sábado, 31 de agosto de 2019

CORREÇÃO DE DECISÃO – “OUT” PARA “SAFE”

O corredor da 2ª base foi tocado quando já havia chegado à 3ª base, deslizando. Foi declarado “OUT”. Na revisão da jogada a decisão foi mudada para “SAFE”.

Clique  aqui para ver o lance (no trecho 5:05 – 5:32).

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

JOGADA DE APELAÇÃO

Corredor na 1ª base. “Pickoff Play”*. O lançamento foi mal executado; a bola tocou o solo e rolou para o território “foul”. O corredor alcançou a 3ª base deslizando, numa jogada apertada, e foi declarado “safe”. Como, porém, ele passou pela 2ª base sem pisá-la, a equipe na defensiva pode apelar sobre a falta cometida?
Sim. A jogada sobre o corredor, na 3ª base, é considerada uma continuação daquela realizada na 1ª base. Portanto, a equipe na defensiva não perde seu direito de apelar.
[Regra 5.09 (c), Manual do Árbitro da N.A.P.B.L – National Association of Professional Baseball Leagues]
*“Pickoff Play” é aquela jogada em que o arremessador tenta segurar o corredor na base, ou eliminar o corredor que está fora da base. “Pickoff Play” = ‘Kensei’.

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

FOI ANOTADO PONTO?

Corredor na 1ª e 3ª base, um “out”. “Fly” na direção do “center field” (jardim central). O corredor da 3ª permaneceu na base; o da 1ª, que deixara a base no momento do arremesso e estava se aproximando da 2ª base, ao ver o jardineiro central apanhar a bola em voo tentou retornar, mas foi eliminado. (Quando ocorreu a eliminação do corredor da 1ª –terceiro “out”–, o da 3ª já havia pisado o “home plate”.)
Foi anotado ponto (o lance em que o corredor da 1ª foi eliminado não foi uma Jogada Forçada).
[Regras: 5.08 (a) – EXCEÇÃO (2), 5.09 (c) (1), DEFINIÇÕES DE TERMOS / “FORCE PLAY” (JOGADA FORÇADA)]

quarta-feira, 28 de agosto de 2019

JOGADA DE APELAÇÃO

Corredor na 1ª e 2ª base, dois eliminados. “Base Hit” (rebatida indefensável); a bola tocou a cerca do jardim central e desviou. Os corredores pisaram o “home plate” (o da 1ª base passou pela 3ª base, sem pisá-la). O defensor da 2ª base, que recebera a bola devolvida pelo jardineiro central, ao ver o batedor-corredor dar alguns passos na direção de “home”, tentou eliminá-lo. O lançamento, porém, foi mal executado; a bola foi parar na cerca lateral. A equipe na defensiva pode apelar sobre a infração cometida pelo corredor da 1ª base (omissão da 3ª base)?
Não, porque houve uma jogada sobre o batedor-corredor.
Uma apelação tem de ser feita antes do arremesso seguinte ou de qualquer jogada ou tentativa de jogada.
[Regra 5.09 (c)]

terça-feira, 27 de agosto de 2019

CORREDOR ATINGIDO POR BOLA “FAIR” DESVIADA POR UM DEFENSOR

Defensor da 1ª base posicionado dentro do quadrilátero tentou apanhar um "ground ball" forte; a bola tocou sua luva e foi na direção do defensor da 2ª base. Este tinha grande chance de efetuar a defesa. A bola, porém atingiu o corredor da 1ª base, que estava avançando à 2ª base, e desviou.
O corredor não deve ser eliminado, a menos que ele chute a bola, intencionalmente.
[Regra 6.01 (a) (11)]

