quarta-feira, 14 de setembro de 2022

ARBITRAGEM EM SOFTBOL

 POSICIONAMENTO E POSTURA

a) O árbitro de “home” não deve se “esconder” atrás do receptor. Quando o batedor é destro, deve ficar à esquerda de uma linha imaginária, que é o prolongamento da borda lateral do lado esquerdo do “home plate”, colocando o seu pé direito rente a essa linha. A ponta do pé direito deve ficar alinhada com o calcanhar do pé esquerdo, ou seja, o pé direito deve ficar um pouco afastado do pé esquerdo. Quando o batedor é canhoto, deve permanecer à direita da linha imaginária correspondente ao prolongamento da borda lateral do lado direito do “home plate”, colocando o seu pé esquerdo rente a essa linha. A ponta do pé esquerdo deve ficar alinhada com o calcanhar do pé direito, vale dizer, o pé esquerdo deve ficar ligeiramente afastado do pé direito. Os pés devem ficar separados (mais ou menos a largura dos ombros).

b) Deve agachar-se, naturalmente, no momento em que o arremessador junta as mãos na frente do seu corpo e para completamente antes de efetuar o arremesso. Deve manter os olhos na altura do limite superior, e na parte inferior, da zona de “strike”. Não deve curvar o tronco quando vai se agachar. Deve esconder, o máximo possível, os braços e as mãos.

c) Essa postura deve ser mantida até que a bola arremessada seja rebatida ou agarrada pelo receptor, ou tenha contato com o “mitt”. Deve  ermanecer imóvel e observar a trajetória da bola arremessada, apenas  om os olhos. Se, entretanto, a bola for na direção do batedor, deverá  companhar o seu curso e verificar se o arremesso descontrolado o  tinge.

d) Quando o receptor se mexe, deve procurar um novo posicionamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário