quinta-feira, 3 de novembro de 2022

DEFINIÇÕES DE TERMOS

“FLY BALL” (BOLA REBATIDA PARA O AR) é uma bola rebatida em voo que ganha altura em sua trajetória para o ar.

FORCE PLAY” (JOGADA FORÇADA) é uma jogada na qual um corredor perde legalmente o seu direito de ocupar uma base porque o batedor se torna um batedor-corredor. 

Comentário – (“FORCE PLAY”): A confusão com respeito a Jogada Forçada se esclarece ao lembrar que, frequentemente, a situação “forçada” deixa de existir durante a jogada. Exemplo: Corredor na primeira base, um eliminado. O batedor acerta uma rebatida “ground” forte para o defensor da primeira base, e este, pisando a almofada, elimina o batedor-corredor. A situação “forçada” desaparece nesse momento, e em razão disso o corredor que está avançando à segunda base tem de ser tocado. Se houvesse corredor na terceira ou segunda base, e ele tivesse pisado o “home base” antes da eliminação por toque (“tag-out”) na segunda base, o ponto seria válido. Se a bola tivesse sido lançada primeiro à segunda base, e em seguida à primeira base, a jogada na segunda base seria uma eliminação forçada (“force-out”) –segunda eliminação–, e o lançamento de retorno à primeira base antes de o batedor-corredor pisar a base teria completado a terceira eliminação. Nesse caso, nenhum ponto seria anotado.

Exemplo (não é uma eliminação forçada): Um “out”. Corredor na primeira e terceira base. O batedor acertou um “fly” para o campo externo e foi eliminado –dois “outs”. O corredor da terceira base fez “retouch” (retocou a base) e pisou o “home plate”. Entretanto, o corredor da primeira base, que tinha deixado a almofada antes de a bola ser apanhada, não conseguiu retocar a base antes que o lançamento feito do campo externo chegasse às mãos do defensor da 1ª base e foi eliminado –três “outs”.  Neste caso, como a terceira eliminação não ocorreu em jogada forçada, se o árbitro julgar que o corredor da 3ª base tocou o “home plate” antes de o corredor da 1ª base ser eliminado, será anotado um ponto.

Sem comentários:

Enviar um comentário