segunda-feira, 18 de abril de 2022

POSICIONAMENTO DOS ÁRBITROS (NO SOFTBOL)

NA REUNIÃO PRÉ-JOGO

a) Esgotado o tempo de treinamento e terminada a preparação do campo, os quatro árbitros devem entrar no campo e ficar posicionados na frente do “backstop” (barreira existente atrás do receptor), virados para o “pitcher’s plate”, na seguinte ordem, da esquerda para a direita (olhando de trás): 3ª - “home” - 1ª – 2ª. O árbitro de “home” deve estar devidamente equipado, mas segurando a máscara com a mão esquerda.

b) Cinco minutos antes do horário previsto para o início do jogo o árbitro de “home” deve chamar as equipes, e os quatro árbitros devem ir, em marcha acelerada, até a linha de trás do “catcher’s box”.

c) Os árbitros devem ficar atrás do “catcher’s box”, virados para o “pitcher’s plate”, na mesma ordem em que estavam na frente do “backstop”. Os jogadores das duas equipes devem ficar enfileirados, frente a frente, no lado externo dos “batter’s boxes”, encabeçados pelos capitães e acompanhados dos técnicos.

d) O árbitro de “home” deve dar alguns passos à frente. Após receber as escalações (“line up”) das equipes e conferi-las, deve perguntar aos técnicos se há alguma mudança a fazer e explicar-lhes que elas se tornarão oficiais no momento em que cada técnico receber a cópia da escalação da equipe oponente. Deve, também, esclarecer todas as regras de campo e fazer as recomendações que achar necessárias. Em seguida, deve determinar qual equipe vai atacar primeiro e avisar o anotador oficial.

e) Mediante um sinal do árbitro de “home”, os jogadores e técnicos das duas equipes devem fazer a saudação (no momento em que estiverem se cumprimentando, todos, inclusive os árbitros, devem tirar o boné e abaixar a cabeça).

OBSERVAÇÃO

O posicionamento adotado internacionalmente é diferente. O árbitro de “home” deve ficar atrás do “home plate”, de frente para o “pitcher’s plate”, e os árbitros de base, dentro do quadrilátero e logo à frente do “home plate”, de costas para o “pitcher’s plate”, na seguinte ordem: árbitro da 1ª base – no lado da 1ª base; árbitro da 2ª base – no centro; e árbitro da 3ª base – no lado da 3ª base. O técnico da equipe que ocupa o “bench”/”dugout” do lado da 1ª base deve ficar à direita do árbitro de “home”, e o da equipe que ocupa o “bench”/”dugout” do lado da 3ª base, à sua esquerda.

O árbitro de “home” deve, primeiramente, apresentar-se, e também apresentar os demais árbitros aos dois técnicos. Em seguida, após receber as escalações das equipes e conferi-las, deve perguntar aos técnicos se há alguma mudança a fazer e explicar-lhes que elas se tornarão oficiais no momento em que cada técnico receber a cópia da escalação da equipe oponente. Deve, também, esclarecer todas as regras de campo e fazer as recomendações que achar necessárias. Por fim, após determinar qual equipe vai ao ataque primeiro, por meio de moeda (“toss of a coin”) ou outro critério adotado pelo Regulamento da Competição, deve apertar a mão dos técnicos, desejando-lhes sorte no jogo.

Sem comentários:

Enviar um comentário