domingo, 19 de fevereiro de 2012

JOGO DADO POR TERMINADO ANTES DO 9º “INNING”

Jogo entre as equipes “A” e “B”. Terminada a primeira metade do 5º “inning”, o placar continuava 0 x 0. 

                                         1    2    3    4    5    6    7    8    9

Equipe “A”                       0    0    0    0    0

Equipe “B”                       0    0    0    0     

Na segunda metade desse “inning”, a equipe “B” havia anotado 5 pontos quando, com dois “outs”,  o jogo foi dado por terminado por motivo de chuva.

Pergunta: O jogo é válido?

Resposta: Sim. É um Jogo Regulamentar. 

Num caso como esse, deve ser aplicada a Regra 4.10 (c), que diz: Um jogo dado por terminado antes do 9º “inning” (“called game”) será um Jogo Regulamentar:

(1)   Se tiverem sido completados cinco “innings”.

(2) Se a equipe local (aquela que inicia o jogo defendendo primeiro) tiver anotado em 4 “innings”, ou em 4 “innings” e uma fração, mais pontos do que a equipe visitante (aquela que inicia o jogo atacando primeiro) em 5 meios-“innings” completos.

(3) Se a equipe local anotar um ou mais pontos na segunda metade do 5º “inning” e empatar o jogo.

Há um exemplo no Manual do Árbitro da N.A.P.B.L. – National Association of Professional Baseball Leagues - Seção 5 – item 5.7.

Final do 4º “inning”: equipe visitante (3) x equipe local (2).

Na primeira metade do 5º “inning”, a equipe visitante não anota ponto.

                                       1   2   3   4   5   6   7   8   9

Visitante                         0   0   2   1   0

Local                               0   0   2   0  

Na segunda metade do 5º “inning”, a equipe local anota dois pontos.

                                       1   2   3   4   5   6   7   8   9

Visitante                         0   0   2   1   0

Local                               0   0   2   0   2

Antes de o 5º “inning” ser completado, o jogo é dado por terminado por motivo de chuva.

Vitória da equipe local (4 x 3).  

Sem comentários:

Enviar um comentário