terça-feira, 30 de abril de 2019

DEFENSOR APANHA UM “FLY” E SOLTA A BOLA AO COLIDIR COM A CERCA

Fly” para as proximidades da cerca do “centerfield” (jardim central). O jardineiro central efetuou a defesa com dificuldade, e ao chocar-se com a cerca deixou a bola escapar da luva. Que decisão deve ser dada se essa bola pular para outro lado da cerca?
É “home run”.
[Regra 5.06 (b) (4) (A)]

segunda-feira, 29 de abril de 2019

BATEDOR REBATE UM ARREMESSO COM UM PÉ FORA DO “BATTER’S BOX”

Quando o batedor rebateu o arremesso, um pé estava no ar e fora do “batter’s box”. A rebatida é válida?
Sim. Não seria válida, e o batedor seria eliminado por ação ilegal se esse pé estivesse tocando o solo quando o "bat" teve contato com a bola.  
[Regra 6.03 (a) (1)]

domingo, 28 de abril de 2019

COLISÃO NO "HOME PLATE"

Corredor na 3ª base. “Fly” na direção do jardineiro esquerdo (a bola foi agarrada no ar). O corredor fez “tag-up”* e correu para “home”. Quando o receptor se posicionou na frente do “home plate” e se preparou para apanhar a bola lançada pelo jardineiro esquerdo, o corredor derrubou-o dando um empurrão (a bola foi ao chão). (O corredor foi declarado “safe”.) O receptor levantou-se e deu um soco no rosto do corredor. Aí teve início uma grande confusão.

Clique aqui para ver o lance (no trecho 2.42 3.49).

Esse procedimento (empurrar o receptor) não é mais permitido. O corredor deve ser declarado “out”.

Um corredor tentando anotar ponto não pode desviar do seu caminho direto para o “home plate”, com o intuito de colidir com o receptor (ou outro jogador cobrindo o “home plate”). Se o fizer, será declarado “out”, mesmo que o jogador que está cobrindo o “home plate” derrube a bola. O árbitro deve declarar que a bola está morta, e os outros corredores devem retornar à última base tocada no momento da colisão.

O corredor deve ser considerado ter infringido esta norma se, sem fazer esforço para alcançar o “home plate”, abaixa o ombro e colide com o receptor, ou empurra-o com as mãos, cotovelos ou braços.

O corredor não deve ser julgado ter desrespeitado esta norma se desliza em direção ao “home plate” de maneira adequada, ou seja:

a) quando desliza para tocar a base com os pés (“feet first slide”), nádegas e pés tocam o solo antes do contato com o receptor;

b) quando desliza com a cabeça erguida e os braços esticados para tocar a base com as mãos (“head first slide”), seu corpo toca o solo antes do contato com o receptor.

O receptor, sem estar de posse da bola, não pode bloquear o caminho do corredor que está tentando anotar ponto. Se o fizer, o árbitro deverá declarar ou sinalizar que esse corredor é “safe”. O receptor não deve ser julgado ter infringido esta norma quando bloqueia o caminho do corredor a fim de apanhar um lançamento, e o árbitro decide que ele não conseguiria efetuar a defesa se não se posicionasse dessa forma, e que o contato com o corredor foi inevitável.


[Regra 6.01 (i) (1) e (2), Comentário – Regra 6.01 (i) (1) e (2)]

*“Tag-Up” (taeg-âp) é aquele lance em que o corredor deixa a base, numa rebatida "fly", depois que um defensor apanha ou toca a bola.

sábado, 27 de abril de 2019

CORREDOR DA 1ª BASE COMETE INTERFERÊNCIA

Corredor na 1ª e 2ª base, um eliminado. Rebatida “ground” na direção da 2ª base. O defensor da 2ª base efetuou a defesa e lançou para o interbases; no momento em que este recebeu a bola e se preparou para lançar à 1ª base (após pisar a base), o corredor da 1ª base deslizou em sua direção e derrubou-o. O corredor da 3ª base pisou o “home plate”.
Clique aqui para ver o lance (no trecho 3.50 – 4.06).
O corredor da 1ª base é “out” por ter cometido Interferência, e o batedor-corredor também deve ser eliminado em razão da ação de seu companheiro de equipe. Três eliminações. Não foi anotado ponto.
[Regras: 5.09 (a) (13), 5.09 (b) (3)]
O objetivo da Regra 5.09 (a) (13) é punir a equipe na ofensiva por ação deliberada, injustificada e antidesportiva de um corredor que, em vez de tentar alcançar a base, deixa a linha de base com o evidente propósito de colidir com o defensor que está intermediando uma jogada dupla. Obviamente, esta é uma jogada cuja decisão depende da apreciação do árbitro.
[Comentário – Regra 5.09 (a) (13)]

