terça-feira, 1 de março de 2011

O BATEDOR VAI EM DIREÇÃO AO "DUGOUT" EM VEZ DE TENTAR ALCANÇAR A 1ª BASE

Um eliminado, corredor na 2ª base. Ao ver o receptor derrubar o terceiro “strike”, o corredor arrancou em direção à 3ª base. O receptor recuperou rapidamente a bola e lançou-a à 3ª base, mas não obteve êxito na jogada. O batedor, que estava se dirigindo ao “dugout” achando que havia sido eliminado, ao ser alertado pelo técnico correu para a 1ª base.

Beisebol
O batedor deve ser declarado eliminado tão logo deixe o círculo de terra que circunda o “home plate”. O roubo da 3ª base é válido, já que a bola permanece em jogo.

[Regra 6.09 (b) (1), Comentário – Regra 6.09 (b)]

Softbol
O jogo deve prosseguir normalmente. Desde que não entre no “dugout”, o batedor tem o direito de correr à 1ª base, a qualquer momento, conforme estabelece a Regra do Terceiro “Strike”. Como a bola permanece em jogo, o roubo da 3ª base é válido.

(Regra 8 – Seção 1b, Ver Regra 8 – Seção 2d-3)

REGRA DO TERCEIRO “STRIKE”
Sob esta regra, três “strikes” nem sempre eliminam o batedor. Se o receptor derrubar a bola (1) quando a 1ª base está desocupada ou (2) quando a 1ª base está ocupada, mas com dois “outs”, o batedor não será declarado eliminado; ele poderá tentar alcançar a 1ª base. Para eliminá-lo, o receptor terá de tocá-lo com a bola ou lançar à 1ª base. Se, com menos de dois “outs”, a 1ª base estiver ocupada, o batedor será eliminado automaticamente. Esta regra foi criada para evitar que o receptor derrube a bola do terceiro “strike” com o propósito de executar uma jogada dupla.

Sem comentários:

Enviar um comentário