quarta-feira, 9 de novembro de 2022

DEFINIÇÕES DE TERMOS

“INFIELDER” (DEFENSOR DO CAMPO INTERNO) é um defensor que ocupa uma posição no campo interno.

“INFIELD FLY”. A Regra de “Infield Fly” deve ser aplicada quando o batedor acerta um “fair fly” –exceto um “line drive” ou um “fly” resultante de “bunt”– que pode ser agarrado por um defensor do campo interno mediante um esforço normal, na seguinte situação: a primeira e segunda base, ou a primeira, segunda e terceira base estão ocupadas e há menos de duas  eliminações. O arremessador, o receptor e qualquer defensor do campo externo posicionado no campo interno, na jogada, devem ser considerados defensores do campo interno para os propósitos desta regra.

Quando parecer evidente que uma bola rebatida será um “Infield Fly”, o árbitro deverá declarar, imediatamente, “Infield Fly”, para beneficiar os corredores.  Se a bola estiver perto das linhas de base, o árbitro deverá declarar “Infield Fly” se for “Fair”. 

A bola estará viva e os corredores poderão avançar, correndo o risco de a bola ser apanhada no ar, ou poderão retocar a base e avançar depois que a bola é tocada por um defensor, como em qualquer bola “fly”. Se a rebatida se tornar um “foul ball”, ela será tratada da mesma forma que qualquer “foul”. 

Se num “Infield Fly” declarado a bola cai ao chão sem ter contato com um defensor e rola ou salta para o território “foul”, antes de passar a primeira ou terceira base, é um “foul ball”. Se num “Infield Fly” declarado a bola cai ao chão sem ter contato com um defensor, fora das linhas de base, e rola ou salta para o território “fair”, antes de passar a primeira ou terceira base, é um “Infield Fly”.

Comentário – (“INFIELD FLY”): Para aplicar a regra de “Infield Fly”, o árbitro deve julgar se a bola pode ser agarrada normalmente por um defensor do campo interno. Não deve se basear em algumas limitações arbitrárias, tais como o gramado ou as linhas de base. O árbitro deve também declarar um “Infield Fly” mesmo quando a bola é apanhada por um defensor do campo externo, se, na sua opinião, ela poderia ter sido agarrada facilmente por um defensor do campo interno. O “Infield Fly” não é, de maneira alguma, considerado uma jogada de apelação (“appeal play”). A opinião do árbitro tem de prevalecer, e a decisão deve ser tomada imediatamente.

Quando é declarado um “Infield Fly”, os corredores podem avançar a seu próprio risco. Se num “Infield Fly” declarado o defensor derrubar, intencionalmente, um “fair fly”, a bola continuará em jogo, a despeito das disposições da Regra 5.09 (a) (12) [Regra 6.05 (l)].  A regra de “Infield Fly” terá prioridade. 

Se uma Interferência é declarada durante um “Infield Fly”, a bola permanece viva até que o árbitro decida se a rebatida é “fair” ou “foul”. Se for “fair”, ambos –o corredor que cometeu a falta e o batedor– serão eliminados.  Se for “foul”, o corredor será declarado “out” e o batedor voltará a bater (mesmo que a bola seja apanhada).

NOTA: Deve-se aplicar a regra de “Infield Fly” somente quando os árbitros se manifestam sobre o lance.

Sem comentários:

Enviar um comentário