terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

HOUVE ROUBO DE BASE?

O arremessador da equipe “A”, esquecendo que havia corredor na 2ª base, iniciou tranquilamente o “wind-up”* em vez de assumir a “set position”*.  

Aproveitando-se disso, o corredor disparou rumo à base seguinte e alcançou-a antes de o batedor levantar um “fly” na direção do interbases. Achando ter roubado legalmente a 3ª base, não fez esforço algum para retornar à 2ª base. O interbases apanhou a bola e, em seguida, pisou a 2ª base. O corredor deveria ter retornado à 2ª base ou houve roubo de base? 

Num lance como esse, o corredor tem de retornar para tocar novamente a base original (aquela que estava ocupando no momento do arremesso*), ainda que tenha chegado à base seguinte antes de ocorrer a rebatida. Como não o fez, deve ser declarado eliminado.  

[Regras 2.00 “RETOUCH” – vide NOTA, 7.08 (d), 7.10 (a)] 

*“Wind-Up Position”/*“Set Position” = posições legais de arremessar.  

[Regra 8.01 (a) (b)] 

*Momento do arremesso: é definido como o instante em que o arremessador faz qualquer movimento que o obriga a atirar a bola ao batedor. Da Posição “Wind-Up”: é definido como o instante em que o arremessador inicia o movimento natural associado com seu arremesso ao batedor.  Da Posição “Set”: é definido como o instante em que o arremessador inicia qualquer movimento natural associado com seu arremesso ao batedor, depois de ter parado com ambas as mãos juntas na frente do seu corpo. 

(Manual do Árbitro da N.A.P.B.L. - National Association of Professional Baseball Leagues – Seção 3 – Item 3.6)

Sem comentários:

Enviar um comentário