sexta-feira, 26 de abril de 2019

DOIS CORREDORES SOBRE UMA BASE

Corredor na 1ª e 3ª base, um eliminado. Rebatida “ground”. O defensor da 2ª base efetuou a defesa e, ao ver o corredor da 3ª fora da base, lançou rapidamente ao defensor da 3ª base e deu início a um “run-down play” (jogada de perseguição). Enquanto ocorria essa jogada, o corredor da 1ª avançou à 3ª base. Logo em seguida, o da 3ª conseguiu retornar à sua base. O defensor da 3ª base tocou os dois. Quem deve ser declarado “out”?
O corredor da 1ª base.
Regra 5.06 (a) (2): Dois corredores não podem ocupar uma base, mas se, enquanto a bola está viva, dois corredores estiverem tocando uma base, o corredor subsequente será eliminado se for tocado, e o corredor precedente terá o direito de ocupar essa base, a menos que seja aplicada a Regra 5.06 (b) (2).

quinta-feira, 25 de abril de 2019

BATEDOR É “OUT”?

Fly” para as proximidades da cerca do “leftfield” (jardim esquerdo). O “leftfielder” (jardineiro esquerdo) deu um salto e efetuou a defesa, mas ao chocar-se com a parede derrubou a bola.
O batedor não é “out”, já que não houve “catch” (pegada legal).
CATCH” (PEGADA LEGAL) é o ato de um defensor apanhar uma bola em voo e conseguir mantê-la firmemente segura em sua mão ou luva, desde que para isso não use seu boné, protetor, bolso ou qualquer outra parte do seu uniforme. Não é uma pegada legal, contudo, se, simultaneamente ao –ou imediatamente após– seu contato com a bola, colide com um jogador ou uma parede, ou cai ao chão, e em razão dessa colisão ou queda derruba a bola. Não é uma pegada legal se uma bola “fly” (bola rebatida para o ar) que tem contato com um defensor atinge um membro da equipe na ofensiva ou um árbitro e depois é agarrada por outro defensor. Para a pegada ser válida, o defensor deve segurar a bola por um tempo suficiente para provar que teve controle absoluto dela, e que ela caiu no lance seguinte, ou seja, no momento de retirá-la da luva ou no ato do lançamento. Se o defensor que apanha a bola derrubá-la no momento de fazer um lançamento após a pegada, será decidido que ela foi agarrada legalmente.
[DEFINIÇÕES DE TERMOS / “CATCH” (PEGADA LEGAL) – vide Comentário]

quarta-feira, 24 de abril de 2019

PEGADA LEGAL?

Quando o receptor se levantou para apanhar um “foul fly” nas proximidades do “home plate”, a bola tocou o seu protetor de tórax e desviou; antes de ela ir ao chão, foi agarrada firmemente com a mão. 
Pegada legal. O batedor é “out”.
[Regra 5.09 (a) (1) – NOTA]

terça-feira, 23 de abril de 2019

BATEDOR-CORREDOR ULTRAPASSA A 1ª BASE

Rebatida “ground” na direção do interbases. O batedor-corredor pisou a 1ª base –foi declarado “safe”– e ultrapassou-a correndo. Quando estava em território “foul”, preparando-se para retornar à base, foi tocado pelo defensor da 1ª base. É “out”?
Não.
Um batedor-corredor não poderá ser eliminado por toque depois de ultrapassar a 1ª base –correndo ou deslizando– se retornar imediatamente à base.
[Regra 5.09 (b) (4) – EXCEÇÃO]

segunda-feira, 22 de abril de 2019

BATEDOR É “OUT”?

