quinta-feira, 19 de julho de 2012

CONFUSÃO PROVOCADA POR UM DESCUIDO DO ÁRBITRO DE “HOME”

Corredor na 1ª e 2ª base, um eliminado, “ball count” (contagem de bolas arremessadas): 2 – 2 (2 “balls” – 2 “strikes”). O batedor girou o “bat” para tentar rebater o arremesso seguinte, mas seu “bat” nem sequer teve contato com a bola. O receptor não agarrou o arremesso, e por isso o batedor arrancou em direção à 1ª base; os corredores, então, deixaram suas bases e correram para as bases seguintes.  Vendo isso, o receptor, que já havia recuperado a bola, lançou-a ao defensor da 3ª base; e este, de posse da bola, pisou a “almofada”, ao invés de tocar o corredor da 2ª base (o defensor deve ter achado que se tratava de uma Jogada Forçada). Como o corredor foi declarado “out”, a equipe na ofensiva reclamou. Reclamou com razão?
 
Sim. Primeiro, porque o árbitro de “home” permitiu o avanço do batedor –que já estava eliminado automaticamente—à 1ª base. Segundo, porque o árbitro da 3ª base declarou o corredor da 2ª base eliminado sem que ele tenha sido tocado.
 
Nessa jogada, o corredor da 2ª base seria eliminado somente se fosse tocado com a bola pelo defensor da 3ª base. (Os corredores da 1ª e 2ª base  não tinham a obrigação de deixar suas bases porque o batedor já estava eliminado automaticamente.)

[Beisebol – Regras: 2.00 “TAG”, 6.05 (c), 7.08 (c), vide Regras 6.09 (b) e 7.08 (e)]
 
(Softbol – Regras: 1 – Seção 62a, 7 – Seção 6m, 8 – Seção 9b, vide Regra 8 – Seção 9c)

Sem comentários:

Enviar um comentário