segunda-feira, 27 de junho de 2022

ÁRBITROS - MOVIMENTOS BÁSICOS E GESTOS

DECISÃO “FAIR” OU “FOUL”

a) ÁRBITRO DE “HOME”

a1) Deve tirar a máscara do rosto e dar alguns passos à frente para acompanhar a trajetória da bola rebatida. Quando a bola vai rolando ou saltando rente à linha de “foul”, deve segui-la, movimentando-se sobre a  linha de “foul”, e aproximar-se o máximo possível dela.

a2) Para observar a jogada, deve posicionar-se sobre a linha de “foul” (deve ter a linha entre as pernas). Nesse momento, deve estar com as mãos colocadas acima dos joelhos. Se a decisão for “fair”, deve manifestar-se somente através de gesto (apontar para o território “fair” com a mão direita ou esquerda); não deve declarar “FAIR” (ou “FAIR BALL”). Se a decisão for “foul”, deve levantar os braços acima da cabeça, segurando a máscara com a mão esquerda. Deve declarar: “FOUL BALL” (ou “FOUL”) e apontar para o território “foul” com a mão direita ou esquerda.

b) ÁRBITRO DA 1ª BASE/3ª BASE

b1) Deve ir atrás de bolas rebatidas para as proximidades da linha de “foul”. Sempre que possível, deve parar sobre a linha de “foul” (deve ter a linha entre as pernas), para acompanhar a trajetória da bola e dar a sua decisão. Nesse momento, deve estar com as mãos colocadas acima dos joelhos.

b2) Se a decisão for “fair”, deve apenas apontar para o território “fair”, com a mão direita ou esquerda. Se a decisão for “foul”, deve fazer o gesto correspondente e declarar: “FOUL BALL” (ou “FOUL”). Em seguida, deve apontar para o território “foul”, com a mão direita ou esquerda .

Sem comentários:

Enviar um comentário