domingo, 30 de junho de 2019

INTERFERÊNCIA DO "COACH"

Rebatida indefensável para "leftfield" (jardim esquerdo). Quando o batedor-corredor deu alguns passos em direção à 2ª base após pisar a 1ª base, o "base coach" prestou-lhe ajuda física (tocou-o) para fazê-lo retornar. A equipe na defensiva reclamou. O batedor-corredor foi declarado eliminado em razão da falta cometida pelo "coach" (Interferência da Ofensiva).

[Regra 6.01 (a) (8)]

Clique  aqui para ver o lance (0:00 – 1:19).

sábado, 29 de junho de 2019

BOLA LANÇADA PELO RECEPTOR ATINGE O ÁRBITRO DA 2ª BASE

Corredor na 1ª base. Tentativa de “steal” (roubo de base). A bola lançada pelo receptor atingiu o árbitro da 2ª base no momento em ele estava se posicionando para observar a jogada e desviou. O corredor chegou tranquilamente à 2ª base. O árbitro cometeu Interferência? O corredor tem de retornar à 1ª base?
Não. A jogada foi normal, já que a bola permanece viva e em jogo.
[Regra 6.01 (f)]
Ocorre Interferência do Árbitro quando: (1) o árbitro de “home” estorva, impede ou prejudica um lançamento do receptor que está tentando evitar um roubo de base ou eliminar um corredor fora da base; ou (2) uma bola “fair” que não tenha passado um defensor atinge um árbitro, em território “fair”. Interferência do Árbitro pode ocorrer também quando ele estorva o receptor que está devolvendo a bola ao arremessador.
[Comentário – Regra 6.01 (f), DEFINIÇÕES DE TERMOS / “INTERFERENCE” (INTERFERÊNCIA) (c)]

sexta-feira, 28 de junho de 2019

BATEDOR-CORREDOR É ELIMINADO POR INTERFERÊNCIA ANTES DE ALCANÇAR A 1ª BASE, DEPOIS QUE O CORREDOR DA 3ª BASE PISA O “HOME PLATE” NUMA JOGADA INTERMEDIÁRIA

Corredor na 3ª base, nenhum “out”. Jogada combinada: “squeeze play”. O “bunt” foi bem executado. O defensor da 3ª base apanhou a bola nas proximidades da linha de “foul” e lançou rapidamente para “home”; o corredor foi declarado “safe”. Em seguida, o receptor lançou à 1ª base; a bola atingiu as costas do batedor-corredor, que estava correndo fora da faixa de três pés (à esquerda da linha de “foul”).
Decisão: O batedor é “out” em razão da Interferência cometida [Regra 5.09 (a) (11)]. Como o corredor da 3ª base pisou o “home plate” numa jogada intermediária, foi anotado ponto (interpretação do beisebol profissional).

quinta-feira, 27 de junho de 2019

BOLA “FAIR FLY” TOCA A LUVA DO DEFENSOR E DESVIA PARA O TERRITÓRIO “FOUL”

O jardineiro esquerdo saltou para tentar apanhar um “fair fly” nas proximidades do poste de “foul”. A bola tocou sua luva e desviou para o território “foul”, passando sobre a cerca lateral.
O batedor-corredor deve ser autorizado a avançar até a 2ª base.
Se a bola tivesse passado sobre a cerca em território “fair” (cerca do fundo), ao batedor seria concedido um “home run”. Se, porém, essa cerca estiver localizada num ponto com menos de 250 pés (76,20 m) do “home plate”, o bateror será autorizado a avançar somente duas bases.
[Regra 5.05 (a) (9)]

quarta-feira, 26 de junho de 2019

CORREDOR ULTRAPASSA A BASE QUE LHE FOI CONCEDIDA

Corredor na 1ª e 2ª base, dois eliminados, contagem de arremessos: 3 – 1 (três “balls” – um “strike”). O arremesso seguinte foi declarado “BALL”. O corredor da 2ª base pisou a 3ª base e, após ultrapassá-la, ficou conversando com o “base coach”. Enquanto isso, o arremessador jogou a bola ao defensor da 3ª base, e este tocou o displicente corredor, fora da base. É “out”?
Sim.
[Regra 5.09 (b) (4)]

terça-feira, 25 de junho de 2019

BATEDOR DISTRAÍDO

Corredor na 1ª base, dois “outs”. Contagem de bolas arremessadas: 2 – 2 (dois “balls” – dois “strikes”). O batedor tentou rebater o arremesso seguinte (a bola, após tocar o solo, estava passando sobre o “home plate”), mas não teve êxito. Achando que tinha sido eliminado (“strikeout”), foi caminhando em direção ao “dugout”. Quando ele deixou o círculo de terra que circunda o “home plate”, foi declarado “out”.
Decisão correta.
[Comentário – Regra 5.05 (a) (2)]
Até 2006: Antes de entrar no “dugout”, ou antes de pisar os degraus do “dugout”, o batedor podia tentar chegar à 1ª base. Para eliminá-lo, um defensor teria de tocá-lo, ou tocar a 1ª base antes de ele alcançá-la.

