quinta-feira, 20 de outubro de 2022

REGRAS DIFERENTES DAQUELAS USADAS NO BEISEBOL CONVENCIONAL

Um batedor não pode ir à 1ª base em nenhuma circunstância após um terceiro “strike”, a menos que o receptor cometa uma Interferência. (Nota: Um leve toque no “bat” com o “catcher’s mitt” –tipo especial  de luva apropriado para receptor– caracteriza uma Interferência.)

Se um arremessador ocupar o “mound” (montículo) a qualquer momento durante um jogo e for deslocado pa,,,,,ra outra posição –não deixa o jogo–, ele não poderá retornar como um arremessador outra vez durante o andamento do jogo.

Há várias situações em que deve ser declarado um “balk”. A regra de “balk” deve ser aplicada somente quando há corredor(es) em base.

O arremessador comete um “balk” quando:

1. Sem estar de posse da bola fica posicionado sobre o “pitcher’s plate”.

2. Deixa a bola escapar da mão durante os movimentos de “windup” e não completa o arremesso.

3. Enquanto está em contato com o “pitcher’s plate” derruba a bola.

4. Inicia o “windup” e para.

5. Faz um arremesso ao batedor enquanto o receptor não está dentro do “catcher’s box”

6. Arremessa a bola ao batedor, sem estar tocando o “pitcher’s plate” com o pé de apoio.

Nos casos em que se utiliza somente um árbitro de base, o trabalho de cobertura quando as bases estão cheias é difícil. Entretanto, o árbitro conseguirá ver todos os corredores se mover rapidamente a cabeça. Trabalhando com dois árbitros de base, essa tarefa torna-se mais fácil.

Em cada caso o árbitro de base deve procurar a melhor posição para observar os corredores de base. O mais importante corredor a ser vigiado a todo instante é aquele que tem possibilidade de anotar ponto, independentemente da base em que se encontre. Para garantir à equipe na defensiva que o corredor prestes a anotar ponto não infringirá a regra sobre corredor de base, o árbitro de base deve ficar posicionado bem atrás da 3ª base. Uma exceção para a situação ocorre quando um batedor se torna um corredor de base, e para lhe dar o lugar o corredor da 3ª base avança para anotar ponto.

O tamanho reduzido do campo para jogos da Little League permite que os árbitros de base se movimentem com pouca dificuldade. O posicionamento adequado e o uso de bandeirola (ou lenço) para indicar a infração ajudam a diminuir as situações difíceis do árbitro de base.

Quando o batedor rebate a bola arremessada, o árbitro deve mover-se de sua posição em direção à base onde poderá ocorrer uma jogada, a fim de se colocar adequadamente  para dar a sua decisão.

Se o corredor infringir a regra, saindo antecipadamente da base, o árbitro deve sinalizar essa ocorrência, derrubando a bandeirola (ou lenço) ao chão, imediatamente; mas deve continuar em movimento e se posicionar para decidir a jogada.

Completada a jogada, deve declarar “Time”, levantando os braços acima da cabeça. Após anunciar a infração, deve colocar o batedor e os corredores nas bases em que têm o direito de permanecer. Não deve se esquecer de apanhar a bandeirola (ou lenço) do chão.

Sem comentários:

Enviar um comentário