sexta-feira, 31 de maio de 2019

ARREMESSADOR AMBIDESTRO

Quando foi anunciada a entrada de um batedor de emergência (destro), o arremessador (ambidestro), que estava sobre o “pitcher’s plate” com a luva na mão direita após enfrentar um batedor canhoto, passou a luva para a mão esquerda e se preparou para arremessar com a direita. O árbitro de “home” deve permitir isso?
Sim, porque o arremessador procedeu corretamente, ou seja, indicou de forma clara ao árbitro principal, ao batedor e aos corredores a mão com a qual pretende arremessar.
Regra 5.07 (f): Um arremessador tem de indicar de forma clara ao árbitro principal, ao batedor e aos corredores a mão com a qual pretende arremessar, o que pode ser feito usando sua luva na outra mão enquanto está tocando o “pitcher’s plate”. Não é permitido que o arremessador efetue arremessos com a outra mão até que: (a) o batedor seja eliminado ou se torne um corredor; (b) o “inning” termine; (c) o batedor seja substituído por um “pinch-hitter”; (d) o arremessador se machuque. Se o arremessador muda a mão para efetuar arremessos enquanto o mesmo batedor está no “batter's box”, em razão de um ferimento, ele não pode voltar a arremessar com a outra mão pelo resto do jogo. Depois que muda a mão para arremessar, o arremessador não deve ser autorizado a fazer arremessos preparatórios. A mudança de mãos para efetuar arremessos tem de ser indicada claramente ao árbitro principal.

quinta-feira, 30 de maio de 2019

DEFENSOR USANDO LUVA ILEGAL

Aconteceu num jogo de softbol. Corredor na 3ª base, um eliminado. O “centerfielder” (jardineiro central) apanhou um “fly” nas proximidades da cerca do fundo. O corredor saiu legalmente da base e pisou o “home plate”. Terminada a jogada, foi constatado que o defensor estava usando luva ilegal.
O técnico da equipe adversária tem a opção de (a) aceitar o resultado da jogada, ou (b) mandar o batedor bater novamente, assumindo a contagem de “ball” e “strike” anterior ao arremesso; o corredor tem de retornar à 3ª base.
[Regra 5.7 (a) e (b)]

quarta-feira, 29 de maio de 2019

BATEDOR-CORREDOR RECUA EM DIREÇÃO AO “HOME PLATE”

Corredor na 1ª base, nenhum “out”. “Bunt” de sacrifício* –a bola foi rolando rente à linha de “foul” da 1ª base. O arremessador efetuou a defesa e, como o batedor-corredor começou a recuar em direção ao “home plate”, foi atrás dele ao invés de pisar a 1ª base. O batedor-corredor deve ser eliminado por abandono de esforço para tocar a 1ª base?

Beisebol
Não. Esse procedimento (recuar em direção ao “home plate”) é permitido, desde que não desvie para os lados. O batedor-corredor deve ser eliminado (1) no momento em que toca o “home plate”; (2) no momento em que é tocado com a bola por um defensor; (3) no momento em que um defensor, de posse da bola, toca a 1ª base.
[Regra 5.09 (b) (10) – NOTA]
Softbol
O batedor-corredor deve ser eliminado, imediatamente, quando dá um passo para trás na direção do “home plate” para evitar ou retardar um toque de um defensor. A bola torna-se morta e todos os corredores têm de retornar à última base tocada legalmente no momento do arremesso.

[Regra 5.5.2 (b) (xii)]
*“Bunt” de sacrifício é aquela jogada em que, com menos de duas eliminações, o batedor faz avançar um ou mais corredores por meio de “bunt”, sacrificando sua própria chance de alcançar a 1ª base.

terça-feira, 28 de maio de 2019

JOGO DECIDIDO NA SEGUNDA METADE DE UM “INNING” EXTRA

Segunda metade do 10º "inning", corredor na 2ª e 3ª base, um eliminado, placar: 3 x 3. Rebatida indefensável de duas bases –a bola tocou o solo e pulou para outro lado da cerca do jardim esquerdo. O árbitro encerrou a partida quando o corredor da 3ª base pisou o “home plate”.
Regra 7.01 (g) (3): Se a equipe local anota o ponto da vitória na segunda metade do nono “inning” (ou na segunda metade de um “inning” extra após um empate), o jogo termina imediatamente após ser anotado o ponto decisivo.

