domingo, 14 de agosto de 2022

SOFTBOL - O JOGO

1. A escolha da equipe que vai atacar primeiro ou depois no “inning” deve ser feita por meio de moeda – lançando uma moeda para o ar–, a menos   que um outro critério seja adotado pelo Regulamento da Competição de acordo com o qual os jogos programados estão sendo realizados.

2. A decisão sobre as condições do campo (se pode ou não ser utilizado para um jogo) deve ser dada unicamente pelo árbitro de “home”.

3. Um jogo regulamentar consiste de sete “innings”. Os sete “innings” não precisam ser jogados por inteiro se a equipe local marca mais pontos em seis “innings” ou anes da terceira eliminação na segunda metade do sétimo “iining”. Um jogo encerrado pelo árbitro em razão de mau tempo, mas condições do campo, falta de visibilidade, incêndio, etc., antes do sétimo “inning”, deve ser considerado um Jogo Regulamentar quando cinco ou mais “innings” completos tiverem sido jogados, ou se a equipe local tiver marcado mais pontos do que os anotados pela outra equipe, em cinco ou mais “innings”. Deve-se declarar um jogo regulamentar empatado quando o placar é igual no momento em que a partida é encerrada ao término de cinco ou mais “innings” completos, ou se a equipe local tiver anotado o mesmo número de pontos da equipe visitante n,um “inning” incompleto.

4. Um jogo que está empatado ao término de sete “innings” deve ser prorrogado (devem ser jogados “innings” adicionais), ou até que um lado anote mais pontos do que o outro ao fim de um “inning” completo, ou até que a equipe local marque mais pontos em sua metade de  “inning”, antes da terceira eliminação ser completada. O desempate é feito da seguinte forma: a partir da primeira metade do oitavo “inning”, e em cada metade de “inning” daí em diante, a equipe na ofensiva deve iniciar a sua vez de bater, com o jogador a quem cabe bater em nono (9º) nesse respectivo meio “inning”, ou seja, o último jogador que completara a sua vez de bater, no “inning” anterior, sendo colocado na 2ª base. O jogador cujo nome segue o do corredor colocado na 2ª base vai ao “batter’s box”. Procedendo dessa forma, as equipes vão ao ataque alternadamente, seguindo a ordem normal de batedores, até que haja um vencedor. O jogador que estiver como corredor poderá ser substituído, de acordo com as regras de substituição. No Brasil, esse procedimento é conhecido como “PENALIDADE”. Nos jogos finais, a “PENALIDADE” é aplicada depois de jogados até dois “innings” de prorrogação.

5. No Brasil: Nas categorias Mirim e Infantil, um jogo regulamentar consiste de seis “innings”. Um jogo é considerado regulamentar quando quatro “innings” (completos ou incompletos) tiverem sido jogados, em todas as categorias. 

Sem comentários:

Enviar um comentário