segunda-feira, 24 de junho de 2019

BATEDOR PASSA DE UM “BATTER’S BOX” PARA OUTRO

Quando o arremessador na Posição “Windup” iniciou o arremesso, após receber a senha do receptor, o batedor mudou de um “batter’s box” para outro. O árbitro eliminou-o por ação ilegal.
Decisão correta. Foi aplicada a Regra 6.03 (a) (2). Esta regra deve ser aplicada também quando o batedor faz isso no momento em que o arremessador, com o pé de apoio em contato com o “pitcher’s plate”, está olhando os sinais do receptor [Regra 6.03 (a) (2) – NOTA].
No softbol, o batedor deve ser eliminado se muda de um “batter’s box” para outro, passando na frente do receptor, enquanto o arremessador está recebendo a senha ou aparenta estar recebendo uma senha, com os pés em contato com o “pitcher’s plate”, ou a qualquer momento depois disso antes de o arremesso ser completado.
[Regra 5.4.4 (b) (vi)]

domingo, 23 de junho de 2019

ERROS COMETIDOS POR ÁRBITROS

Veja os lances clicando aqui (0:00 – 5:16).

Lance 1: "Safe" (não houve toque).

Lance 2: "Foul Ball" (a batedora estava dentro do "batter's box" quando foi atingida pela bola rebatida).

Lance 3: "Out" (a batedora-corredora não havia chegado à base quando a defensora da 1ª base recebeu a bola lançada).

Lance 4: "Safe" (a defensora da 3ª base derrubou a bola ao tocar a corredora).

Lance 5: "Safe" (a corredora pisou a base antes de ser tocada pela defensora da 3ª base).

sábado, 22 de junho de 2019

DECISÃO EQUIVOCADA DO ÁRBITRO DE "HOME"

Little League World Series. Jogo Minnesota vs. South Dakota. Segunda metade do terceiro "inning", placar: Minnnesota 10 x 0 Dakota. Dakota no ataque; bases cheias, dois eliminados, contagem de arremessos: 0 – 0. Quando o batedor iniciou o "swing", a bola tocou o cabo do "bat" e foi rolando em território "fair"; o arremessador efetuou a defesa e lançou ao receptor. O corredor da 3ª base  chegou ao "home base", deslizando, depois que o receptor já havia recebido a bola, com o pé direito sobre a base –"Force Out" (Eliminação Forçada)–; foi declarado "SAFE". O técnico da equipe na defensiva reclamou. Os árbitros se reuniram e mantiveram a decisão (???). (Comentário do técnico a seus jogadores: "Não tem jeito de mudarmos a situação; vamos fazer quatro eliminações neste "inning".)

Veja o lance clicando aqui (no trecho 1:05 – 3:46).

sexta-feira, 21 de junho de 2019

CORREDOR ATINGIDO POR UMA BOLA “FAIR”

No momento em que o corredor da 2ª base estava tentando um “steal” (roubo de base), a bola rebatida (“line drive”) em direção ao espaço entre o interbases e o defensor da 3ª base atingiu o seu braço e desviou; o interbases apanhou-a antes de ela ir ao chão. O batedor é “out”?
Não. O corredor, sim, deve ser eliminado com a aplicação da Regra 5.09 (b) (7). O batedor deve ser autorizado a ir à 1ª base, sem o risco de ser eliminado [Regra 5.05 (b) (4)].

quinta-feira, 20 de junho de 2019

ARREMESSO ILEGAL

Nenhum corredor em base. Contagem de arremessos: 2 – 2. O arremessador fez um arremesso ilegal. Como a bola estava passando no meio da zona de “strike”, o batedor girou o “bat”, rapidamente, e conseguiu rebatê-la, mas foi eliminado na 1ª base. O árbitro declarou um “BALL” e mandou o batedor voltar ao “batter’s box”.
Decisão correta.
Se o batedor tivesse chegado “safe” à 1ª base através de uma rebatida indefensável (“base hit”), um erro da defensiva, quatro “balls” (“base on balls”), por ter sido atingido por um arremesso (“hit by pitch”), ou de outra maneira, a falta cometida pelo arremessador não seria levada em consideração.
[Regra 6.02 (b)]