segunda-feira, 27 de maio de 2019

“HOME BASE” / “HOME PLATE”

Muitos podem estranhar por que ohome base" é, habitualmente, chamado de “home plate”. A suposição natural é que, originalmente, ele tinha o formato de um prato, e isso é confirmado pela história. Em 1869, “home base” com formato circular deixou de ser usado e foi substituído por uma placa quadrada de 12 polegadas (30,48 cm), geralmente feita de mármore ou pedra. A peça era colocada no solo, com um canto virado na direção dopitcher‘s plate”, e o canto oposto, na direção do receptor. As posições do arremessador e receptor eram, então, chamadas de “os pontos”.

Em 1885, a Associação Americana estipulou que o “home base” não mais podia ser de pedra; tinha de ser feito de borracha branca. Dois anos depois, a Liga Nacional acrescentou a mesma condição ao seu Manual de Regras. A mudança foi feita com o propósito de reduzir acidentes que podiam causar ferimentos a corredores que chegam deslizando para a base. O “home base” quadrado foi utilizado até 1900. A mudança da placa quadrada para um formato pentagonal, no início do novo século, foi feita para arremessadores e árbitros poderem localizar a zona de “strike” mais facilmente, mas deu a arremessadores um enorme auxílio adicional.

Fonte: Rules of Baseball, de David Nemec

sábado, 25 de maio de 2019

ARBITRAGEM EM BEISEBOL – COBRINDO AS BASES (SISTEMA DE QUATRO ÁRBITROS)

Fly” para “centerfield” (jardim central) – a bola bateu na cerca e voltou. O jardineiro central apanhou-a e fez um lançamento perfeito à 3ª base; o batedor-corredor foi eliminado por toque.

O árbitro da 2ª base acompanhou a bola; o da 3ª base deslocou-se para a 2ª base; o de “home” cobriu a 3ª base e deu a decisão.

Clique aqui para ver o lance (no trecho 0:00/1:04).

sexta-feira, 24 de maio de 2019

“HOME RUN” ANULADO

Segunda metade de um “inning” extra, placar empatado. Corredor na 3ª base, dois eliminados, contagem de arremessos: 1 – 2 (um “ball” – dois “strikes”). O arremessador tentou fechar o “inning” com um “forkball”*, mas como a bola fez pouco efeito o batedor acertou um “home run”. Achando que o jogo estava decidido, esperou o corredor pisar o “home plate” para comemorar. Em seguida, ambos entraram no “bench”.
Esse jogo tem de continuar, já que o placar continua empatado (o corredor da 3ª base não anotou ponto).
[Regra 5.08 (a) – EXCEÇÃ (1)]
*“Forkball” (fóórkból) é uma bola arremessada que cai bruscamente quando se aproxima do “home plate”. O arremesso é feito com a bola colocada entre os dedos indicador e médio.

quinta-feira, 23 de maio de 2019

INTERFERÊNCIA DO ÁRBITRO?

Rebatida indefensável. A bola passou entre os defensores da 2ª base e 1ª base e rolou para “rightfield” (jardim direito). Quando o batedor-corredor deu alguns passos em direção à 2ª base, após pisar a 1ª base, colidiu com o árbitro da 1ª base. Ambos foram ao chão. O defensor da 1ª base recebeu a bola lançada pelo jardineiro direito e tocou o corredor, que estava tentando retornar à 1ª base. Teria o árbitro cometido Interferência?
Não. O corredor é “out”, já que a bola continua viva e em jogo.
[Regra 5.09 (b) (4)]
Ocorre Interferência do Árbitro (1) quando um árbitro de “home” estorva, impede ou prejudica um lançamento do receptor que está tentando evitar um roubo de base ou eliminar um corredor fora da base; ou (2) quando uma bola “fair” que não tenha passado um defensor atinge um árbitro, em território “fair”. Interferência do Árbitro pode ocorrer também quando ele estorva o receptor que está devolvendo a bola ao arremessador.
[Comentário – Regra 6.01 (f)]

