domingo, 11 de setembro de 2022

SOFTBOL - BATEDOR FORA DE ORDEM

Quando um batedor bate fora de ordem, a equipe na defensiva pode apelar. A apelação pode ser feita somente pelo técnico, “coach” ou jogador da equipe na defensiva. A equipe na defensiva perde o seu direito de apelar sobre um batedor fora de ordem quando todos os defensores tiverem deixado, claramente, as suas posições normais de defesa e saído do território “fair”, a caminho do “bench” ou “dugout”.

(1) Se o erro é descoberto enquanto o batedor incorreto está no “batter’s box”:

(a) O batedor correto pode ocupar legalmente o seu lugar, assumindo a contagem de “ball” e “strike” do batedor incorreto.

(b) Os pontos marcados, ou os avanços feitos nas bases enquanto o batedor incorreto está no “batter’s box”, são legais.

(2) Se o erro é descoberto depois que o batedor incorreto completa a sua vez de bater, e antes de ser efetuado um arremesso, legal ou ilegal, a um outro batedor:

(a) O jogador que deveria ter batido é eliminado.

(b) Qualquer avanço ou ponto marcado em razão da ação do batedor impróprio que se converte em batedor-corredor deve ser anulado. Qualquer eliminação que é feita antes de descobrir essa infração é válida.

(c) O próximo batedor é o jogador cujo nome segue (o nome) do batedor declarado eliminado por não ter batido na sua vez. Se esse jogador é o batedor incorreto que fora declarado eliminado, deve bater aquele que o segue na ordem de batedores.

(d) Se o batedor eliminado nessas circunstâncias é o terceiro “out”, o batedor correto no “inning” seguinte é o jogador que iria bater em seguida caso a eliminação tivesse ocorrido por uma jogada normal.

(3) Se o erro é descoberto depois do primeiro arremesso, legal ou ilegal, ao batedor seguinte :

(a) A situação do batedor incorreto é legalizada.

(b) Todos os pontos marcados, assim como os avanços de corredores, são legais.

(c) O próximo batedor, na ordem de batedores, deve ser aquele cujo nome segue o (nome) do batedor incorreto.

(d) Ninguém é eliminado por ter deixado de bater.

(e) Os jogadores que tenham deixado de bater e não tenham sido eliminados perderam a sua vez de bater, e devem aguardar até chegar novamente a sua vez, seguindo a ordem normal de batedores.

(4) Nenhum corredor deve ser removido da base que está ocupando, para bater no seu turno correto. Ele simplesmente perde a sua vez de bater, sem qualquer penalidade. O batedor cujo nome segue o seu, na ordem de batedores, torna-se o batedor legal.

EXCEÇÃO: O batedor-corredor que tenha sido retirado da base pelo árbitro.

Sem comentários:

Enviar um comentário