quarta-feira, 19 de junho de 2019

ARREMESSO APRESSADO

Corredor na 1ª base. Quando o batedor ainda não estava devidamente posicionado no “batter’s box”, o arremessador efetuou um arremesso (foi declarado “STRIKE”). O técnico da equipe na ofensiva reclamou. 
Reclamou com razão. Como o arremessador efetuou um arremesso apressado (“quick pitch”), um arremesso ilegal, portanto, o árbitro deveria ter declarado um “BALK”.
Se esse lance tivesse acontecido com as bases desocupadas, seria declarado um “BALL”.
Arremesso apressado é perigoso; não deve ser permitido.
[Regra 6.02 (a) (5), Comentário – Regra 6.02 (a) (5)]
No softbol, o arremesso é anulado. A bola torna-se morta e todas as ações subsequentes a esse arremesso são canceladas.
[Regra 4.5 (b)]

terça-feira, 18 de junho de 2019

BOLA REBATIDA ATINGE UM ÁRBITRO

Corredor na 1ª e 2ª base, nenhum “out”. “Ground Ball”* forte. A bola passou ao lado do arremessador (sem ter contato com ele) e atingiu o árbitro da 2ª base posicionado no campo interno (na frente da linha de base).
A bola torna-se morta. O batedor é autorizado a ir à 1ª base, sem o risco de ser eliminado; os corredores são forçados a avançar.
[Regras: 5.05 (b) (4), 5.06 (c) (6), Comentário – Regra 5.06 (c) (6)]
Se o arremessador tivesse tocado a bola, a bola permaneceria viva e em jogo, e o batedor se tornaria um corredor.
[Regras: 5.05 (a) (4)]
*“GROUND BALL” é uma bola rebatida que vai rolando ou dando saltos baixos sobre o solo.

segunda-feira, 17 de junho de 2019

BOLA REBATIDA DESVIADA PELO ARREMESSADOR ATINGE O BATEDOR-CORREDOR

Corredor na 2ª base, um eliminado. Rebatida “line drive” forte. A bola desviou ao tocar a luva do arremessador, atingiu o batedor-corredor, que estava fora da faixa de três pés (em território "fair"), e foi em direção à cerca lateral. (O batedor-corredor pisou a 1ª base e o corredor avançou à 3ª base.) Que decisão deve ser dada a este caso?
Jogada normal, já que a bola permanece viva e em jogo.
[Regra 5.05 (a) (4)]

domingo, 16 de junho de 2019

DECISÃO DO ÁRBITRO QUE IMPLIQUE JULGAMENTO É DEFINITIVA

Clique  aqui (arremessos "STRIKE" declarados "BALL") e aqui (arremessos "BALL" declarados "STRIKE").
Regra 8.02 (a): Qualquer decisão do árbitro que implique julgamento, tais como: se uma bola rebatida é “fair” ou “foul”; se um arremesso é “strike” ou “ball”; se um corredor é “safe” ou “out” etc. é definitiva. Nenhum jogador, técnico, “coach” ou substituto deve contestar qualquer decisão que implique julgamento.
Comentário – Regra 8.02 (a): Não é permitido que jogadores abandonem suas posições no campo ou deixem suas bases, ou que técnicos ou “coaches” deixem o “bench” ou o “coach’s box”, para discutir sobre “BALLS” e “STRIKES”. Eles devem ser advertidos se forem em direção ao “home plate” para contestar a decisão. Se continuarem reclamando, serão expulsos do jogo.

sexta-feira, 14 de junho de 2019

BATEDOR DESIGNADO (“DH”)

Com uma rebatida indefensável –a bola passou o interbases e rolou para “leftfield” (jardim esquerdo)– o “DH” tentou chegar à 2ª base. Ao dar alguns passos após pisar a 1ª base, torceu o pé direito e interrompeu a corrida. Quando ele voltou à 1ª base, o técnico examinou-o e resolveu utilizar um corredor de emergência (“pinch runner”). Termina a função do “DH” para o resto do jogo?
Não. O corredor de emergência torna-se, daí em diante, o Batedor Designado.
[Regra 5.11 (a) (6)]

quinta-feira, 13 de junho de 2019

BOLA ARREMESSADA FICA ALOJADA NA MÁSCARA DO RECEPTOR

Corredor na 2ª base, dois eliminados, contagem de arremessos: 3 – 2 (três “balls” – dois “strikes”). O batedor tentou rebater o arremesso seguinte, mas não conseguiu; a bola passou sem ter contato com o “bat” e se alojou na máscara do receptor.
A bola torna-se morta. Ao batedor deve ser concedida a 1ª base, e ao corredor, a terceira base.
[Regras: 5.06 (c) (7), Comentário – Regra 5.06 (c) (7)]

quarta-feira, 12 de junho de 2019

INTERFERÊNCIA DA DEFENSIVA

Corredor na 2ª base, nenhum “out”. “Fly” para “centerfield” (jardim central). O jardineiro central apanhou a bola no ar; o corredor fez “tag-up”* e avançou à 3ª base. Ocorre que, quando o batedor rebateu o arremesso, o “bat” teve contato com o ‘kyatti mitto’*, e o árbitro de “home” havia declarado a falta cometida pelo receptor (Interferência da Defensiva).