segunda-feira, 26 de agosto de 2019

JOGADA DE APELAÇÃO

Corredor na 1ª e 2ª base, dois eliminados. “Three-Base Hit” (rebatida de três bases); a bola passou entre os jardineiros esquerdo e central. Os corredores pisaram o “home plate”; o da 1ª base passou pela 3ª base, sem pisá-la. O defensor da 2ª base, que recebera a bola devolvida pelo jardineiro central, lançou à 3ª base para apelar sobre a omissão de base. O lançamento, porém, foi mal executado; a bola tocou o solo e pulou para fora do campo. Deve ser permitida nova apelação?
Não. O árbitro não deve permitir uma segunda apelação sobre o mesmo corredor, na mesma base, quando a equipe na defensiva “erra” na sua primeira apelação. (Significado da palavra “erra”: a equipe na defensiva, ao fazer uma apelação, joga a bola para uma área onde a bola fica fora de jogo.)
[Regra 5.09 (c)]

sexta-feira, 23 de agosto de 2019

CORREDOR NÃO DESVIA DE UM DEFENSOR QUE ESTÁ TENTANDO APANHAR UMA BOLA REBATIDA

Corredor na 2ª base, um “out”. A bola rebatida (“liner”*) tocou a luva do defensor da 3ª base e desviou. No momento em que o interbases se preparou para apanhá-la, o corredor chocou-se com ele, acidentalmente, e derrubou-o.
O corredor deve ser eliminado em razão da falta cometida (Interferência) e ao batedor-corredor deve ser concedida a 1ª base. (O corredor é obrigado a desviar de um defensor que está tentando apanhar uma bola rebatida.)
[Regras: 5.09 (b) (3), 6.01 (a) (10), PENALIDADE POR INTERFERÊNCIA, Comentário – Regra 6.01 (a) Penalidade por Interferência]
*“Liner” é uma bola rebatida que vai em linha reta, com força, do "bat" a um defensor, sem tocar o solo. “Liner” = “Line Drive”.

quinta-feira, 22 de agosto de 2019

ARREMESSADOR APLICA SUBSTÂNCIA ESTRANHA NA BOLA

Contagem de arremessos: 3 – 2. O arremesso seguinte (“change-up”*) fez um efeito grande e passou na zona de “strike”. O batedor não tentou rebatê-lo; ao ser declarado “out” (“strikeout”), pediu para o árbitro examinar a bola. Foi constatado que havia sido aplicada alguma substância estranha nela. Há penalidade?
Sim. O arremessador deve ser expulso do jogo, imediatamente, e suspenso automaticamente. Nas Ligas da Associação Nacional, a suspensão automática deve ser por 10 jogos.
[Regra 6.02 (c) (4), PENALIDADE por violação da Regra 6.02 (c) (2) a (7)]
*“Change-Up” (tchéindj-âp): Arremesso efetuado com os mesmos movimentos do braço de um arremesso reto, mas que desenvolve uma velocidade menor devido à maneira de segurar a bola. A direção que o arremesso toma depende do modo de segurar a bola e da maneira como ele é executado.

quarta-feira, 21 de agosto de 2019

BATEDOR FORA DE ORDEM

Corredor na 3ª base, um eliminado. O sétimo batedor bateu na vez do sexto batedor e, com uma rebatida indefensável (“base hit”), chegou à 1ª base; o corredor pisou o “home plate”. Houve apelação da equipe na defensiva sobre o erro na ordem de batedores antes do primeiro arremesso ao batedor seguinte.
O sexto batedor deve ser declarado “out”, e o corredor tem de retornar à 3ª base. O sétimo batedor deve bater novamente.
[Regra 6.03 (b) (3) (1) (2), (b) (6)]

terça-feira, 20 de agosto de 2019

DECISÃO CORRETA – “FAIR BALL”

Corredor na 2ª e 3ª base, dois eliminados, contagem de arremessos: 0 – 2. A bola rebatida foi rolando sobre a linha de “foul”, tocou a ‘almofada’ da 3ª base e seguiu para o campo externo. O árbitro da 3ª base sinalizou “FAIR BALL”. Os corredores cruzaram o “home base” e o batedor-corredor chegou à 2ª base. O técnico da equipe na defensiva reclamou e foi expulso.

