quarta-feira, 15 de junho de 2022

ÁRBITROS - MOVIMENTOS BÁSICOS E GESTOS

DECISÃO SOBRE ARREMESSOS

a) “STRIKE”

a1) Para declarar um “strike”, o árbitro de “home” deve ficar de pé. Ao mesmo tempo que se levanta, deve dizer: “STRIKE”, em voz alta e com clareza, erguendo o braço direito com a mão espalmada, acima da cabeça, e encostando o braço esquerdo dobrado na frente do corpo. Em seguida,  eve fechar a mão, enquanto abaixa o cotovelo até formar um ângulo reto  a altura do ombro. As pernas devem permanecer na mesma posição  separadas).

a2) Quando o batedor deixa passar um “strike”, sem girar o “bat”, a decisão deve ser dada com ênfase na voz e no gesto. Quando, porém, o batedor gira o “bat” e não faz contato com a bola, o árbitro não deve se manifestar verbalmente; deve apenas fazer o gesto de “strike”.

a3) Quando o batedor deixa passar o 3º “strike”, sem girar o “bat”, o árbitro pode fazer um gesto diferente, mas não deve declarar: “BATTER OUT”.

b) “BALL”

b1) Para declarar um “ball”, o árbitro de “home” deve permanecer agachado (ficar de pé só depois de dar a decisão).

b2) Não deve mover o corpo, acompanhando o curso da bola arremessada, nem fazer qualquer gesto com o braço; deve, simplesmente, declarar: “BALL”. No quarto “ball”, deve falar apenas “BALL” e indicar a quantidade com os dedos da mão esquerda, ou declarar: “BALL FOUR” (QUATRO “BALLS”). Não deve indicar a 1ª base.

Sem comentários:

Enviar um comentário