Neste caso, a equipe na ofensiva tem o direito de optar pela penalidade da Interferência ou pelo resultado da jogada.O técnico da equipe na ofensiva pode avisar o árbitro de “home” sobre sua decisão de renunciar à penalidade da Interferência e aceitar a jogada. Tal escolha deve ser feita imediatamente depois de concluída a jogada.
[Regra 6.01 (c), Comentário - Regra 6.01 (c)]
*“TAG-UP” (taeg-âp) é aquele lance em que o corredor deixa a base, numa rebatida “fly”, depois que um defensor apanha ou toca a bola.
*‘KYATTI MITTO’ vem de “CATCHER’S MITT” (kaetshar’s mitt) = Luva especial para receptor.

terça-feira, 11 de junho de 2019

INTERFERÊNCIA DO ÁRBITRO

Corredor na 3ª base, um eliminado, contagem de arremessos: 2 – 2 (dois “balls” – dois “strikes”). O batedor fez “swing”. A bola passou sem ter contato com o “bat”, tocou a luva do receptor e caiu. O batedor correu para a 1ª base. No momento em que o receptor –após pegar a bola do chão– se preparou para lançar à 1ª base, sua mão esbarrou na máscara do árbitro; por essa razão o lançamento foi mal executado. O corredor pisou o “home plate” e o batedor chegou tranquilamente à 1ª base.
O batedor é “out” (Interferência do Árbitro). A bola fica fora de jogo (bola morta) e o corredor retorna à 3ª base.
[Regra: 5.06 (c) (2), Comentário – Regra 6.01 (f) (1), DEFINIÇÕES DE TERMOS / “INTERFERENCE” (INTERFERÊNCIA) (c) (1)]

segunda-feira, 10 de junho de 2019

BOLA ARREMESSADA É CHUTADA PELO RECEPTOR

Corredor na 1ª base, dois eliminados, contagem de arremessos: 3 – 2. No arremesso seguinte o batedor girou o “bat” (fez “swing”). A bola –não teve contato com o “bat”– tocou o solo e, ao atingir a borda dianteira do “home plate” –que estava saliente– desviou para as proximidades da linha de “foul” da 1ª base. Na pressa de apanhá-la o receptor chutou-a, acidentalmente, para dentro do “dugout” de sua equipe.

A bola torna-se morta. Ao corredor deve ser concedida a 3ª base, e ao batedor-corredor, a 2ª base.  (A concessão é de duas bases a partir da posição do corredor e do batedor-corredor no momento do arremesso.)

[Regra 5.06 (b) (4) (h) – REGRA APROVADA]

domingo, 9 de junho de 2019

BATEDOR COMETE INTERFERÊNCIA

Corredor na 1ª base. "Wild Pitch" (arremesso descontrolado). A bola tocou o solo e, ao ter contato com o receptor, desviou. O batedor chutou-a (não intencionalmente, com certeza, disse o locutor). O receptor não conseguiu eliminar o corredor na 2ª base –o lançamento foi mal executado; a bola foi parar no jardim central. O corredor chegou à 3ª base, porém foi mandado de volta à 1ª base em razão da falta cometida pelo batedor (Interferência da Ofensiva).
[Comentário – Regra 6.03 (a) (3) e (4), DEFINIÇÕES DE TERMOS: “INTERFERENCE” (INTERFERÊNCIA) (a)]
Clique aqui para ver o lance (no trecho 0:00 – 1:13).

sexta-feira, 7 de junho de 2019

LUVA DO RECEPTOR (“MITT”)

Como o arremessador com quem está atuando faz arremessos com efeito muito grande, o receptor está usando uma luva grande (maior do que aquela que utiliza normalmente). O árbitro deve permitir isso?
O receptor pode usar luva grande a qualquer momento, desde que suas medidas estejam dentro do que especifica a Regra 3.04, ou seja, não tenha mais de 38 polegadas (96,52 cm) de circunferência, nem mais de 15 ½ polegadas (39,37 cm) desde o extremo superior até a parte inferior.

