segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

CORREDOR DESLOCA UMA BASE DE SUA POSIÇÃO NORMAL

O corredor da 1ª base chegou deslizando à 2ª base; quando tocou a ‘almofada’ com os pés, deslocou-a alguns centímetros de sua posição normal. O defensor da 2ª base, que recebera a bola lançada pelo receptor, deu ‘tatti’* nele. O corredor deve ser eliminado por ter sido tocado fora da base? Ou seja, deve ser aplicada a Regra 5.09 (b) (4)?

Não, se ele tiver conseguido alcançar a base com segurança.

Regra 5.09 (b) (4) – REGRA APROVADA (A): Se o impacto de um corredor soltar uma base de sua posição, nenhuma jogada poderá ser feita sobre esse corredor, nessa base, se ele tiver conseguido alcançá-la com segurança.

Regra 5.09 (b) (4) – REGRA APROVADA (B): Se uma base é deslocada de sua posição por um corredor durante uma jogada, qualquer corredor que o segue, na mesma jogada, deverá ser considerado como tendo tocado ou ocupado a base se, na opinião do árbitro, ele tiver tocado ou ocupado o ponto onde estava colocada a base deslocada.

'Tatti’ vem de “touch” (tâtch) = Toque. *Dar ‘tatti’ significa tocar um corredor com a bola firmemente segura na mão ou luva.

Sem comentários:

Enviar um comentário