O Padres, num jogo contra o Expos, tem duas eliminações e está com as bases cheias na segunda metade da sexto “inning”. Jack Clark é o batedor, com 3 – 2 (3 “balls” – 2 “strikes”). No arremesso derradeiro de Pascual Perez, os corredores deixam suas bases e arrancam em direção às bases seguintes. Clark gira o “bat” e erra –não há contato do “bat” com a bola. Mas o receptor derruba a bola. Vendo todos correndo, ele, apressadamente, apanha a bola e lança-a ao defensor da 1ª base; e este também derruba a bola. Todos os corredores do Padres chegam a salvo (“safe”) às bases seguintes.
Como Expos poderia ter evitado essa catástrofe?
Uma regra fundamental de beisebol é não fazer um lançamento quando não há necessidade. Neste caso, o receptor, simplesmente, teria que ter apanhado a bola e pisado o “home plate”; assim, com a jogada forçada, teria terminado o “inning”.
[Regras 6.09 (b) (2) e 7.08 (e)]
O Phillies foi prejudicado por este equívoco mental e físico em 1986. Um receptor inexperiente apanhou a bola do terceiro “strike” que derrubara e lançou-a ao defensor da 1ª base Von Hayes, que também não a agarrou. Foi anotado um ponto, e a equipe contrária continuou com duas eliminações e as bases lotadas.
Fonte: BIG LEAGUE Baseball PUZZLERS, de Dom Forker
Sem comentários:
Enviar um comentário