segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

CORREDOR OMITE UMA BASE NO RETORNO À BASE ORIGINAL

Corredor na 1ª base. “Fly” para as proximidades da cerca do “rightfield” (jardim direito). O corredor havia dado alguns passos em direção à 3ª base, após pisar a 2ª base, mas como o jardineiro direito apanhou a bola no ar, retornou, porém sem tocar a 2ª base. A bola foi devolvida ao defensor da 1ª base, e este deu ‘tatti’* no corredor –que estava sobre a base– e apelou ao árbitro.

O corredor é “out”.

Regra 5.06 (b) (1): Ao avançar, um corredor deve tocar a 1ª, 2ª e 3ª base e o “home base”, nessa ordem. Se for forçado a retornar, deverá tocar todas as bases em ordem inversa, a menos que a bola esteja morta sob qualquer das disposições da Regra 5.06 (c). Em tais casos, o corredor pode ir diretamente à sua base original.

Regra 5.09 (c) (2): Um corredor deve ser eliminado em apelação quando, com a bola em jogo, e enquanto avança ou retorna a uma base, não pisa cada base em ordem antes que ele, ou a base omitida, seja tocada.

*Deu ‘tatti’ no corredor = Tocou o corredor. ‘Tatti’ vem de “touch” (tâtch). É o ato de um defensor tocar um corredor com a bola firmemente segura na mão ou luva.

Sem comentários:

Enviar um comentário