quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

"PITCHING" (TÉCNICAS DE ARREMESSO) PARA GANHAR O JOGO - 12

Trabalho elaborado por MAMORU ABE (Voluntário sênior da JICA para a comunidade nikkei)

b) O batedor pressiona o arremessador

1) Definir a bola que pretende rebater 

Como num jogo real o arremessador adversário está sempre procurando os pontos fracos do batedor, este dificilmente conseguirá rebater se não estiver bem concentrado dentro do “batter’s box”. O batedor precisa esperar a bola que pretende rebater. Para tanto, terá de conhecer as características do arremessador ou da dupla arremessador e receptor, o que conseguirá observando a variação dos arremessos. Se descobrir a estratégia de “pitching” que está sendo adotada, como por exemplo, a maneira de administrar a contagem de “ball” e “strike” (“ball count”), o modo de utilizar os diferentes tipos de arremesso, ele obterá êxito.

Há vários modos de conseguir isso, mas geralmente o batedor espera o tipo de bola preferido ou uma bola no curso preferido. Considerando o nível técnico atual dos arremessadores, cremos ser melhor esperar uma bola no campo preferido. É importante não tentar rebater outra bola senão aquela que está esperando, e se ela vier, terá de girar o bastão com toda a força. Se, em vez de os jogadores pensarem individualmente, toda a equipe definir uma direção (por exemplo, rebater a bola decisiva do arremessador) e enfrentar firmemente o arremessador, este ficará bastante pressionado psicologicamente.

2) Mudar a posição dentro do “batter’s box”

O simples fato de mudar a posição que está ocupando dentro do “batter’s box”, conforme o tipo de arremesso do arremessador adversário, dá bom resultado. Os princípios básicos são os seguintes:

1) Ficar perto do “home plate” e inclinar a parte superior do corpo sobre ele

Arremessador adversário: Aquele cujo arremesso decisivo é uma bola rápida que entra no canto interno superior, ou o arremessador canhoto que arremessa bola com ângulo no canto interno do batedor destro.

Como enfrentá-lo: Posicionar-se cobrindo todo o canto interno, disposto a levar um “dead ball” (ser atingido pela bola arremessada), dificultando, assim, o arremesso nessa área, e rebater sempre para a direita.

2) Ficar mais próximo possível do receptor

Arremessador adversário: Aquele que tem bola rápida e se impõe com força e aquele que joga bolas com efeito, pelo fato de permitir distinguir bem o tipo de bola.

Como enfrentá-lo: Geralmente prioriza-se a espera da bola desejada, que consiste em distinguir o tipo de cada bola, fazendo com que o arremessador jogue um grande número de bolas; quando vier a bola boa, girar o bastão com toda a força.

Sem comentários:

Enviar um comentário