quarta-feira, 22 de maio de 2019

RECEPTOR NÃO COMETEU INTERFERÊNCIA

Quando o arremessador iniciou os movimentos de arremesso, o receptor se levantou e tocou, inadvertidamente, o “bat”. Deve ser declarada uma Interferência da Defensiva? 
Não. Como o contato com o “bat” ocorreu antes de o arremesso ser completado, o árbitro deve declarar “TIME” e ordenar que o arremessador e o batedor recomecem desde o início.
[Comentário – Regra 5.05 (b) (3)]

terça-feira, 21 de maio de 2019

INTERFERÊNCIA DA OFENSIVA

A bola rebatida foi rolando lentamente em direção à 1ª base, em território “fair”. No momento em que o arremessador se preparou para efetuar a defesa nas proximidades da linha de “foul”, o batedor-corredor chocou-se com ele e derrubou-o.
Deve ser eliminado por Interferência. A bola torna-se morta.
Um corredor é eliminado quando estorva um defensor que está tentando fazer uma jogada sobre uma bola rebatida.
[Regra 5.09 (b) (3)]
É Interferência de um corredor quando ele não desvia de um defensor que está tentando apanhar uma bola rebatida.
[Regra 6.01 (a) (10), PENALIDADE POR INTERFERÊNCIA]
Um corredor que é julgado ter estorvado um defensor que está tentando fazer uma jogada sobre uma bola rebatida deve ser eliminado, independente de o ato ter sido intencional ou não.
[Comentário – Regra 6.01 (a) Penalidade por Interferência]

segunda-feira, 20 de maio de 2019

BOLA LANÇADA PELO ARREMESSADOR SAI DO CAMPO DE JOGO

Como o corredor da 1ª base estava distraído fora da base, o arremessador na Posição “Set” tentou eliminá-lo, mas o lançamento foi mal executado; a bola tocou o solo e pulou para fora do campo de jogo. Quantas bases devem ser concedidas ao corredor?
Uma base.
[Regra 5.06 (b) (4) (H)]

sexta-feira, 17 de maio de 2019

BOLA LANÇADA PELO ARREMESSADOR SAI DO CAMPO DE JOGO

Para tentar eliminar o corredor da 1ª base, que estava se afastando muito da base, o arremessador na Posição “Set” tirou o pé de apoio para trás do “pitcher’s plate” e lançou à 1ª base; a bola tocou o solo após passar sobre a cabeça do defensor da 1ª base e entrou nas arquibancadas. Quantas bases devem ser concedidas ao corredor?
Como o arremessador não estava posicionado sobre o “pitcher’s plate” quando efetuou o lançamento, o corredor pode avançar duas bases. 
[Regra 5.06 (b) (4) (G)]

quinta-feira, 16 de maio de 2019

JOGADA DE APELAÇÃO

Corredor na 2ª base, um “out”. “Fly” na direção do “rightfield” (jardim direito) –a bola foi apanhada no ar. O corredor deixou a base antecipadamente e avançou à 3ª base. O defensor da 2ª base, de posse da bola que lhe foi lançada pelo jardineiro direito, pisou a ‘almofada’ da 2ª base e devolveu a bola ao arremessador. O corredor é ”out”?
Não, porque não houve apelação (para apelar, o defensor deve manifestar-se verbalmente ou através de gesto e demonstrar claramente a sua intenção).
[DEFINIÇÃO DE TERMOS / “APPEAL” (APELAÇÃO), Regra 5.09 (c) (1)]

