terça-feira, 19 de julho de 2022

ÁRBITROS - MOVIMENTOS BÁSICOS E GESTOS

 JOGADA SOBRE CORREDOR

a) O árbitro deve movimentar-se, sem desviar os olhos da bola, e chegar a uma posição de onde possa observar o lance de um ângulo favorável e decidir se o corredor é “safe” ou “out”. Na hora de observar o lance, deve estar parado, com as mãos colocadas acima dos joelhos.

b) Numa jogada forçada, o árbitro deve ficar afastado cerca de 5,48m a 6,40m da base; já numa jogada de toque, deve chegar mais perto do lance.

c) Se a decisão for “safe”, o árbitro deve levar as duas mãos, com as palmas viradas para o solo, à altura do peito e, em seguida, abrir os braços, horizontalmente, na direção dos lados do corpo, até que eles fiquem completamente esticados ao longo das linhas dos ombros. Ao abrir os braços, deve declarar, em voz alta: SAFE. Num lance “apertado”, pode fazer esse gesto, dando um passo à frente com o pé esquerdo. Se, numa jogada forçada, o defensor estiver fora da base quando apanha a bola, o árbitro deverá apontar a falha desse jogador, com a mão esquerda, antes de declarar “SAFE”. Após dar a decisão, deve observar a movimentação do corredor. O árbitro de “home” deve estender os braços, horizontal e lateralmente, segurando a máscara com a mão esquerda.

d) Se a decisão for “out”, deve fazer o gesto correspondente (mesmo gesto de “strike”) e declarar em voz alta: “OUT”. Num lance “apertado”, deve fazer um gesto diferente (deve dar um passo para a frente, com o pé esquerdo, um passo para trás, com o pé direito, e fazer um movimento vigoroso, de cima para baixo, com o braço direito, mantendo o punho cerrado) e dar mais ênfase na voz.

Sem comentários:

Enviar um comentário