terça-feira, 10 de março de 2020

“FOUL TIP”* QUANDO UM CORREDOR ESTÁ TENTANDO UM “STEAL” (ROUBO DE BASE)

Quando o corredor da 2ª base estava tentando roubar a 3ª base, ocorreu um “foul tip”. O receptor lançou rapidamente para a 2ª base. O defensor da 2ª base recebeu a bola e, após pisar a base, apelou ao árbitro, alegando saída antecipada da base. O corredor deve ser eliminado?
Não.
Quando ocorre um “foul tip”, os corredores não precisam retocar a base; e como a bola permanece em jogo, eles podem tentar um “steal”. Mas, se um “tippu”* não é agarrado legalmente, torna-se um “foul ball” . Os corredores, então, têm de retornar a suas bases.
[Comentário – Regra 5.09 (b) (5)]
*“Foul Tip” é uma bola rebatida que vai brusca e diretamente do “bat” às mãos do receptor e é agarrada legalmente. Se a bola vai do “bat” ao corpo, máscara ou protetor do receptor e, no rebote, é agarrada antes que toque o solo, a pegada não é legal, a menos que essa bola tenha tocado primeiro a sua mão ou o seu “mitt”. Se a bola não é agarrada legalmente, é um “foul ball”, e não um “foul tip”. Por cada “foul tip” é contado um “strike”. A bola permanece em jogo.


*‘Tippu’ vem de “tip", que quer dizer parte mais alta, extremidade etc. É aquela bola arremessada que roça levemente (trisca) a parte mais alta do cilindro do "bat" e voa para trás.

Sem comentários:

Enviar um comentário