Fly” para trás da 1ª base. O jardineiro direito tentou efetuar a defesa nas proximidades da linha de “foul”, mas não conseguiu –a bola desviou ao ter contato com sua luva e atingiu o árbitro. O defensor da 1ª base, que também estava na jogada, agarrou-a antes de ela tocar o solo.
O batedor não é “out”, já que não houve pegada legal.
Não é uma pegada legal se uma bola “fly” que tem contato com um defensor atinge um membro da equipe na ofensiva ou um árbitro e depois é agarrada por outro defensor.
[DEFINIÇÕES DE TERMOS / “CATCH” (PEGADA LEGAL)]

domingo, 21 de abril de 2019

CORREDOR DA 1ª BASE COMETE INTERFERÊNCIA PARA EVITAR UM “DOUBLE PLAY” – NÃO FOI ANOTADO PONTO

Corredor na 1ª e 3ª base. “Ground Ball” na direção da 3ª base. O defensor da 3ª base efetuou a defesa e lançou à 2ª base. 
Quando o defensor da 2ª base se preparou para receber o lançamento, o corredor da 1ª base deu um salto após pisar a base e colidiu, intencionalmente, com ele (o defensor foi ao chão). O corredor da 3ª base pisou o “home plate”. 
Clique aqui para ver o lance (no trecho 0.37 – 0.52).
O corredor é “out” por ter cometido Interferência, e o batedor-corredor também deve ser eliminado em razão da ação de seu companheiro de equipe. A bola torna-se morta. 
[Regras: 5.09 (a) (13), 5.09 (b) (3), Regra 6.01 (a) PENALIDADE POR INTERFERÊNCIA]

sábado, 20 de abril de 2019

CORREDOR DA 1ª BASE COMETE INTERFERÊNCIA PARA EVITAR UM “DOUBLE PLAY”*

Corredor na 1ª base. “Ground Ball” na direção da 3ª base. O defensor da 3ª base efetuou a defesa e lançou à 2ª base.

No momento em que o defensor que recebeu a bola pisou a base e se preparou para lançar à 1ª base, o corredor da 1ª base chocou-se, intencionalmente, com ele (o defensor foi ao chão).

Clique aqui para ver o lance (no trecho 0.00 - 0.19)

O corredor é “out” por ter cometido Interferência, e o batedor-corredor também deve ser eliminado em razão da ação de seu companheiro de equipe. A bola torna-se morta.

[Regras: 5.09 (a) (13), 5.09 (b) (3), Regra 6.01 (a) PENALIDADE POR INTERFERÊNCIA]

*"Double Play" (JOGADA FORÇADA) é uma jogada da defensiva na qual dois jogadores da ofensiva são eliminados em consequência de uma ação continua, desde que não haja erro entre as eliminações.

sexta-feira, 19 de abril de 2019

JOGADOR NÃO HABILITADO DENTRO DO “BENCH”

Num determinado “inning”, o técnico de uma das equipes decidiu substituir um defensor após ele cometer um erro. E para aquecer o substituto, utilizou o jogador não habilitado que estava no “bench” conversando com companheiros. O árbitro deve permitir isso?
Não. Um jogador não habilitado pode participar de atividades pré-jogo e permanecer no “bench” enquanto sua equipe está jogando, mas não pode tomar parte em quaisquer atividades durante o jogo, tais como aquecer um arremessador, incomodar a equipe adversária com palavras ou gestos etc. Jogadores não habilitados não podem entrar na área de jogo em nenhum momento, ou por nenhum motivo, durante o jogo.
[Comentário – Regra 5.10 (k)]

quinta-feira, 18 de abril de 2019

NÃO FOI ANOTADO PONTO

Jogo “A” vs. “B”. Segunda metade do nono “inning”. Corredor na 1ª base, dois eliminados, placar: “A” 2 x 1 “B”. Rebatida forte na direção do espaço entre “centerfield” (jardim central) e “rightfield” (jardim direito). O corredor cruzou o “home plate”, tranquilamente, mas sem pisá-lo, e foi declarado “out” em apelação [Regra 5.09 (c) (2)]. O batedor-corredor avançou legalmente e tocou todas as bases. Foi anotado ponto?
Não.
Regra 5.08 (a) – EXCEÇÃO: Não deve ser anotado um ponto se o corredor avança ao “home base” durante uma jogada em que a terceira eliminação é feita: (1) sobre o batedor-corredor antes que ele toque a 1ª base; (2) sobre qualquer corredor, em jogada forçada; ou (3) sobre um corredor precedente, que é declarado eliminado por ter deixado de tocar uma das bases.