quarta-feira, 15 de maio de 2019

TERCEIRO “STRIKE” NÃO É AGARRADO PELO RECEPTOR

Corredor na 1ª base, dois eliminados. Contagem de arremessos: dois “strikes”. No arremesso seguinte o batedor fez ‘karaburi’* –a bola tocou o solo antes do “home plate” e desviou– e chegou à 1ª base; o corredor da 1ª avançou à 2ª base.
Jogada normal.
O batedor torna-se um corredor quando o terceiro “strike” declarado pelo árbitro não é agarrado, desde que a 1ª base não esteja ocupada, ou (2) haja duas eliminações quando a 1ª base está ocupada.
[Regra 5.05 (a) (2)] 
*‘Karaburi’ é um termo japonês. Dizemos que um batedor fez ‘karaburi’ quando ele faz “swing” e seu “bat” não tem contato com a bola arremessada.

terça-feira, 14 de maio de 2019

CORREDOR NÃO É “OUT”

Corredor na 3ª base, dois “outs”. Rebatida indefensável em direção ao “leftfield” (jardim esquerdo). O jardineiro esquerdo apanhou a bola nas proximidades da linha de “foul” e lançou para “home”. O receptor recebeu o lançamento e tocou o corredor antes de ele chegar ao “home plate”, mas soltou a bola. Se ele conseguir recuperá-la antes de ela tocar o solo, o corredor é “out”?
Não, porque o receptor não continuou segurando firmemente a bola após efetuar o toque (não houve toque legal). Para o toque ser válido, o defensor deve segurar a bola por um tempo suficiente para provar que teve controle absoluto dela. A decisão sobre o tempo que o defensor tem de segurar a bola após tocar o corredor fica a critério do árbitro.
[DEFINIÇÕES DE TERMOS / “TAG” (TOQUE)]

segunda-feira, 13 de maio de 2019

BATEDOR É ATINGIDO PELO ARREMESSO NO MOMENTO EM QUE INTERROMPE O “SWING”

Corredor na 1ª base, um “out”. Jogada combinada: “hit and run”*. O batedor iniciou o “swing”, mas interrompeu-o ao ver o “base coach” sinalizando que mudara de estratégia (quando ele levou o “bat” para trás, a bola tocou o seu antebraço esquerdo). O arremesso foi declarado “STRIKE”.
O árbitro julgou que a bola poderia ter passado na zona de “strike” se não tivesse atingido o batedor.
[Regra 5.05 (b) (2) – vide NOTA 2]
*“Hit and Run” é uma jogada em que o batedor tem de rebater a bola arremessada, com certeza, porque o corredor já está iniciando a corrida para a base seguinte.

domingo, 12 de maio de 2019

"INFIELD FLY" / BOLA DERRUBADA INTENCIONALMENTE

Corredor na 1ª e 2ª base, um eliminado. Fly para trás do arremessador. Os corredores permaneceram nas bases. Quando o interbases tentou efetuar a defesa, a bola tocou sua luva e foi ao chão. O arremessador, que estava nas proximidades, apanhou-a e lançou ao defensor da 3ª base; este, após pisar a base, lançou ao defensor da 2ª base e completou a jogada dupla (double play). O técnico da equipe na ofensiva reclamou, alegando que somente o batedor deveria ser eliminado pela Regra de Infield Fly.

Reclamação improcedente; a jogada é válida.

A Regra de Infield Fly deve ser aplicada somente quando um árbitro pelo menos se manifesta sobre o lance (ou seja, declara: “INFIELD FLY!”).

Os árbitros poderiam ter eliminado o batedor, se, na sua opinião, o interbases poderia ter agarrado a bola no ar, mas não o fez intencionalmente (nesse caso, a bola ficaria morta e os corredores retornariam para suas bases). Se, porém, a bola tivesse ido ao chão sem ter contato com o interbases, a jogada seria válida.

[Regras: 5.09 (a) (5), 5.09 (a) (12) – vide REGRA APROVADA, 5.09 (b) (6), DEFINIÇÕES DE TERMOS / “INFIELD FLY”]

sábado, 11 de maio de 2019

ARREMESSO ILEGAL

Nenhum corredor em base. O arremessador efetuou um arremesso apressado (“quick pitch”)*. A bola passou na zona de “strike”, mas o árbitro declarou um “BALL”.
Decisão correta. Se houvesse corredor(es) em base, seria declarado um “balk”.

