segunda-feira, 29 de agosto de 2022

SOFTBOL - O CORREDOR

Quando estão avançando, os corredores  devem  tocar   a  1ª base,  a  2ª base a 3ª base  e  o  “home plate”,  nesta   ordem.  Quando  estão   retornando,   devem  tocar  as bases em ordem inversa, a menos que a bola esteja morta; nesse caso, podem ir diretamente às suas bases de origem.

As duas maneiras mais comuns de eliminar um corredor de base são:

1. Numa jogada forçada, um defensor, enquanto segura firmemente a bola com a mão ou luva, pisa a base para a qual o corredor é obrigado a avançar, ou toca a base com a bola antes que o corredor chegue a essa base, ou toca o corredor com a bola que está na sua mão ou luva, antes que ele alcance a base.

JOGADA FORÇADA

É uma jogada sobre um corredor que perde o direito à base que está ocupando porque o batedor se torna um batedor-corredor. A eliminação desse corredor deve ser feita antes que o batedor-corredor ou um corredor subsequente tenham sido eliminados.

2. Com a bola em jogo, um defensor toca legalmente com a bola, que está na sua mão ou luva, um corredor que não está em contato com a sua base.

O corredor pode ser eliminado de outras maneiras:

Exemplos:

1. Quando estorva um defensor que está tentando apanhar uma bola ebatida “fair”, ou interfere, intencionalmente, numa bola lançada.

2. Quando um “coach” interfere, intencionalmente, numa bola lançada, enquanto se encontra dentro do “coach’s box”, ou interfere numa jogada da equipe na defensiva, que tem a oportunidade de fazer uma jogada sobre um corredor ou batedor-corredor. O corredor que está mais perto do “home plate”, no momento da interferência, deve ser declarado eliminado.

3. Quando, depois de ser declarado eliminado ou após anotar ponto, interfere na ação de um defensor que tem a oportunidade de fazer uma jogada sobre um outro corredor. O corredor que está mais perto do “home plate” no momento da interferência deve ser declarado eliminado.

Sem comentários:

Enviar um comentário