quarta-feira, 17 de abril de 2019

CONDUTA ANTIDESPORTIVA

Corredor na 3ª base. No momento em que o arremessador iniciou o arremesso, o “base coach” da 3ª base gritou “TIME”.  
Mesmo que o arremessador interrompa o arremesso, o árbitro não deve declarar um “balk”. O “base coach” deve ser removido do jogo e deixar o campo de jogo. 
[Regra 6.04 (a) (3) – PENALIDADE]

terça-feira, 16 de abril de 2019

BOLA FICA PARCIALMENTE AVARIADA DURANTE UM JOGO

Rebatida “line drive” empurrou os corredores da 2ª e 3ª base para “home”. A bola foi de encontro à cerca do jardim esquerdo e ficou parcialmente avariada (rompeu uma costura). Os pontos devem ser anulados?
Não, já que a bola permanece em jogo até que a jogada seja completada.
[Comentário – Regra 3.01]

segunda-feira, 15 de abril de 2019

CORREDOR ELIMINADO CONTINUA AVANÇANDO

Corredor na 1ª base. “Ground Ball” na direção do arremessador. Este efetuou a defesa e lançou ao interbases, que estava cobrindo a 2ª base. O corredor foi eliminado, mas continuou avançando. Vendo isso, o defensor da 1ª base apanhou a bola que lhe foi lançada pelo interbases, dando alguns passos à frente da ‘almofada’, e jogou-a rapidamente à 3ª base. O batedor-corredor deve ser eliminado em razão da confusão criada por seu companheiro de equipe?
Não. Neste caso não deve ser aplicada a Regra 6.01 (a) (5), já que o ato de um corredor continuar avançando depois de ter sido eliminado não deve ser julgado como se ele estivesse confundindo, estorvando ou dificultando as ações da defensiva. [Comentário – Regra 6.01 (a) (5)].

domingo, 14 de abril de 2019

BOLA REBATIDA ARRANCA A LUVA DA MÃO DO ARREMESSADOR


Clique aqui  para ver o lance (no trecho 10:50 – 11:12).  
Como o arremessador agarrou a luva com a bola dentro antes de ela tocar o chão, houve pegada legal (“catch”).
[DEFINIÇÕES DE TERMOS / “CATCH” (PEGADA LEGAL)]

sábado, 13 de abril de 2019

CORREDOR FOGE DO ‘TATTI’*

Defensor da 3ª base apanhou um “ground ball”* e, ao ver o corredor da 2ª base avançando, deu início a uma jogada de perseguição (“run-down play”). O interbases recebeu a bola e tentou tocar o corredor nas proximidades da 3ª base, mas este fugiu e correu para o território “foul”. O árbitro da 3ª base eliminou-o e fez um gesto indicando a infração cometida (desviou mais de três pés do caminho da base para fugir do toque).
Clique aqui  para ver o lance (no trecho 13.52 – 14.45).
Regra 5.09 (b) (1): Um corredor é eliminado quando desvia mais de três pés (91,44 cm) do caminho da base, para fugir do toque de um defensor, a menos que sua ação seja para evitar interferir na jogada de um defensor que está apanhando uma bola rebatida. O caminho da base de um corredor é estabelecido quando ocorre a tentativa de toque, e é uma linha reta entre o corredor e a base para a qual ele está tentando chegar a salvo.
*‘Tatti’ vem de “touch”. É o ato de um defensor tocar um corredor com a bola firmemente segura na mão ou luva.
*“Ground Ball” é uma bola rebatida que vai rolando ou dando saltos baixos sobre o solo. [DEFINIÇÕES DE TERMOS / “GROUND BALL” (BOLA NO CHÃO)]

sexta-feira, 12 de abril de 2019

RECEPTOR DERRUBA O TERCEIRO “STRIKE”

