sábado, 22 de outubro de 2022

MANUAL DE ARBITRAGEM - SISTEMA DE 4 ÁRBITROS (IBAF - INTERNATIONAL BASEBALL FEDERATION)

SITUAÇÃO DE JOGO 4

NENHUM CORREDOR EM BASE, QUALQUER NÚMERO DE ELIMINAÇÕES, “GROUND BALL” DEFENDIDO POR DEFENSOR DA 2ª BASE, DEFENSOR DA 3ª BASE OU INTERBASES”

1. O árbitro do “home plate” observa a bola e se afasta do receptor. Se a decisão “fair”-“foul” é um fator, o árbitro do “home plate” fica sobre a linha da 3ª base (mantendo a linha entre as pernas) e observa até um defensor apanhar ou tocar a bola rebatida. Caso contrário, o árbitro do “home plate” segue o batedor-corredor em direção à 1ª base, aproximadamente  45 pés (13,716m), e fica parado em pé, atento para um lance inesperado. Dessa posição, verifica se o pé do defensor se solta da base ou se há uma jogada de toque, e dá assistência ao árbitro da 1ª base se este recorre à sua ajuda.

2. O árbitro da 1ª base observa a bola e (1) movimenta-se para o território “fair” se a bola é rebatida na direção do defensor da 3ª base, interbases, diretamente para o defensor da 2ª base ou para a sua direita. Quando a bola é rebatida para a esquerda do defensor da 2ª base, o árbitro da 1ª base tem de mover-se para a frente, em território “foul”. Em seguida, o árbitro da 1ª base tem de ficar parado em pé, observar o lançamento e acompanhar a trajetória da bola. Ele observa a jogada e pedirá a ajuda do árbitro do “home plate” (se necessário) antes de tomar uma decisão. 

3. O árbitro da 2ª base observa a bola e vai em direção à 2ª base para apreciar uma possível jogada sobre o batedor-corredor. Lembramos que (1) é a posição inicial quando o batedor é destro, e (2), quando o batedor é canhoto.

4. O árbitro da 3ª base observa a bola. Se a decisão “fair”-“foul” é um fator e a bola passa a base antes que o defensor da 3ª base possa fazer uma jogada, o árbitro da 3ª base fica sobre a linha de “foul” (mantendo a linha entre as pernas) e espera a conclusão do lance. Em todas as outras situações, o árbitro da 3ª base pode, em princípio, ficar descontraído.

Sem comentários:

Enviar um comentário