Clique aqui para ver o lance (no trecho 2:22 – 3:45).

[DEFINIÇÕES DE TERMOS: “FAIR BALL” (REBATIDA VÁLIDA) / “FAIR TERRITORY” (TERRITÓRIO “FAIR”), Regra 8.02 (a) – vide Comentário]

segunda-feira, 19 de agosto de 2019

SUBSTITUIÇÃO DE ARREMESSADOR

Corredor na 1ª e 2ª base, um eliminado. Segundo batedor no “batter’s box”. Para enfrentá-lo, o técnico substituiu o arremessador. Após o novo arremessador eliminar o corredor da 1ª base, que estava distraído fora da base, o técnico da equipe na ofensiva anunciou a entrada de um batedor de emergência. A equipe na defensiva, então, resolveu mandar ao montículo outro arremessador. O árbitro deve permitir isso?
Não. O arremessador substituto deve arremessar ao batedor de turno, ou ao seu substituto, até que ele seja eliminado ou alcance a 1ª base, ou até que a equipe na ofensiva sofra a terceira eliminação, a menos que se machuque ou adoeça e o árbitro principal o considere incapacitado para continuar atuando como arremessador.
[Regra 5.10 (g)]

domingo, 18 de agosto de 2019

BOLA “FLY” DERRUBADA INTENCIONALMENTE

Corredor na 1ª base, um “out”, contagem de arremessos: 3 – 2. “Fair Fly”. O corredor, que havia ultrapassado a 2ª base, retornou à 1ª base. O interbases –deixou a bola cair sem tocá-la– lançou ao defensor da 2ª base; quando este tocou a ‘almofada’, o árbitro eliminou o corredor [Regra 5.09 (b) (6)]. O batedor-corredor foi declarado “safe” no momento em que chegou à 1ª base [Regra 5.09 (a) (12) – REGRA APROVADA].

Clique aqui para ver lance (no trecho 6:16 – 6:33).

sábado, 17 de agosto de 2019

ARREMESSADOR ATIRA A BOLA PARA FORA DO CAMPO

Jogo Cleveland Indians vs. Kansas City Royals. Segunda metade do 5º “inning”. Placar CLE 5 x 3 KC. Quando KC anotou quatro pontos  (Placar: CLE 5 x 7 KC), e havia corredor na 1ª/2ª base, com um eliminado, o arremessador, desanimado, atirou a bola para fora da cerca do jardim central e se retirou do jogo.
Para visualizar clique aqui.

sexta-feira, 16 de agosto de 2019

RECEPTOR COMETE INTERFERÊNCIA

Corredor na 1ª e 3ª base, dois eliminados. Apesar de o receptor ter cometido Interferência tocando o “bat” com o “mitt”, o batedor rebateu o arremesso (um “base hit”); o corredor da 3ª base anotou ponto e o da 1ª base chegou à 3ª base.
Neste caso a falta cometida pelo receptor não é levada em consideração.
[Regra 5.05 (b) (3)]

quinta-feira, 15 de agosto de 2019

DEFENSOR CAI PARA FORA DA CERCA APÓS APANHAR UM “FLY”

Nenhum corredor em base, um “out”, contagem de arremessos: 0 – 1. “Fly” para “center field” (jardim central). O jardineiro central apanhou a bola dando um salto e foi parar no outro lado da cerca.
Clique aqui para ver o lance (no trecho 14:49 – 15:18).
Como o defensor estava dentro do campo quando efetuou a defesa e não derrubou a bola ao cair além da cerca, houve pegada legal; portanto, o batedor é “out”. Se houvesse corredor(es) em base, cada um seria autorizado a avançar uma base, sem o risco de ser eliminado. Bola morta.
Se o defensor tivesse soltado a bola na queda, seria “home run”.
[DEFINIÇÕES DE TERMOS / “CATCH” (PEGADA LEGAL), Regras: 5.06 (b) (3) (C), 5.06 (b) (4) (A), 5.09 (a) (1), 5.12 (b) (6)]

quarta-feira, 14 de agosto de 2019

“BALK”?

