quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

ARBITRAGEM EM BEISEBOL - 5

  MECÂNICA PARA O SISTEMA DE DOIS ÁRBITROS

COM CORREDOR NA 1ª BASE E 2ª BASE

Árbitro de “home”:

1. Em rebatidas indefensáveis, deve observar o primeiro corredor avançando para a 3ª base e “home”. Em “roubo de base”, em que ocorre um lançamento descontrolado à 2ª base, deve observar o corredor que está avançando à 3ª base.

2. Deve se preparar para tomar uma decisão na 3ª base, movimentando-se em território “foul” (fora da linha de “foul” do lado do jardim esquerdo). Quando estiver, aproximadamente, a 15 pés (4,57m) da 3ª base, deverá entrar rapidamente no campo interno, para assumir uma boa posição para observar um lance de toque (“tag play”).

3. Em rebatidas indefensáveis, deve ir na direção da 3ª base. Se o primeiro corredor vai para “home”, e não há jogada sobre ele, deve retornar lentamente na direção da 3ª base e ficar preparado para uma jogada na 3ª base, mas depois de verificar se esse corredor pisa o “home plate”.

4. É o responsável pelo “tag-up” do corredor da 2ª base.

Árbitro de base:

1. Deve ficar a dois ou três passos atrás e à esquerda do interbases, tomando cuidado para não cobrir a visão dos defensores do campo externo sobre o batedor ou não interferir nas jogadas dos defensores do campo interno.

2. Em qualquer bola rebatida para o campo interno, deve observar o primeiro lançamento, a menos que ele seja feito para o “home plate”. Se o primeiro lançamento for direcionado para a 1ª base ou 2ª base, qualquer lançamento subsequente à 3ª base deverá ser coberto pelo árbitro de “home”.

3. Se o corredor tentar “roubar” a 3ª base, deve ir na direção dessa base para decidir a jogada.

4. Em rebatidas “fly” para o campo externo, que sejam facilmente defensáveis, deve entrar no campo interno, para assumir uma posição entre o “pitching plate” e a linha de base. É o responsável pelo “tag-up” do corredor da 1ª base.

5. Deve verificar se o corredor e o batedor-corredor tocam a 2ª base e a 1ª base. Quando a bola está no campo externo, deve assumir uma posição no campo interno, de forma que possa estar preparado para os lances nas duas bases.

Sem comentários:

Enviar um comentário