Os árbitros devem observar se a bola “fly” rebatida para o “infield” (campo interno) pode ser apanhada por um defensor do campo interno (ou um defensor do campo externo posicionado no campo interno, na jogada) mediante um esforço normal. (Devem tomar cuidado se estiver ventando; uma decisão apressada poderá causar problemas.) Quando um defensor do campo interno se coloca embaixo da bola e se prepara para apanhá-la, ou seja, quando é evidente que a rebatida é um “Infield Fly”, os árbitros devem apontar para cima, com a mão direita, e declarar “ ‘INFIELD FLY’! “. Em bolas rebatidas para as proximidades das linhas de “foul”, o árbitro deve parar sobre a linha (deve ter a linha entre as pernas) e declarar “ ‘INFIELD FLY SE FOR FAIR’! ” (erguer o braço direito e apontar para cima). Se a bola –sem ter contato com um defensor- cai em território “fair” e rola ou salta para o território “foul” antes de passar a 1ª/3ª base, o árbitro deve declarar “ ‘FOUL BALL’! “. Se a bola –sem ter contato com um defensor- cai fora das linhas de “foul” e rola ou salta para o território “fair” antes de passar a 1ª/3ª base, o árbitro deve aplicar a regra de “Infield Fly”.
Para alertar os companheiros sobre um possível “Infield Fly”, os árbitros devem comunicar-se através de senha. No beisebol: um toque no peito, na aba do boné ou no topo da cabeça (com a mão direita ou esquerda). A indicação da quantidade de eliminações é facultativa. No softbol: um toque no peito, com a mão direita ou esquerda. Não há necessidade de indicar a quantidade de eliminações.
O árbitro de “home” deve sinalizar primeiro, mas se ele não o fizer, um árbitro de base poderá tomar a iniciativa.
Para anular a senha de possível “Infield Fly”, os árbitros devem utilizar outro sinal: roçar o braço esquerdo com a mão direita aberta.
No beisebol, a regra de “Infield Fly” deve ser aplicada somente quando os árbitros sinalizam e declaram que o lance é de “Infield Fly”. Já no softbol, se o lance preenche todas as condições de um “Infield Fly”, a regra deve ser aplicada mesmo quando os árbitros deixam de apontar a ocorrência.
Sem comentários:
Enviar um comentário