domingo, 17 de novembro de 2019

sexta-feira, 15 de novembro de 2019

INTERFERÊNCIA DA DEFENSIVA

Corredor na 3ª base. "Squeeze Play". No momento em que o arremessador iniciou o arremesso, o corredor arrancou para "home"; o receptor saiu à frente do "home base", apanhou a bola arremessada e impediu que o batedor executasse "bunt". (O corredor foi tocado antes de chegar à base.)

Clique aqui para ver o lance.

O árbitro deve imputar um “balk” ao arremessador, e o batedor deve ser autorizado a ir à 1ª base em razão da falta cometida pelo receptor. A bola torna-se morta.

[Regra 6.01 (g)]

quinta-feira, 14 de novembro de 2019

JOGADA DE APELAÇÃO

Bases cheias, nenhum “out”. Quando o arremessador iniciou os movimentos de arremesso, os corredores arrancaram em direção às bases seguintes. A bola rebatida (“fly”) foi na direção do espaço entre “left field” (jardim esquerdo) e “center field” (jardim central). O jardineiro central apanhou-a nas proximidades da cerca do fundo e devolveu ao campo interno. O corredor da 2ª base e da 1ª base foram eliminados em apelação (saída antecipada da base); o da 3ª base já havia pisado o “home plate” antes da terceira eliminação. Deve ser contado um ponto?
Sim.
Se, após a terceira eliminação ocorrida na 1ª base, a defensiva tivesse apelado sobre a saída antecipada do corredor da 3ª base e solicitado que a eliminação desse corredor fosse considerada o terceiro “out”, não seria contado um ponto.
[Regras: 5.09 (c) (1), 5.09 (d)]

quarta-feira, 13 de novembro de 2019

“INFIELD FLY”?

Corredor na 1ª e 2ª base, um eliminado, contagem de arremessos: 3 – 2. Rebatida “fly”. O interbases estava se afastando para efetuar a defesa, mas, ao ver o jardineiro esquerdo se aproximando, parou; a bola caiu entre os dois. Foi declarado um “INFIELD FLY”. O técnico da equipe na ofensiva reclamou.

Clique aqui para ver o lance (1:02 – 1:13).

O árbitro deve ter julgado que o interbases poderia ter apanhado a bola mediante um esforço normal.

(DEFINIÇÕES DE TERMOS: “INFIELD FLY”)

terça-feira, 12 de novembro de 2019

BATEDOR NÃO É “OUT”

O batedor deu um passo rápido pra frente e, com um pé dentro do “batter’s box” e outro no ar (fora da linha dianteira do “box”), rebateu o arremesso; a bola passou sobre a cerca do jardim central. Após a rebatida, o pé que estava no ar tocou o solo, fora do “batter’s box”. Deve ser eliminado?
Não. É “home run”. Se, quando rebateu a bola, o pé que estava no ar estivesse tocando o solo, fora do “batter’s box”, o batedor seria eliminado por ação ilegal.
[Regras: 5.06 (b) (4) (A), 6.03 (a) (1)]

segunda-feira, 11 de novembro de 2019

INTERFERÊNCIA DO ESPECTADOR

Quando um espectador interfere numa jogada com qualquer bola lançada ou rebatida, a bola fica morta no momento em que ocorre a falta, e o árbitro deve impor as penalidades que, na sua opinião, anularão o ato da Interferência.

[Regra 6.01 (e)]

Veja os lances mostrados no vídeo e as decisões dadas pelos árbitros, clicando aqui (https://www.youtube.com/watch?v=yn1xqdK6IcM).

Lance 1: Ao batedor-corredor foi concedida a 2ª base.

Lance 2: A decisão inicial (“home run”) foi mudada para “two-base hit” (rebatida de duas bases).

Lance 3: Ao corredor da 1ª base foi concedida a 3ª base, e ao batedor-corredor, a 2ª base.

Lance 4: O batedor foi declarado “out”.

Lance 5: O batedor foi declarado “out”.

Lance 6: O batedor foi declarado “out”.

Lance 7: Foram anotados dois pontos, e ao batedor-corredor foi concedida a 2ª base.

domingo, 10 de novembro de 2019

“WALK-OFF GRAND SLAMS"*

Para visualizar clique aqui.