quinta-feira, 6 de junho de 2019

JOGADA DE APELAÇÃO

Corredor na 2ª e 3ª base, nenhum eliminado. Rebatida de duas bases (“two-base hit”) empurrou os corredores para “home”. O corredor da 3ª foi declarado “out” em apelação por ter cruzado o “home base” sem pisá-lo; o da 2ª também foi eliminado em apelação por ter omitido a 3ª base. O técnico da equipe na ofensiva reclamou, alegando que a segunda apelação não deveria ser aceita, uma vez que foi feita após ter ocorrido uma jogada (apelação sobre omissão do “home base”). Reclamou com razão?
Não. Uma apelação não deve ser interpretada como uma jogada ou tentativa de jogada.
[Regra 5.09 (c)]

quarta-feira, 5 de junho de 2019

BOLA ARREMESSADA TRISCA O “BAT” E VAI DIRETAMENTE DE ENCONTRO AO PROTETOR DE TÓRAX DO RECEPTOR

Corredor na 1ª base, um eliminado, “ball count” (contagem de arremessos): 2 – 2 (dois “balls” – dois “strikes”). No momento em que o arremessador –na Posição “Set”– levantou o pé livre, o corredor arrancou em direção à 2ª base (tentativa de roubo de base). O batedor tentou rebater o arremesso (‘in koona’*); a bola triscou o “bat” e foi diretamente de encontro ao protetor de tórax do receptor. Este apanhou-a no rebote, com o ‘mitto’*, e lançou rapidamente ao interbases. O corredor foi tocado pouco antes de alcançar a ‘almofada’. Ele é “out”?
Não. Deve ser declarado um “foul ball” (a bola foi do “bat” ao protetor de tórax do receptor, sem tocar primeiro a sua mão ou o seu ‘mitto’). O corredor retorna à 1ª base.
[Comentário – Regra 5.09 (a) (2), DEFINIÇÕES DE TERMOS / “FOUL TIP”]
*Arremesso ‘in koona’ é aquele colocado no canto interno da zona de “strike” do batedor. ‘In koona’ vem de “in corner” (in kóórna) = canto interno.
*‘Mitto’ vem de “mitt” (mit), um tipo especial de luva que oferece maior proteção à mão de uma pessoa. No beisebol e softbol, há luva especial para receptor <‘kyatti mitto’: vem de “catcher’s mitt” (kaetshar’s mit)>, e também para defensor da 1ª base <‘fasto mitto’: vem de “first baseman’s mitt” (farst béismaen’s mit)>.

terça-feira, 4 de junho de 2019

“INFIELD FLY”

Aconteceu num jogo de softbol. Corredor na 1ª base, um eliminado. “Fly” em direção ao espaço entre os defensores da 1ª base e 2ª base. O árbitro da 1ª base sinalizou e declarou um “Infield Fly”. O defensor da 2ª base apanhou a bola no ar e lançou rapidamente à 1ª base. O corredor permaneceu fora da base e foi tocado pelo defensor da 1ª base. Quando ele foi declarado "out", a equipe na ofensiva reclamou e queria que a jogada de toque fosse anulada, alegando que a bola se tornara morta no momento em que foi aplicada a Regra de “Infield Fly”.
Reclamação improcedente. Quando é declarado um “Infield Fly”, a bola continua viva e em jogo.
[Regra 5.5.2 (a) (v) – Efeito]

segunda-feira, 3 de junho de 2019

RECEPTOR NÃO AGARRA O TERCEIRO “STRIKE”

Corredor na 2ª base, um “out”, contagem de arremessos: 2 – 2 (dois “balls” – dois “strikes”). O arremesso seguinte tocou o solo antes do “home plate” e pulou. O batedor fez "swing". A bola passou sem ter contato com o “bat” e foi agarrada pelo receptor. “Strikeout”?

Sim, mas somente para fins estatísticos.

O anotador oficial deve anotar um “strikeout” sempre que:

(1) um batedor é eliminado por um terceiro “strike” não agarrado pelo receptor;

(2) um batedor é eliminado por um terceiro “strike” não agarrado pelo receptor quando, com menos de duas eliminações, há um corredor na 1ª base;

(3) um batedor torna-se um corredor porque o terceiro “strike” não é agarrado; ou

(4) um “bunt” executado depois de contados dois “strikes” é declarado “foul bal”, a não ser que tal “bunt” resulte em “foul “fly” e um defensor efetue a defesa, caso em que o anotador oficial não deve anotar um “strikeout”; deve creditar um “putout” ao defensor que apanha esse “foul fly”.

(Regbra 9.15)