Corredor na 2ª e 3ª base, dois eliminados, contagem de arremessos: 0 – 1. Foi declarado um "balk". Houve reclamação. Os árbitros se reuniram e revogaram a decisão, mas depois voltaram atrás. O técnico da equipe na defensiva reclamou veementemente e foi expulso.
Clique aqui para ver o lance.
A decisão restabelecida está correta; o arremessador fez um arremesso ilegal (deu um segundo passo em direção ao “home plate” após recolocar o pé de apoio sobre o “pitcher’s plate”).
[Comentário Regra 5.07 (a) – vide Regra 6.02 (a) (5)]

terça-feira, 13 de agosto de 2019

RECEPTOR COMETE INTERFERÊNCIA

Corredor na 3ª base, um eliminado. Apesar de o receptor ter cometido Interferência tocando o “bat” com o “mitt”, o batedor rebateu o arremesso (um “fly” para “centerfield”) e foi eliminado. O corredor deixou a base legalmente e pisou o “home plate”.
O técnico da equipe na ofensiva pode optar entre ter corredor na 1ª e na 3ª bases, com um “out”, ou aceitar o ponto e a eliminação do batedor.
[Regra 5.05 (b) (3)]

segunda-feira, 12 de agosto de 2019

OBSTRUÇÃO OU INTERFERÊNCIA DA OFENSIVA ?

A bola rebatida tocou o solo e pulou em direção à linha de “foul” entre o “home plate” e a 1ª base. No momento em que o receptor estava se preparando para efetuar a defesa, o batedor-corredor chocou-se violentamente com ele por trás e derrubou-o.
Quando o receptor e o batedor-corredor que está indo em direção à 1ª base têm contato no momento em que o primeiro está apanhando a bola, geralmente não há infração, e nada deve ser declarado. “Obstrução” por um defensor que está tentando apanhar uma bola deve ser declarada somente em casos muito flagrantes e violentos, porque as regras lhe dão o direito do caminho; porém, obviamente, tal “direito do caminho” não é uma permissão para, por exemplo, tropeçar intencionalmente num corredor, mesmo quando está apanhando a bola. Se o receptor está apanhando a bola, e qualquer defensor, incluindo o arremessador, obstrui um corredor que está indo à 1ª base, o árbitro deve declarar uma “Obstrução” e conceder a 1ª base a esse corredor.
[Comentário – Regra 6.01 (a) (10)]
No caso apresentado acima, como ocorreu uma colisão (violenta) por trás, o batedor-corredor deve ser eliminado em razão da falta cometida (Interferência da Ofensiva).
[Regras: 5.09 (b) (3),  6.01 (a) (10)]

domingo, 11 de agosto de 2019

DEFENSOR APANHA A BOLA REBATIDA QUE ESTÁ SOBRE A LINHA DE "FOUL"

Defensor da 3ª base apanhou a bola rebatida (“ground ball”) que estava sobre a linha de “foul” e lançou à 1ª base; o batedor-corredor foi declarado “out”.
Clique aqui para ver o lance (no trecho 0:00 – 0:10).
Jogada válida.
Uma bola rebatida que: (1) para sobre a linha de “foul”; (2) é apanhada por (ou tem contato com) um defensor enquanto está sobre a linha de “foul” é “fair ball”. (Todas as linhas de “foul” estão em território “fair”.) 
[DEFINIÇÕES DE TERMOS / “FAIR BALL” (REBATIDA VÁLIDA), “FAIR TERRITORY” (TERRITÓRIO “FAIR”)]

sábado, 10 de agosto de 2019

JARDINEIRO DIREITO APANHA UM “FLY” NAS PROXIMIDADES DA LINHA DE “FOUL

Clique  aqui para ver os lances (nos trechos 6:33 – 6:42 e 8:06 – 8:14).
Para decidir se uma bola rebatida para as proximidades da linha de “foul” é “fair” ou “foul”, o árbitro deve movimentar-se rapidamente e parar, sempre que possível, sobre a linha de “foul”.
Em bola “fly” apanhada nas proximidades da linha de “foul”, o árbitro deve indicar se a pegada foi efetuada em território “fair” ou “foul”. No lance mostrado no trecho 6:33 – 6:42, o árbitro sinalizou que o defensor apanhou um “foul fly”.