*"Walk-off grand slam": Lance em que os pontos da vitória são anotado na segunda metade do nono “inning” ou de um “inning” extra com um "grand slam"*.

*“Grand Slam” = É um “home run” com as bases cheias (jogada máxima no beisebol).

sexta-feira, 8 de novembro de 2019

ARREMESSADOR LANÇA A UMA BASE DESOCUPADA

Ao ver o corredor da 1ª base tentando um “steal” (roubo de base), o arremessador na Posição “Set” deu um passo em direção à 2ª base e lançou ao interbases, que estava preparado para a jogada (o corredor foi tocado pouco antes de chegar à base). Como o arremessador lançou a uma base desocupada, deve ser declarado um “balk”?
Não, porque ele fez o lançamento no primeiro movimento, dando um passo em direção à base, com o propósito de fazer uma jogada.
[Regra 6.02 (a) (4), Comentário – Regra 6.02 (a) (4)]

quinta-feira, 7 de novembro de 2019

BATEDOR TENTA EXECUTAR “BUNT” COM UM PÉ FORA DO “BATTER’S BOX”

O batedor preparou-se para executar um “bunt”. Como o arremesso fez uma curva e desviou, ele tentou realizar a jogada colocando um pé sobre o “home plate”, mas não conseguiu –a bola passou sem ter contato com o “bat”. O receptor reclamou ao árbitro, alegando que o batedor deveria ser eliminado por ter tentado rebater o arremesso com um pé fora do “batter’s box”.
Reclamação improcedente. O batedor seria eliminado se tivesse tocado a bola com o “bat”.
[Regra 6.03 (a) (1)]

quarta-feira, 6 de novembro de 2019

CORREDOR É ATINGIDO POR BOLA REBATIDA

Quando o arremessador iniciou os movimentos de arremesso, o corredor da 1ª base arrancou em direção à 2ª base. No momento em que alcançou a ‘almofada’, deslizando (foi declarado “SAFE”), e estava em contato com ela, a bola rebatida atingiu a sua perna e desviou. Deve ser declarado “out”?
Sim, mas desde que a bola não tenha tido contato com um defensor do campo interno, incluindo o arremessador, ou não tenha passado um defensor do campo interno, exceto o arremessador.
[Regras: 5.09 (b) (7), 6.01 (a) (11)]

terça-feira, 5 de novembro de 2019

CORREDORES TOCADOS FORA DA BASE

Corredor na 2ª e 3ª base, um eliminado. O arremessador apanhou a bola rebatida (“ground ball”) e lançou ao receptor, para tentar eliminar o corredor da 3ª. Este conseguiu retornar, mas tirou o pé da base. O corredor da 2ª estava parado perto da 3ª base. O receptor tocou primeiro o corredor da 2ª, e em seguida o da 3ª. Ambos foram declarados “out”.

Clique aqui para ver o lance (no trecho 5:12 – 5:58).

[Regra 5.09 (b) (4)]

Se os dois corredores estivessem sobre a base quando foram tocados, somente o da 2ª base seria declarado “out”.

Regra 5.06 (a) (2): Dois corredores não podem ocupar uma base, mas se, enquanto a bola está viva, dois corredores estão tocando uma base, o corredor subsequente será eliminado quando for tocado, e o corredor precedente terá o direito de ocupar essa base, a menos que seja aplicada a Regra 5.06 (b) (2).

Regra 5.06 (b) (2): Numa jogada em que um corredor é forçado a avançar pelo batedor que se tornara um corredor, dois corredores estão ocupando uma base para a qual o corredor subsequente é obrigado a ir. Nesse caso, o corredor subsequente tem o direito de ocupar essa base, e o corredor precedente será eliminado quando for tocado, ou quando um defensor, de posse da bola, pisar a base para a qual ele (corredor precedente) é obrigado a avançar.

segunda-feira, 4 de novembro de 2019

“OUT”???

Defensor da 3ª base apanhou um "ground ball" com dificuldade e lançou à 1ª base. O defensor da 1ª base recebeu a bola antes de o batedor-corredor chegar à base, porém com os pés completamente fora da ‘almofada’. Decisão dada pelo árbitro: “OUT”. Houve reclamação.

