sábado, 16 de abril de 2022

O ARREMESSADOR

 Há duas maneiras legais de arremessar: a Posição “Windup” e a Posição “Set”, e ambas podem ser usadas a qualquer momento.

(O arremessador deve receber os sinais do receptor enquanto está em contato com o “pitcher’s plate”.)

(O arremessador pode sair de sua posição, tirando o pé de apoio para trás do “pitcher’s plate”. Quando sai de sua posição, o arremessador tem de abaixar suas mãos para os lados do corpo.)

(O arremessador não deve levantar os pés (tanto o pé de apoio como o pé livre) do chão, a não ser no momento em que vai realmente efetuar o arremesso, quando ele pode dar um passo para trás e um passo para a frente com pé livre.)

(Antes de assumir a Posição “Set”, o arremessador pode fazer um movimento natural preliminar conhecido por “stretch”. Quando há corredor(es) em base, deve dar uma parada completa, segurando a bola com as duas mãos na frente do seu corpo, antes de arremessar a bola ao batedor.)

(O arremessador não deve levar a mão –aquela que utiliza para fazer os arremessos– em contato com sua boca ou lábios, enquanto se encontra dentro do círculo de 18 pés que circunda o “pitcher’s plate”. Penalidade: O árbitro deve declarar um “ball” imediatamente.)

(O arremessador não deve aplicar qualquer espécie de substância estranha na bola.)

(O arremessador não deve cuspir na bola, em qualquer mão ou na sua luva.)

(O arremessador não deve esfregar a bola na sua luva, no corpo, ou no uniforme.)

(O arremessador não deve deformar a bola de alguma maneira, e não deve arremessar uma bola considerada ilegal de acordo com a Regra 8.02 (a) (2) a (5), ou que se denomina ‘bola brilhante’ (“shine ball”), ‘bola com saliva’ (“spit ball”), ‘bola enlameada’ (“mud ball”), ou ‘bola lixada’ (“emery ball”). Penalidade por violação de qualquer parte da Regra 8.02 (a) (2) a (6): O arremessador será expulso do jogo imediatamente e suspenso automaticamente por 10 jogos. Se ocorrer uma jogada depois que um árbitro aponta a infração, e o técnico da ofensiva não aceitar essa jogada, o árbitro de “home” deverá declarar um “ball” automático, e se houver algum corredor em base, um “balk”.)

(O arremessador está autorizado a esfregar a bola com suas mãos –sem a luva.)

(O arremessador não deve arremessar a bola, intencionalmente, no corpo do batedor. Penalidade: 1) expulsar do jogo o arremessador ou o técnico e o arremessador, ou 2) advertir o arremessador e o técnico de ambas as equipes, avisando que um outro arremesso dessa natureza resultará na imediata expulsão do arremessador e do técnico.)

(Quando um arremessador ocupa a sua posição no início de cada “inning”, ou quando substitui outro arremessador, deve ser autorizado a efetuar, no máximo, oito arremessos preparatórios para o receptor.)

(Quando as bases estão desocupadas, o arremessador deve arremessar a bola ao batedor, dentro de 12 segundos depois de receber a bola. Cada vez que o arremessador retarda o jogo violando esta regra, o árbitro deve declarar um “ball”.)

(Quando há corredor ou corredores em base, o árbitro declara um “balk” nas seguintes situações: 

(1) O arremessador, enquanto está em contato com o “pitcher’s plate”:

a) faz qualquer movimento relacionado com seu arremesso e deixa de fazer tal arremesso;

b) simula um lançamento à 1ª base e não completa a jogada;

c) não dá um passo na direção de uma base antes de lançar a essa base;

d) lança ou simula um lançamento a uma base desocupada, a não ser que tenha tentado executar uma jogada.

2) O arremessador faz um arremesso ilegal. Se o arremessador fizer um arremesso ilegal quando não há corredor(es) em base, será declarado um “ball”.

3) O arremessador efetua o arremesso ao batedor, sem estar olhando para ele.

4) O arremessador faz qualquer movimento relacionado com seu arremesso, sem estar tocando o “pitcher’s plate”.

5) O arremessador retarda o jogo desnecessariamente.

6) O arremessador, sem estar com a bola, fica com o pé de apoio em contato com o “pitcher’s plate”, ou permanece em pé mantendo a placa entre suas pernas, ou ainda, enquanto está fora da placa, finge que executa um arremesso.

7) O arremessador, após assumir uma posição legal para arremessar, retira uma mão da bola de forma diversa de quando vai realmente efetuar um arremesso ou um lançamento a uma base.

8) O arremessador derruba a bola, acidental ou intencionalmente, enquanto está em contato com o “pitcher’s plate”.

9) O arremessador, enquanto está concedendo quatro “balls” intencionais, efetua o arremesso ao receptor que está posicionado fora do “catcher’s box”.

10) O arremessador faz um arremesso da Posição “Set”, sem dar uma parada completa.

11) O arremessador faz um movimento relacionado com seu arremesso e lança à 1ª base.)

Sem comentários:

Enviar um comentário