Esta regra não se aplica a “bats” cobertos com alcatrão de pinho além do limite de 18 polegadas (45,72 cm).
 
A frase “usar ou tentar usar” deve ser interpretada como se tivesse havido um arremesso ao batedor.
 
O árbitro deve impedir o uso de um “bat” visivelmente ilegal se perceber a irregularidade antes que o batedor o utilize.  “Bats” ilegais: incluem-se aqueles que infringem a Regra Oficial 6.06 (d) bem como os que não estão de acordo com a Regra Oficial 1.10.
 
Em casos de efetiva violação da Regra 6.06 (d), o batedor deve ser declarado eliminado e expulso do jogo. Os árbitros devem retirar o “bat” ilegal do jogo e colocá-lo num lugar seguro durante o andamento da partida. Depois, o “bat” deve ser enviado ao Presidente da Liga, dentro de vinte e quatro horas. O jogador infrator estará sujeito a penalidades adicionais determinadas pelo Presidente da Liga.
 
Em casos de os árbitros não serem capazes de determinar se, de fato, um “bat” suspeito levado ao seu conhecimento é ilegal, deve-se observar o seguinte procedimento: eles devem remover do jogo o “bat” sob suspeita e colocá-lo numa área segura durante o transcorrer da partida. Encerrado o jogo, esse “bat” deve ser enviado ao Presidente da Liga, dentro de vinte e quatro horas, para posterior investigação.  Após essa investigação, o Presidente da Liga tem o poder para impor as penalidades que achar adequadas. Nesta situação, embora o “bat” seja removido do jogo, o batedor NÃO deve ser eliminado ou expulso do jogo.
 
Fonte: Manual do Árbitro da N.A.P.B.L. - National Association of Professional Baseball Leagues 

Sem comentários:

Enviar um comentário