domingo, 30 de outubro de 2022

DEFINIÇÕES DE TERMOS

“CALLED GAME” (JOGO DADO POR TERMINADO) é um jogo que, por alguma razão, o árbitro principal dá por terminado.

“CATCH” (PEGADA LEGAL) é o ato de um defensor apanhar uma bola em voo e conseguir mantê-la firmemente segura em sua mão ou luva, desde que para isso não use seu boné, protetor, bolso ou qualquer outra parte do seu uniforme. Não é uma pegada legal, contudo, se, simultaneamente ao –ou imediatamente após– seu contato com a bola, colide com um jogador ou uma parede, ou cai ao chão, e em razão dessa colisão ou queda derruba a bola. Não é uma pegada legal se uma bola “fly” (bola rebatida para o ar) que tem contato com um defensor atinge um membro da equipe na ofensiva ou um árbitro e depois é agarrada por outro defensor. Para a pegada ser válida, o defensor deve segurar a bola por um tempo suficiente para provar que teve controle absoluto dela, e que ela caiu no lance seguinte, ou  seja,  no  momento  de  retirá-la da luva ou no ato do lançamento. Se o defensor que apanha a bola derrubá-la no momento de fazer um lançamento após a pegada, será decidido que ela foi agarrada legalmente.

Comentário – (“CATCH”): Uma pegada é legal se a bola é finalmente retida por um defensor, ainda que tenha havido “malabarismo” (tenha pipocado após bater na luva); uma pegada é legal também se uma bola que desvia após ter contato com um defensor é agarrada por outro defensor antes que ela toque o solo. Os corredores podem deixar suas bases no instante em que o primeiro defensor toca a bola. Um defensor pode esticar-se sobre uma cerca, grade, corda ou outra linha demarcatória para efetuar uma pegada (“catch”). Ele pode saltar sobre o topo de uma cerca, ou sobre lonas que podem estar em território “foul”. Não deve ser declarada uma Interferência quando um defensor se estica sobre uma cerca, grade, corda ou para dentro das arquibancadas para apanhar uma bola e o público estorva a sua ação, impossibilitando a pegada. Ele faz isso a seu próprio risco.

Se um defensor, ao tentar apanhar uma bola na beira do “dugout”, é amparado por jogador ou jogadores de qualquer das equipes –para evitar uma queda evidente– e consegue concretizar uma pegada, isso deve ser permitido (a pegada é legal).

NOTA: Se uma bola ricocheteia após bater na máscara ou protetor do receptor que está tentando apanhá-la, e, na sequência, é agarrada firmemente com a mão ou “mitt” antes que ela toque o solo, a pegada é legal. [Com relação a um “foul tip”, vide Definições de Termos (“FOUL TIP”.] Se, contudo, a bola não for apanhada com a mão ou “mitt” –se for apanhada, por exemplo, com o protetor ou máscara–, a pegada não será legal. 

“CATCHER” (RECEPTOR) é o defensor que ocupa sua posição atrás do “home base”.

“CATCHER’S BOX” (ÁREA DO RECEPTOR) é aquela área dentro da qual o receptor deve permanecer até que o arremessador solte a bola.

“CLUB” (CLUBE) é uma pessoa ou grupo de pessoas que tem a responsabilidade de reunir o pessoal da equipe, providenciar o campo de jogo e as instalações necessárias e representar a equipe perante a Liga.

“COACH” (ORIENTADOR) é um membro da equipe, uniformizado, que é designado pelo técnico para executar as tarefas que lhe são determinadas por ele, as quais não se limitam às funções de um “base coach”.

Sem comentários:

Enviar um comentário