quinta-feira, 25 de agosto de 2022

SOFTBOL - O BATEDOR

O batedor pode chegar a salvo a uma base e adquirir o direito de nela permanecer, ou rebatendo legalmente a bola para o território “fair”; ou quando o receptor não agarra o terceiro “strike” antes que a bola toque o solo, nas seguintes situações: a) há menos de dois eliminados e a 1ª base está desocupada; b) há dois eliminados; ou quando obtém o direito de ocupar uma base, por “ball four”, por Obstrução cometida pelo receptor ou qualquer outro defensor; ou por ter sido atingido pelo arremesso; etc..

As duas maneiras mais comuns de o batedor ser eliminado são:

1. Quando rebate o arremesso para o ar (“fly ball”) e o receptor ou um outro defensor apanha a bola no ar. “Fly Ball” é qualquer bola rebatida para o ar.

PEGADA (“CATCH”)

Uma pegada é legal quando um defensor agarra uma bola rebatida ou lançada, com a(s) sua(s) mão(s) ou luva. Se a bola está apenas sustentada no(s) braço(s) do defensor, ou se a sua queda ao solo é evitada por alguma parte do seu corpo, equipamento ou roupa, a pegada não estará completada até que ela seja agarrada com a(s) sua(s) mão(s) ou luva. Uma pegada não é considerada legal se um defensor, imediatamente após ter contato com a bola, colide com um outro defensor ou muro, ou cai ao solo, e, em razão desse incidente, derruba a bola. Para a pegada ser considerada válida, o defensor deve reter a bola na(s) mão(s) por um tempo suficiente para provar que tem controle completo dela, e que seu ato de soltar a bola é voluntário e intencional. Se um defensor derruba a bola no lance seguinte, ou seja, no ato de lançá-la, a pegada é válida.

2. Quando um terceiro “strike” (tenha ou não havido tentativa de rebater a bola) é agarrado pelo receptor.

Sem comentários:

Enviar um comentário