terça-feira, 24 de maio de 2022

ARBITRAGEM EM SOFTBOL

  INSTRUÇÕES BÁSICAS  

a) Conferir o círculo do arremessador.  

b) Colocar o saquinho de breu no chão, atrás do “pitcher’s plate”.

c) Contar os arremessos de aquecimento.

d) Observar como o arremessador recebe os sinais do receptor e qual a posição dos seus pés sobre o “pitcher’s plate”.

e) Observar a regra dos vinte segundos.

f) Observar os movimentos do arremessador e verificar se ele fica completamente parado (no mínimo dois segundos e não mais do que dez segundos).

g) Observar o passo que o arremessador dá com o seu pé livre na hora de completar o arremesso.

h) Não permitir que deixem qualquer equipamento (máscara, “bat”, capacete, etc.) caído no chão.

i) Não permitir que os batedores saiam constantemente do “box”. Quando for permitida a saída, exigir que eles fiquem bem perto do “box”.

j) Quando o batedor gira o “bat”, não deve declarar “Strike”! (deve fazer somente o gesto), nem há necessidade de apontar (deve apontar somente no “half swing”).

l) Não precisa ter pressa em tirar a máscara do rosto; poderá fazê-lo quando estiver em movimento para uma direção. Deve tirar a máscara sempre com a mão esquerda; se tirar com a mão direita, deve passá-la rapidamente para a mão esquerda. A máscara nunca deve ser colocada

debaixo do braço. Para limpar o “home plate”, deve tirar a máscara e levá-la para trás do corpo.

m) Para entrar no quadrilátero após uma rebatida, deve movimentar-se sempre pela esquerda, porque o receptor, ao sair de sua posição, tem tendência de ir para a direita.

n) Não precisa indicar a contagem de bolas a cada arremesso. Deve fazê-lo sempre que o batedor tiver três “balls” e/ou dois “strikes”.

o) Para chamar o batedor, deve fazer o gesto com a mão esquerda quando o batedor é destro, e com a mão direita quando o batedor é canhoto. Para mandar o arremessador aguardar a autorização para arremessar e para ordenar “Play Ball”! ou “Play”!, deve fazer o gesto com a mão direita quando o batedor é destro, e com a mão esquerda quando o batedor é canhoto. Deve estar em pé quando faz esses gestos.

p) Num “wild pitch” ou “passed ball”, ou num “catcher’s fly”, deve sair de sua posição (para a direita ou para a esquerda, conforme a direção da bola) para não estorvar o receptor (observar a movimentação do receptor). Deve tirar a máscara do rosto no momento certo (esperar até que o receptor tire a máscara) e observar a bola.

q) Observar se o corredor pisa o “home plate”.

r) Momento oportuno para ordenar “Time”!

s) Indicar ao anotador oficial se o ponto é válido ou não.

t) Gestos e “Call”: “Play Ball” (“Play”), “Time”, “Strike”, “Ball”, “Out”, “Safe”, “Fair”, “Foul”, “Foul Tip”, “Hit by Pitch”, Obstrução, Bola Morta Demorada, interferência, Bola Morta, “Infield Fly” , Possível “Infield Fly”, Cancelamento da senha de Possível “Infield Fly”, Consulta sobre “Half Swing”, Indicação de quantidade de “Ball” e “Strike”, Indicação de quantidade de eliminações, etc., etc..

Sem comentários:

Enviar um comentário