quinta-feira, 19 de maio de 2022

ÁRBITROS DE SOFTBOL

SINAIS

a) Para indicar que a partida deve ser iniciada ou retomada, o árbitro deve declarar “Play Ball” e, ao mesmo tempo, sinalizar ao arremessador para efetuar o arremesso.

b) Para indicar um “strike”, o árbitro deve erguer a mão direita acima do ombro e, ao mesmo tempo que declara “Strike”, em voz clara e decisiva, deve mencionar a quantidade de “strike”, verbalmente e com os dedos.

c) Para indicar um “ball”, não deve ser usado qualquer gesto com o braço. O árbitro deve declarar “Ball” e, em seguida, a quantidade de “ball”.

d) Para indicar a contagem total de “ball” e “strike”, o árbitro deve declarar a quantidade de “ball” primeiro.

e) Para indicar um “Foul”, o árbitro deve declarar “Foul Ball” e estender um braço, horizontalmente, para fora das linhas de “foul”, de acordo com a direção da bola.

f) Para indicar uma Bola “Fair”, o árbitro deve estender um braço na direção do centro do campo, agitando-o para a frente e para trás (imitando um movimento de bombeamento).

g) Para indicar um batedor ou corredor eliminado, o árbitro deve levantar a mão direita, com o punho cerrado, acima do ombro direito.

h) Para indicar que um jogador é “safe”, o árbitro deve estender ambos os braços, horizontalmente, para os lados do corpo, com as palmas das mãos viradas para o solo.

i) Para indicar a paralisação da partida, o árbitro deve declarar “Time” e, ao mesmo tempo, estender ambos os braços acima da cabeça. Os outros árbitros devem, imediatamente, confirmar a paralisação da partida, fazendo o mesmo gesto.

j) Para indicar uma Bola Morta Demorada/Diferida, o árbitro deve estender o braço esquerdo com o punho cerrado, horizontalmente, para o lado esquerdo do corpo.

l) Para indicar um “Trapped Ball”, o árbitro deve estender ambos os braços, horizontalmente, para os lados do corpo, com as palmas das mãos viradas para o solo.

m) Para indicar que o batedor-corredor (ou corredor) tem direito a duas bases, o árbitro deve estender a mão direita acima da cabeça e, ao mesmo tempo, indicar com dois dedos o número de bases concedidas.

n) Para indicar um “Home Run”, o árbitro deve estender a mão direita com o punho cerrado, acima da cabeça, e fazer um movimento circular em sentido horário.

o) Para indicar um “infield fly”, o árbitro deve declarar: “INFIELD FLY” SE FOR “FAIR”, O BATEDOR É “OUT”. O árbitro deve estender um braço acima a cabeça.

p) Para indicar que o arremessador não deve efetuar o arremesso, o árbitro deve levantar o braço, com a palma da mão virada para o arremessador. Se o arremessador faz o arremesso enquanto o árbitro está com a sua mão na posição mencionada, deve ser declarado que tal arremesso é nulo.

Sem comentários:

Enviar um comentário