sexta-feira, 9 de agosto de 2019

POSICIONAMENTO DE DEFENSORES

Jogo “A” vs. “B”. Segunda metade do 12º “inning”, placar empatado (2 x 2). Bases cheias, dois eliminados. Para se resguardar de uma rebatida do quarto batedor (canhoto), o técnico da equipe “A” posicionou os “infielders” (defensores do campo interno) entre a 1ª e a 2ª bases e deslocou o jardineiro esquerdo para a 3ª base. O árbitro deve permitir isso?
Sim. Com exceção do arremessador e do receptor, um defensor pode posicionar-se em qualquer lugar do território “fair”.
[Regra 5.02 (c)]

quinta-feira, 8 de agosto de 2019

CORREDOR PISA O “HOME PLATE” ANTES DO TERCEIRO “OUT” (2)

Corredor na 1ª e 3ª base, dois eliminados. O defensor da 2ª base apanhou a bola rebatida (“ground ball”) em sua direção e se preparou para tocar o corredor da 1ª base. Este, porém, parou e começou a recuar. O distraído defensor, ao invés de lançar ao interbases, que estava cobrindo a 2ª base, foi atrás dele; e conseguiu tocá-lo. Nesse momento, o corredor da 3ª base já havia pisado o “home plate”. Foi anotado ponto?
Não, porque a terceira eliminação ocorreu em Jogada Forçada.
[Regra 5.08 (a) – EXCEÇÃO (2)]

quarta-feira, 7 de agosto de 2019

CORREDOR PISA O “HOME PLATE” ANTES DO TERCEIRO “OUT” (1)

Corredor na 1ª e 3ª base, um eliminado. O defensor da 1ª base apanhou a bola rebatida (“ground ball”) em sua direção e pisou a 1ª base –o batedor-corredor foi declarado “out; em seguida, lançou ao interbases, que estava cobrindo a 2ª base –o corredor da 1ª base foi eliminado por toque (terceiro “out”). Quando o corredor da 1ª base foi eliminado, o da 3ª base já havia pisado o “home plate”. Foi anotado ponto?
Sim (a eliminação do corredor da 1ª base não ocorreu em Jogada Forçada). 
[Regra 5.08 (a) – vide EXCEÇÃO (2)]

terça-feira, 6 de agosto de 2019

NÃO FOI ANOTADO PONTO

Corredor na 2ª e 3ª base, um eliminado. Rebatida indefensável –a bola foi na direção do “center fielder” (jardineiro central). Os corredores avançaram para “home”; o da 3ª base pisou o “home plate” tranquilamente; o da 2ª base foi eliminado em “run-down play” entre a 3ª base e o “home plate”. O batedor-corredor chegou à 2ª base, mas foi declarado “out” em apelação por ter omitido a 1ª base. O corredor da 3ª base anotou ponto?
Não.
Regra 5.08 (a) – EXCEÇÃO (1): Não deve ser anotado um ponto se o corredor avança ao “home base” durante uma jogada em que a terceira eliminação é feita sobre o batedor corredor antes que ele toque a primeira base.

segunda-feira, 5 de agosto de 2019

BOLA “FLY” DERRUBADA INTENCIONALMENTE

Corredor na 1ª e 3ª base, nenhum “out”. “Fly” para as proximidades da 2ª base. O defensor da 2ª base tocou a bola com a luva e deixou-a cair propositadamente na sua frente; em seguida, apanhou-a rapidamente, pisou a base e lançou à 1ª base. O batedor-corredor pisou a base pouco antes de o defensor da 1ª base receber a bola. O corredor da 3ª base pisou o “home plate”.
Decisão dada: Bola morta. O batedor-corredor foi declarado “out” e os corredores retornaram a suas bases.

