terça-feira, 17 de maio de 2011

CORREDOR RECUA PARA PISAR UMA BASE QUE OMITIRA

Corredor na 1ª base. O batedor acerta uma rebatida de três bases (“three-base hit”). O corredor da 1ª base passa pela 2ª base, sem pisá-la, e quando dá alguns passos após tocar a 3ª base seu “coach” alerta-o sobre a omissão da 2ª base. Ele retoca a 3ª base e inicia a volta à 2ª base. O batedor-corredor, que estava se dirigindo à 3ª base, recua para a 2ª base, e depois para a 1ª base. O corredor da 1ª base consegue retornar à 2ª base. O corredor pode recuar para pisar uma base que omitira depois de ter tocado a base seguinte?

Beisebol
Enquanto a bola está viva, sim. Em situações de bola morta (como no caso de um “home run”), não.

[Regras: 7.02, 7.10 (b) – vide REGRA APROVADA (2) e Comentário – Regra 7.10 (b)]

Softbol
Um corredor que tenha deixado uma base antecipadamente numa bola “fly” apanhada no ar, ou tenha omitido uma base, pode tentar retornar para tal base enquanto a bola está morta. 

(Regra 8 – Seção 4a, Regra 8 – EFEITO – Seção 9g-j – EXCEÇÃO)

Sem comentários:

Enviar um comentário