'*Arremesso apressado é aquele efetuado antes de o batedor se posicionar razoavelmente no "batter's box". É um arremesso ilegal.
[Regra 6.02 (a) (5), Comentário – Regra 6.02 (a) (5)]

sexta-feira, 10 de maio de 2019

BATEDOR-CORREDOR COMETE INTERFERÊNCIA

Foul Fly” na direção da 1ª base. Quando o defensor da 1ª base estava se preparando para apanhar a bola, o batedor-corredor colidiu com ele; a bola foi ao chão.
O batedor-corredor é “out” em razão da falta cometida (Interferência da Ofensiva).
[Regras: 5.09 (b) (3), 6.01 (a) (10)]

quinta-feira, 9 de maio de 2019

“FAIR BALL” OU “FOUL BALL”?

Fly” para trás da 3ª base. No momento em que o defensor da 3ª base se preparou para efetuar a defesa nas proximidades da linha de “foul”, o interbases, que também estava na jogada, chocou-se com ele. A bola tocou a luva do defensor da 3ª base e caiu em território “fair”.
Se a bola estava em território “foul” quando teve contato com a luva, é “foul ball”.
Um “fair fly” deve ser julgado de acordo com a posição da bola em relação à linha de “foul”, incluindo o poste de “foul”, e não pela posição do defensor –se ele está em território “fair” ou “foul”– no momento em que toca a bola.
Um “foul fly” deve ser julgado de acordo com a posição da bola em relação à linha de “foul”, incluindo o poste de “foul”, e não pela posição do defensor –se ele está em território “foul” ou “fair”– no momento em que toca a bola.
[DEFINIÇÕES DE TERMOS: “FAIR BALL”/”FOUL BALL”]

quarta-feira, 8 de maio de 2019

BATEDOR-CORREDOR COLIDE COM O DEFENSOR DA 1ª BASE

Defensor da 3ª base apanhou a bola rebatida (“ground ball”) e lançou à 1ª base. O batedor-corredor –estava correndo fora da faixa de três pés (dentro do território “fair”)– colidiu com o defensor da 1ª base no momento em que ele recebeu o lançamento, com o pé na base, e foi ao chão (foi declarado “out”).
Mesmo que o defensor tivesse derrubado a bola, o batedor seria eliminado.
Regra 5.09 (a) (11): Um batedor é eliminado quando, ao correr a última metade da distância entre o “home base” e a 1ª base, sai à direita da faixa de três pés, ou entra em território “fair” (à esquerda da linha de “foul”), e, na opinião do árbitro, tal procedimento estorva o defensor que está recebendo a bola lançada à 1ª base (nesse caso a bola torna-se morta); exceto quando ele pode correr fora (à direita) da faixa de três pés, ou por dentro (à esquerda) da linha de “foul”, para evitar interferir na ação de um defensor que está tentando apanhar uma bola rebatida.

terça-feira, 7 de maio de 2019

ARREMESSO LEGAL OU ILEGAL?

Arremessador efetua o arremesso da Posição “Windup” de maneira diferente do normal.
O movimento que ele faz é correto, já que está de acordo com o que determina a regra 5.07 (a) (1).
Arremesso Legal da Posição “Windup”: O arremessador deve ficar de frente para o batedor, com seu pé de apoio em contato com o “pitcher’s plate” e o outro pé livre. Dessa posição, qualquer movimento natural relacionado com seu arremesso ao batedor obriga-o a arremessar sem interrupção ou alteração. Ele não deve levantar os pés –tanto o pé de apoio como o pé livre– do solo, a não ser no momento em que vai realmente arremessar a bola ao batedor, quando ele pode dar um passo para trás e um passo à frente com o pé livre.
Quando um arremessador segura a bola com ambas as mãos à frente do seu corpo, com seu pé de apoio em contato com o “pitcher’s plate” e o outro pé livre, ele é considerado na Posição “Windup”.
Comentário – Regra 5.07 (a) (1): É permitido que, na Posição “Windup”, o arremessador tenha o pé “livre” sobre a/à frente da/atrás da/ou fora da extremidade da placa de borracha.