Foi aplicada a Regra 5.09 (a) (12).

domingo, 4 de agosto de 2019

CORREDOR LEVA TOQUE FORA DA BASE, MAS É DECLARADO "SAFE"

Corredor na 1ª e 2ª base, um eliminado, contagem de arremessos: 1 – 1. O receptor lançou à 2ª base (“pick-off play”). O corredor retornou tocando a base com a mão direita; no momento em que soltou a mão da ‘almofada’, e antes de pisá-la com o pé direito, foi tocado pelo defensor, que recebera a bola lançada pelo receptor. Foi declarado "SAFE". O defensor reclamou, mas a decisão foi mantida.

Clique aqui para ver o lance (no trecho 2:09 – 2:26).

sábado, 3 de agosto de 2019

CORREDOR ULTRAPASSA UMA BASE E É ELIMINADO POR TOQUE

Corredor na 2ª base, dois eliminados, contagem de arremessos: 2 – 0. Rebatida “ground” em direção ao espaço entre o interbases e o defensor da 3ª base. Este conseguiu efetuar a defesa dando um ‘mergulho’. O corredor chegou à 3ª base e, após ultrapassá-la correndo, tentou retornar imediatamente, mas foi eliminado (foi tocado pelo defensor da 3ª base antes de alcançar a base).

[Regra 5.09 (b) (4)]

Clique aqui para ver o lance (no trecho 1:56  2:08).

Batedor-Corredor que ultrapassa a 1ª base –correndo ou deslizando– não pode ser eliminado por toque, desde que retorne imediatamente à base.

[Regra 5.09 (b) (4) – EXCEÇÃO]

sexta-feira, 2 de agosto de 2019

“INFIELD FLY”?

Bases cheias, um eliminado. A bola rebatida resultou em “fly” para trás da 3ª base. O defensor da 3ª base e o jardineiro esquerdo foram na direção da bola. Como o defensor da 3ª base se desequilibrou e foi ao chão, o jardineiro esquerdo avançou rapidamente e, com muita dificuldade, conseguiu apanhar a bola no ar.
Se, na opinião do árbitro, a bola poderia ter sido agarrada facilmente pelo defensor da 3ª base, deve ser declarado um “Infield Fly”.
[DEFINIÇÕES DE TERMOS / “INFIELD FLY”]
Comentário – (“INFIELD FLY”): Para aplicar a regra de “Infield Fly”, o árbitro deve julgar se a bola pode ser agarrada normalmente por um defensor do campo interno. Não deve se basear em algumas limitações arbitrárias, tais como o gramado ou as linhas de base. O árbitro deve também declarar um “Infield Fly” mesmo quando a bola é apanhada por um defensor do campo externo, se, na sua opinião, ela poderia ter sido agarrada facilmente por um defensor do campo interno. O “Infield Fly” não é, de maneira alguma, considerado uma jogada de apelação (“appeal play”). A opinião do árbitro tem de prevalecer, e a decisão deve ser tomada imediatamente.

quinta-feira, 1 de agosto de 2019

DEFENSOR DA 2ª BASE DISTRAI O BATEDOR

Nenhum corredor em base. Quando o arremessador iniciou os movimentos de arremesso, o defensor da 2ª base saiu de sua posição normal e ficou alguns passos à frente da linha de base; e no momento em que o arremesso foi completado, começou a pular agitando os braços. O batedor distraiu-se e interrompeu o “swing” (a bola passou na zona de “strike”).
O defensor deve ser removido do jogo por conduta antidesportiva e deixar o campo de jogo. O arremesso é desconsiderado.
[Regra 6.04 (c)]