sábado, 5 de março de 2011

O RECEPTOR ESTORVA O BATEDOR

Situação: Nenhum eliminado, corredor na 2ª e na 3ª bases. Apesar de ter sido estorvado pelo receptor, o batedor acertou uma rebatida indefensável (“hit”) à frente do jardineiro direito (“raito”*). O corredor da 3ª base chegou ao “home plate”, mas o corredor da 2ª base foi eliminado por toque pouco antes da 3ª base.  

Decisão: O técnico da equipe na ofensiva pode optar entre (a) aceitar a concessão pela falta cometida pelo receptor ou (b) aceitar o resultado da jogada. Se optar por (a), o jogo será reiniciado com as bases cheias, nenhum eliminado. Se optar por (b), será anotado um ponto, e o jogo será reiniciado com um corredor em base, um eliminado.

[Beisebol: Regra 6.08 (c), vide Comentário – Regra 6.08 (c), exemplos e NOTA]

[Softbol: Regra 8 – Seção 1d, EFEITO – Seção 1d (2 e 4]

No beisebol, a falta cometida pelo receptor é tratada como uma Interferência da Defensiva; no softbol, como uma Obstrução.  

* ”Raito” (o R não tem o som aspirado) vem de “right” do termo “rightfielder”. 

Sem comentários:

Enviar um comentário