Para declarar um “balk”, o árbitro deve apontar para o arremessador e dizer em voz alta: É “balk”!. A bola, porém, não fica morta automaticamente no momento em que o árbitro aponta a infração, e sim quando ele declara “Time” depois de concluída a jogada. A declaração de “Time” deve ser feita com voz alta e com energia, da mesma forma que quando declara “balk”.
Quando o árbitro deve declarar ”Time” para “matar” a bola? Os casos seguintes devem ajudar a esclarecer quando a jogada é considerada concluída e em que momento o árbitro deve declarar ”Time”.
1. O arremessador comete a infração e não solta a bola. O árbitro deve declarar: É “balk”!; “Time”!. Em seguida, deve aplicar a regra de “balk”.
2. O arremessador efetua o arremesso após cometer a infração. O batedor rebate a bola arremessada. O árbitro deve esperar até certificar-se de que o batedor e todos os corredores não avançarão pelo menos uma base. Depois disso deve declarar “Time” e aplicar a regra de “balk”.
Exemplo (1): Após cometer a infração o arremessador efetua o arremesso. O batedor levanta um “fly”. O árbitro deve declarar “Time” no momento em que a bola é apanhada no ar. Depois disso deve aplicar a regra de “balk”.
Exemplo (2): Após cometer a infração o arremessador efetua o arremesso. O batedor acerta um “ground”. O corredor precedente é eliminado na base para a qual teria o direito de avançar em razão da falta cometida pelo arremessador. O árbitro deve declarar “Time” no momento em que ocorre a eliminação. Depois disso deve aplicar a regra de “balk”.
Se o batedor alcança a 1ª base e todos os corredores avançam pelo menos uma base na jogada que ocorre depois de declarado um “balk”, a infração cometida pelo arremessador não deve ser levada em consideração.
3. O arremessador efetua o arremesso após cometer a infração. O árbitro deve declarar “Time” no momento em que o receptor apanha a bola. Depois disso deve aplicar a regra de “balk”.
4. Após cometer a infração o arremessador faz um lançamento a uma base para tentar eliminar o corredor. O árbitro deve declarar “Time” no momento em que o defensor apanha a bola. Depois disso deve aplicar a regra de “balk”.
5. O arremessador efetua o arremesso após cometer a infração. Esse arremesso é um “ball” e corresponde ao quarto “ball”. O árbitro deve declarar “Time” no momento em que o receptor apanha a bola. Depois disso deve aplicar a regra de “balk”, a menos que todos os corredores avancem uma base em consequência do “ball four”. Nessa situação, a jogada continua sem levar em consideração a falta cometida pelo arremessador.
6. O arremessador efetua o arremesso após cometer a infração. O batedor é atingido pela bola arremessada (“hit by pitch”). O árbitro deve declarar “Time” no momento em que ocorre o “hit by pitch”. Depois disso deve aplicar a regra de “balk”, a menos que todos os corredores avancem uma base em razão do incidente, caso em que a jogada deve continuar sem levar em consideração a falta cometida pelo arremessador.
7. Se em seguida à declaração de um “balk” ocorre um “wild throw” (lançamento descontrolado) a uma base, a regra estabelece que o corredor pode avançar além da base para a qual tem o direito de ir, a seu próprio risco. Nessa situação, o árbitro deve marcar a infração, de maneira normal, mas não deve declarar “Time” até que toda a jogada esteja concluída (até que os corredores tenham parado de tentar avançar e um defensor esteja de posse da bola no campo interno).
8. Se em seguida à declaração de um “balk” ocorre um “wild pitch” (arremesso descontrolado), a regra estabelece que o corredor pode avançar além da base para a qual tem o direito de ir, a seu próprio risco. Nessa situação, o árbitro deve marcar a infração, de maneira normal, mas não deve declarar “Time” até que toda a jogada esteja concluída (até que os corredores tenham parado de tentar avançar e um defensor esteja de posse da bola no campo interno).
Mesmo que o corredor avance à (ou além da) base para a qual tem o direito de ir em consequência do arremesso descontrolado feito em seguida à declaração de um “balk”, a falta cometida pelo arremessador será confirmada. Isto é, o arremesso será anulado e o batedor continuará batendo com a contagem de bolas (“ball count”) que tinha quando a infração foi cometida, a menos que: (a) o arremesso descontrolado tenha sido o quarto “ball” em que todos os corredores tenham avançado uma base; ou (b) o arremesso descontrolado tenha sido o terceiro “strike” em que o batedor e todos os outros corredores tenham avançado uma base.
Em ambas as situações --(a) e (b)-- acima a jogada deve continuar sem levar em consideração a infração cometida pelo arremessador.
Fonte: Manual do Árbitro da N.A.P.B.L. – National Association of Professional Baseball Leagues
Sem comentários:
Enviar um comentário