Corredor na 1ª base, um “out”, contagem de arremessos: 0 – 2 (nenhum “ball” – dois “strikes”). O batedor tentou rebater o arremesso seguinte, mas errou (a bola passou sem ter contato com o “bat”). Como o receptor não conseguiu segurar a bola, o batedor correu para a 1ª base; o corredor tentou avançar à 2ª base, mas foi tocado pelo interbases, que estava de posse da bola que lhe foi lançada pelo receptor. Três “outs”.
O batedor foi eliminado automaticamente (com menos de duas eliminações e a 1ª base ocupada, o terceiro “strike” não foi agarrado pelo receptor). O corredor também foi eliminado (foi tocado antes de chegar à base).
[Regras: 5.09 (a) (3), 5.09 (b) (4)]

quinta-feira, 11 de abril de 2019

INTERFERÊNCIA DO ESPECTADOR

Fly” em direção ao espaço entre os jardins esquerdo e central. Quando o jardineiro central se preparou para apanhar a bola nas proximidades da cerca, um espectador estendeu o braço para dentro do campo de jogo e o atrapalhou dando um tampa na sua luva. A bola foi ao chão, sem ter contato com a luva, e rolou pra frente.
A bola fica morta. O batedor é “out” devido à Interferência cometida pelo espectador.
[Regra 6.01 (e) – vide REGRA APROVADA e Comentário]

quarta-feira, 10 de abril de 2019

NÃO DEVE SER DECLARADA UMA INTERFERÊNCIA DO ESPECTADOR

Fly” em direção à cerca lateral do “leftfield” (jardim esquerdo). Quando o jardineiro esquerdo estava prestes a apanhar a bola estendendo o braço para dentro das arquibancadas, um espectador deu um tampa na sua luva e o atrapalhou. O batedor deve ser eliminado?
Não. É “foul ball”.
Defensor que tenta apanhar um “fly” nessa situação corre o risco de ser estorvado.
[Comentário – Regra 6.01 (e)]

terça-feira, 9 de abril de 2019

ÁRBITRO DE BASE ATINGIDO POR BOLA REBATIDA

Corredor na 1ª e 3ª base. A bola rebatida (“ground ball”) passou ao lado do arremessador e atingiu o árbitro da 2ª base posicionado no campo interno (dentro do quadrilátero). (O interbases teria possibilidade de efetuar a defesa.)
A bola torna-se morta. O batedor adquire o direito de ir à 1ª base, sem o risco de ser eliminado, e força o corredor da 1ª a avançar; o corredor da 3ª permanece na sua base.
[Regras: 5.05 (b) (4), 5.06 (b) (3) (B), 5.06 (c) (6)]

segunda-feira, 8 de abril de 2019

BATEDOR COMETE INTERFERÊNCIA

Corredor na 3ª base, dois eliminados. Tentativa de roubo de “home”. No momento em que o receptor se preparou para tocar o corredor, que estava se aproximando do “home plate”, deslizando, o batedor deu um passo à frente e interferiu na jogada.
O batedor é "out", e nenhum ponto é contado.
[Regra 5.09 (b) (8)]

domingo, 7 de abril de 2019

NÃO FOI “HOME RUN”

Contagem de arremessos: um “strike”. “Fly” para “leftfield” (jardim esquerdo). A bola caiu nas arquibancadas. O batedor, achando que acertara um “home run”, estava dando a volta no campo e, a caminho do “home”, parou (a rebatida havia sido declarada “foul ball”). Voltou ao “batter’s box” e deixou passar o primeiro arremesso, sem girar o “bat” (Strikeout”).

Clique aqui para ver o lance (no trecho 10.03 – 10.49).

sábado, 6 de abril de 2019

ACONTECEU PELA 1ª VEZ NA HISTÓRIA DA MLB

Bases cheias, um eliminado. “Fly” para “rightfield” (jardim direito). A bola passou sobre a cerca e voltou para o campo. O jardineiro direito apanhou-a e lançou para o defensor da 2ª base. O corredor da 3ª base pisou o “home plate”, mas os da 2ª e 1ª base não avançaram para “home”. O batedor-corredor, que estava a caminho da 2ª base, tentou retornar à 1ª base e foi tocado pelo defensor da 2ª base (foi declarado “out”). Os árbitros se reuniram e, após se certificarem de que foi “home run” ("grand slam"*), deram a decisão correta.

