terça-feira, 16 de agosto de 2022

ÁRBITROS - MOVIMENBTOS BÁSICOS E GESTOS

OBSTRUÇÃO

a) O RECEPTOR (OU QUALQUER OUTRO DEFENSOR) OBSTRUI, ATRAPALHA OU IMPEDE QUE O BATEDOR REBATA UMA BOLA ARREMESSADA

a1) O árbitro de “home” deve ficar de pé,  indicar a infração (bater a mão esquerda com a mão direita) e declarar: OBSTRUÇÃO.

a2) Se a bola arremessada não for rebatida, o batedor deve ser mandado para a 1ª base. Se, porém, houver rebatida, o árbitro de “home” deve apontar a infração e fazer o sinal de bola morta demorada/diferida. Concluído o lance, deve tomar uma das duas decisões, conforme as circunstâncias: 1) ordenar o prosseguimento normal da partida; 2) aceitar a opção da equipe na ofensiva pelo resultado da jogada ou pelo direito de mandar o batedor à 1ª base.

b) UM DEFENSOR OBSTRUI O CORREDOR (OU BATEDOR-CORREDOR) QUE TENTA ALCANÇAR UMA BASE

b1) Os árbitros devem observar se o corredor foi atrapalhado por um defensor que não tem a posse da bola, ou não está em ação para defender uma bola rebatida, ou está simulando um toque, sem estar com a bola.

b2) Em caso afirmativo, devem fazer o gesto de bola morta demorada/diferida e declarar: OBSTRUÇÃO.

b3) Após a conclusão do lance, devem ordenar “TIME” e conceder ao corredor obstruído, e a cada um dos corredores afetados pela obstrução, a base (ou bases) que, na sua opinião, teriam alcançado se não tivesse corrido a falta do defensor.

Sem comentários:

Enviar um comentário