quinta-feira, 28 de abril de 2022

ÁRBITROS DE SOFTBOL

 DIREITOS E OBRIGAÇÕES

Os árbitros são os representantes da Liga (ou Organização) pela qual tenham sido designados para uma partida específica e, como tais, estão autorizados a (e incumbidos de) fazer cumprir cada seção destas regras. Eles têm o direito de mandar um jogador, “coach”, capitão ou técnico fazer ou deixar de fazer determinadas coisas que, na sua opinião, são necessárias para que o cumprimento de uma ou todas estas regras seja garantido, e também para impor as penalidades, conforme estão prescritas. O árbitro de “home” deve ter a autoridade para dar decisões sobre quaisquer situações que não estejam especificamente cobertas por estas regras.

INFORMAÇÕES GERAIS PARA OS ÁRBITROS

a) O árbitro não deve ser um membro das equipes. Exemplos: jogador, “coach”, técnico, dirigente, anotador ou patrocinador.

b) O árbitro deve estar seguro (não deve ter dúvidas) sobre a data, a hora e o local do jogo, e deve chegar ao campo de jogo 20 a 30 minutos antes da hora, iniciar o jogo no horário estabelecido e deixar o campo depois de encerrá-lo.

c) O árbitro (masculino e feminino) deve usar:

1. Uma camisa de cor azul-esmalte, com mangas longas ou curtas.

2. Meias de cor azul-marinho escuro.

3. Calças de cor azul-marinho escuro.

4. Boné de cor azul-marinho escuro, com as letras ISF –em branco e azul– pregadas na frente.

5. Sacola para bolas de cor azul-marinho escuro (somente árbitro de “home”).

6) Jaqueta e/ou pulôver de cor azul-marinho escuro.

7. Sapatos e cinto de cor preta.

8. Uma camiseta de cor branca, que deve ser usada por baixo da camisa de cor azul-esmalte.

d) Os árbitros não devem usar jóias expostas que possam oferecer um perigo.

EXCEÇÃO: Braceletes e/ou colares medicinais.

e) O árbitro de “home”, em Arremesso Rápido:

1. Deve usar uma máscara preta com estofamento preto ou bege e protetor de garganta preto (pode-se usar um modelo de máscara que já vem dotado de um protetor de garganta – uma grade de metal, que é um prologamento da parte inferior da armação).

2. É recomendado a usar um protetor de tórax e caneleiras.

f) Os árbitros devem apresentar-se aos capitães, técnicos e anotadores.

g) Os árbitros devem inspecionar as delimitações do campo de jogo, equipamento, etc., e esclarecer todas as regras de campo para ambas as equipes e seus “coaches”.

h) Cada árbitro deve ter o direito de tomar decisões sobre as infrações cometidas a qualquer momento durante o desenrolar da partida, ou enquanto ela está paralisada, até o encerramento do jogo.

i) Nenhum árbitro tem a autoridade para desprezar ou questionar as decisões tomadas por um outro árbitro, dentro dos limites de suas respectivas atribuições, conforme está previsto nestas regras.

j) Um árbitro pode consultar seu companheiro a qualquer momento. Contudo, a decisão final deve ficar a cargo do árbitro que tinha a autoridade exclusiva para tomar a decisão, e que recorreu à opinião de outro árbitro.

l) Para definir as suas respectivas obrigações, o árbitro encarregado de julgar os “balls” e “strikes” deve ser designado como o Árbitro de “home”, e o árbitro incumbido de decidir os lances nas bases, como o Árbitro de base.

m) O árbitroTA: A menos que haja uma apelação, o árbitro não deve eliminar um jogador, por não ter tocado uma base; por ter deixado uma base antecipadamente numa bola “fly”; por ter batido fora de ordem; por ter entrado no jogo como substituto, sem ser anunciado; por um Reingresso Ilegal; ou por ter tentado ir à 2ª base depois de chegar à 1ª base, conforme está previsto nestas regras.

o) Os árbitros não devem penalizar uma equipe por infração de uma regra quando a imposição da penalidade pode resultar em alguma vantagem à equipe infratora.

p) A não observância por parte dos árbitros das instruções contidas na Regra 10 não deve ser motivo para protesto. Estas instruções são apenas normas de procedimento para os árbitros. de “home” e o árbitro de base devem ter a mesma autoridade para:

1. Eliminar um corredor que sai da base antecipadamente.

2. Declarar “Time” para paralisar a partida.

3. Remover ou expulsar do jogo um jogador, “coach” ou técnico, por violação de regras.

Declarar todos os arremessos ilegais.

n) O árbitro deve declarar eliminado o batedor ou corredor, sem esperar por uma apelação para essa decisão, em todos os casos em que tal jogador é eliminado de conformidade com estas regras.

NOTA: A menos que haja uma apelação, o árbitro não deve eliminar um jogador, por não ter tocado uma base; por ter deixado uma base antecipadamente numa bola “fly”; por ter batido fora de ordem; por ter entrado no jogo como substituto, sem ser anunciado; por um Reingresso Ilegal; ou por ter tentado ir à 2ª base depois de chegar à 1ª base, conforme está previsto nestas regras.

o) Os árbitros não devem penalizar uma equipe por infração de uma regra quando a imposição da penalidade pode resultar em alguma vantagem à equipe infratora.

p) A não observância por parte dos árbitros das instruções contidas na Regra 10 não deve ser motivo para protesto. Estas instruções são apenas normas de procedimento para os árbitros.

Sem comentários:

Enviar um comentário