sexta-feira, 14 de outubro de 2022

SITUAÇÕES

Se um corredor deixar uma base ilegalmente (antes que a bola arremessada tenha alcançado o batedor), a defensiva poderá fazer uma jogada sobre esse corredor. Se o corredor for eliminado, a eliminação será mantida; mas se o corredor chegar a salvo (“safe”) à base para a qual está avançando, ele deverá retornar à base que estava ocupando antes de ser efetuado o arremesso; não será eliminado. A infração cometida por um corredor, saindo antecipadamente de uma base, nafetará todos os corredores que estiverem ocupando base nesse momento. Será declarado “Time” e nenhuma jogada poderá ser feita durante o retorno às bases. Entretanto, se um corredor deixar uma base antecipadamente, e o batedor chegar a salvo a uma base após rebater a bola arremessada, todos os corredores serão autorizados a avançar à base mais próxima além daquela alcançada pelo batedor através de um “hit” (rebatida indefensável). (Nota: O corredor da 1ª base deixa antecipadamente a “almofada” e o batedor chega a salvo à 1ª base através de um “hit”. Mesmo que tenha conseguido chegar à 3ª base, o corredor da 1ª base tem de retornar à 2ª base –penalidade por ter deixado a base ilegalmente. A 2ª base é a base mais próxima além daquela alcançada pelo batedor.)

Se, numa situação em que mais de uma base está ocupada, um dos corredores deixar a base antecipadamente, nenhum corredor poderá avançar, exceto aqueles que são forçados a ocupar a base seguinte porque o batedor se torna um corredor de base.

Quando um corredor de base deixa uma base antecipadamente, e o batedor-corredor avança além da 1ª base aproveitando o momento em que está sendo feita uma jogada sobre outro corredor, tal batedor-corredor terá direito somente a tantas bases quantas teria alcançado normalmente com sua rebatida, e cada corredor de base deve retornar à base desocupada mais próxima daquela que deixara.

Quando um árbitro descobre que um corredor de base está deixando a base ilegalmente, esse árbitro deve derrubar uma bandeirola (ou lenço) ao solo, imediatamente, para indicar a infração. Quando a jogada tiver sido concluída, deverá ser aplicada a penalidade, desde que o corredor não tenha sido eliminado.

Sem comentários:

Enviar um comentário