sexta-feira, 13 de maio de 2022

SOFTBOL - POSICIONAMENTO DOS ÁRBITROS

NO INÍCIO DO JOGO E NOS INTERVALOS ENTRE “INNINGS”

a) O árbitro da 3ª base e o árbitro de “home” devem ficar no lado da 3ª base, e os árbitros da 2ª base e 1ª base, no lado da 1ª base.

b) Os árbitro de “home” e 1ª base devem ficar a 15 pés (4,65m) do “home plate”, nas proximidades da linha de “foul”, e os da 2ª base e 3ª base, a 15 pés (4,65m) da 1ª base e 3ª base, respectivamente, também nas proximidades da linha de “foul”.

c) A postura a ser adotada pelos árbitros, nessa ocasião, é a seguinte:

c1) Árbitros de base: em pé, com as mãos atrás do corpo.

c2) Árbitro de “home”: em pé, segurando a máscara com a mão esquerda (nunca debaixo do braço).

OBSERVAÇÃO:

No sistema de três árbitros, bem como no de dois árbitros, o árbitro de “home” deve permanecer à esquerda ou à direita do “home plate”, alternadamente, a cada metade de “inning”. Deve ficar no lado oposto do “bench”/”dugout” da equipe que deixa o campo, ou seja, da equipe que vai ao ataque.

d) Quando o receptor faz o lançamento a uma base (geralmente para a 2ª base), após pegar o último arremesso de aquecimento, o árbitro de “home” deve limpar o “home plate” (deve fazê-lo, virado de costas para o arremessador), e o da 2ª base, o “pitcher’s plate” (virado de frente para o “home plate”).

OBSERVAÇÃO:

No sistema de três árbitros, o árbitro da 3ª base deve limpar o “pitcher’s plate”.

e) Depois que o árbitro da 2ª base termina de limpar o “pitcher’s plate”, os árbitros de base devem ir correndo para as respectivas posições. O árbitro de “home” deve colocar a máscara no rosto e ocupar a sua posição.

Sem comentários:

Enviar um comentário