segunda-feira, 6 de maio de 2019

BATEDOR-CORREDOR COLIDE COM ÁRBITRO

A bola rebatida tocou o solo e foi na direção da 1ª base. O arremessador efetuou a defesa e lançou ao defensor da 1ª base. O batedor-corredor continuou correndo após pisar a base, e ao chocar-se com o árbitro, que estava nas proximidades da linha de “foul”, derrubou-o.
Jogada normal. O árbitro estava mal posicionado.
Em bolas rebatidas (“ground balls”) na direção do defensor da 1ª base e para o lado esquerdo extremo do defensor da 2ª base, ou em bolas rebatidas (“ground balls”) curtas ao jardim direito, o árbitro da 1ª base deve posicionar-se no território “foul”, nas proximidades do “coach’s box”, mantendo uma distância de cinco a seis metros da base. Dessa posição deve acompanhar a trajetória da bola lançada e observar a jogada.

domingo, 5 de maio de 2019

CORREDOR COLIDE COM UM DEFENSOR

Corredor na 1ª base, nenhum “out”. O defensor da 3ª base apanhou a bola rebatida (“ground ball”*) e lançou à 2ª base.
Quando o defensor da 2ª base estava se posicionando para receber o lançamento, o corredor deslizou das proximidades da base e, após colidir com ele,  tocou a base com a mão.
Clique aqui para ver o lance (no trecho 4:07 – 4:21). 
Se o árbitro reconhecer que o corredor infringiu a Regra 6.01 (j), ou seja, que ele colidiu intencionalmente com o defensor, deverá eliminá-lo; e o batedor-corredor também deve ser eliminado.
*“Ground Ball” é uma bola rebatida que vai rolando ou dando saltos baixos sobre o solo.

sábado, 4 de maio de 2019

CORREDOR ELIMINADO COMETE INTERFERÊNCIA

No momento em que apanhou a bola rebatida (“ground ball”) e tocou o corredor que estava avançando à 2ª base, o defensor da 2ª base foi derrubado com um empurrão.
Se a falta foi cometida para estorvar ou impedir uma jogada sobre outro corredor, esse corredor deve também ser eliminado.
[Regra 6.01 (a) (5)]

CIRCULAR 01/2019

Para visualizar clique aqui.

sexta-feira, 3 de maio de 2019

CORREDOR COMETE INTERFERÊNCIA

Corredor na 3ª base. “Foul Fly” na direção do “coach’s box” da 3ª base. O corredor, ao tentar retornar à base, chocou-se com o defensor da 3ª base, que estava se preparando para apanhar a bola nas proximidades da linha de “foul”, e derrubou-o. Na opinião do árbitro, o defensor teria  efetuado a defesa se não tivesse ocorrido a colisão. Que decisão deve ser dada a este caso?
O corredor deve ser declarado “out” em razão da falta cometida (Interferência da Ofensiva). Se a Interferência for considerada não intencional, ao batedor será concedida a 1ª base.
[Regras: 5.09 (b) (3), 6.01 (a) (10)]

quinta-feira, 2 de maio de 2019

BATEDOR É "OUT”

Rebatida “line drive”. A bola atingiu a perna do defensor da 3ª base e desviou em direção ao interbases; este apanhou-a antes de ela tocar o solo. O batedor foi declarado “out”.
Decisão correta. Foi aplicada a Regra 5.09 (a) (1).

quarta-feira, 1 de maio de 2019

NÃO HOUVE “CATCH” (PEGADA LEGAL)

Line drive” na direção do interbases. No momento em que este efetuou a defesa, a luva escapou da mão e foi ao chão, mas a bola continuou dentro dela. O batedor é “out”?
Não, porque quando o defensor soltou a luva perdeu a posse ‘firme e segura’ da bola.
[DEFINIÇÕES DE TERMOS / “CATCH” (PEGADA LEGAL)]