Clique  aqui para ver o lance (no trecho 8.05  9.34).

*"Grand Slam" é aquela jogada em que o batedor acerta um “home run” quando as bases estão cheias.

sexta-feira, 5 de abril de 2019

BATEDOR-CORREDOR COMETE INTERFERÊNCIA

A bola rebatida estava indo na direção da 1ª base, rolando em território “foul”, rente à linha de “foul”. O batedor-corredor atirou o capacete contra ela e mudou o seu curso (impediu que ela entrasse no território “fair”). Que decisão deve ser dada a este caso?
O batedor-corredor deve ser eliminado em razão da infração cometida (Interferência da Ofensiva). A bola torna-se morta.
[Regras: 5.09 (a) (9), 6.01 (a) (2)]

quinta-feira, 4 de abril de 2019

CONCESSÃO DE BASES

Corredor na 1ª e 2ª base. Rebatida “line drive”*. A bola tocou a ‘almofada’ da 3ª base e desviou para dentro do “dugout” da equipe na defensiva.
Decisão: Como uma bola “fair” entrou numa área de bola morta, o árbitro deve conceder duas bases ao batedor-corredor e aos corredores.
[Regras: 5.05 (a) (8), 5.06 (b) (4) (F), 8.01 (c)]
*“Line Drive” é uma bola rebatida que vai em linha reta, com força, do “bat” a um defensor, sem tocar o solo.

quarta-feira, 3 de abril de 2019

JOGADA DE APELAÇÃO

Corredor na 1ª base, um eliminado. Jogada combinada: “hit and run”*. “Fly” para as proximidades da cerca do “leftfield” (jardim esquerdo). Quando o corredor estava se aproximando da 3ª base, o jardineiro esquerdo efetuou a defesa dando um salto e lançou para o campo interno. O interbases recebeu a bola e pisou a 2ª base. Nesse momento o corredor ainda não havia chegado à 2ª base no seu retorno à 1ª base. Ele é “out”?
Não, porque a equipe na  defensiva não apelou corretamente.
Regra 5.09 (c) (1): Um corredor deve ser eliminado em apelação quando, depois que uma bola “fly” é apanhada, não retoca sua base original antes que ele ou a base original seja tocada por um defensor. 
*“Hit and Run” é uma jogada em que o batedor tem de rebater a bola arremessada, com certeza, porque o corredor já está iniciando a corrida para a base seguinte.

terça-feira, 2 de abril de 2019

“SQUEEZE PLAY”* – RECEPTOR COMETE INTERFERÊNCIA

Corredor na 3ª base, nenhum eliminado. Jogada combinada: “squeeze play”. No momento em que o batedor se preparou para executar “bunt”, o receptor saiu à frente do “home plate” e atrapalhou a jogada.
Deve ser imputado um “balk” ao arremessador, e ao batedor,  concedida a 1ª base em razão da Interferência da Defensiva. A bola torna-se morta.
[Regra 6.01 (g) – vide NOTAS 1 a 4]
*“Squeeze Play” é aquela jogada em que uma equipe, com corredor na 3ª base, tenta anotar ponto por meio de um “bunt”.
[DEFINIÇÕES DE TERMOS / “SQUEEZE PLAY” (JOGADA DE PRESSÃO)]

segunda-feira, 1 de abril de 2019

CORREDOR É “OUT”

Corredor na 1ª base, um “out”. Rebatida indefensável para “rightfield” (jardim direito). O corredor chegou deslizando à 3ª base e foi declarado “safe”. O defensor da 3ª base contestou a decisão e foi expulso do jogo; mas ao ver o batedor-corredor avançando à 2ª base, lançou ao interbases, que estava cobrindo a base. Se o batedor-corredor for tocado antes de alcançar a base, a eliminação é válida?
Sim. Se um árbitro desqualificar um jogador enquanto uma jogada está em andamento, a penalidade terá efeito somente quando essa jogada tiver sido concluída.
[Regra 8.01 (d)]