Clique aqui para ver o lance (no trecho 3:51 – 4:29).

sábado, 2 de novembro de 2019

INTERFERÊNCIA DA OFENSIVA

Batedor-Corredor que estava correndo fora da faixa de três pés (dentro do território “fair”) estorvou o defensor da primeira base no momento em que ele estava apanhando a bola lançada.
Clique aqui para ver o lance.
Foi declarado “OUT”.
[Regra 5.09 (a) (11), DEFINIÇÕES DE TERMOS / “INTERFERENCE” (INTERFERÊNCIA) (a)]
O batedor-corredor não deve ser eliminado quando é atingido por uma bola lançada, antes de chegar à faixa de três pés. (Bola lançada que atinge um batedor-corredor não caracteriza, necessariamente, uma Interferência.)

sexta-feira, 1 de novembro de 2019

CORREDOR COMETE INTERFERÊNCIA PARA EVITAR UMA JOGADA DUPLA

Corredor na 1ª base, um eliminado. A bola rebatida (“ground ball”) foi na direção da 3ª base. O defensor da 3ª base efetuou a defesa e lançou à 2ª base para dar início a um “double play” (jogada dupla). O corredor da 2ª base desviou do caminho da base e tocou a bola lançada. O árbitro da 2ª base ‘matou’ a bola e eliminou o corredor infrator e o batedor-corredor.
Decisão correta.
[Regra 5.09 (a) (13) – vide Comentário e NOTA]

quinta-feira, 31 de outubro de 2019

DEFENSOR ATIRA SUA LUVA E TOCA UMA BOLA LANÇADA

Quando o arremessador iniciou os movimentos de arremesso, o corredor da 1ª base saiu correndo para roubar a 2ª base. O receptor, ao tentar eliminá-lo, fez um mau lançamento. O defensor da 2ª base atirou sua luva contra a bola, que estava passando longe da base, e conseguiu interceptá-la. O corredor foi autorizado a ocupar a 3ª base.

Decisão correta. Foi aplicada a Regra 5.06 (b) (4) (E). A bola permanece em jogo.

O ponto de partida para concessão de bases é a posição que o corredor ocupava no momento em que a luva atirada pelo defensor atingiu a bola lançada.

[Regra 5.06 (b) (4) (B-C-D-E) – Nota]

quarta-feira, 30 de outubro de 2019

CONCESSÃO DE BASES

Corredor na 1ª e 2ª base. “Fly” para as proximidades da linha de “foul” do “right field” (jardim direito). O jardineiro direito tocou a bola que estava caindo em território “fair” e desviou-a para fora da cerca lateral. Quantas bases devem ser concedidas ao batedor e aos corredores?

Quando uma bola “fair fly” desviada por um defensor passa sobre a cerca, em território “foul”, o batedor e os corredores devem ser autorizados a avançar duas bases.

[Regra 5.05 (a) (9)]

terça-feira, 29 de outubro de 2019

“HOME RUN”?

Batedor canhoto no “batter’s box”. Como a cerca provisória do jardim direito está colocada a uma distância menor do que a medida normal, o receptor orientou o arremessador a ter cuidado com os arremessos. Contagem de arremessos: 2 – 2. No arremesso seguinte, o arremessador se descuidou e jogou um ‘in koona’*. O batedor rebateu forte; a bola passou sobre a cerca provisória.

Se a cerca provisória está colocada num ponto com menos de 250 pés (76,20 m) do “home base”, o batedor deve ser autorizado a avançar somente até a 2ª base.

*‘In koona’ vem de “In corner” = canto interno. Arremesso ‘in koona’ é aquele colocado no canto interno da zona de “strike” do batedor.

segunda-feira, 28 de outubro de 2019

JOGADA DE APELAÇÃO

Corredor na 1ª e 2ª base, um eliminado. “Fly” curto para “right field” (jardim direito). Os corredores avançaram; o da 2ª pisou o “home plate”, e o da 1ª chegou à 3ª base. O jardineiro direito apanhou a bola no ar, “mergulhando” no chão (“diving catch”), e lançou à 1ª base; o corredor da 1ª foi declarado “out”. Os defensores deixaram o território “fair” e estavam a caminho do “dugout” quando perceberam que seria contado um ponto. A equipe na defensiva pode ainda apelar na 2ª base para anular o ponto?

Não.

A equipe na defensiva pode solicitar que um árbitro reconheça uma aparente “quarta eliminação”, mas desde que a apelação seja feita antes que a equipe na defensiva deixe o campo (ou seja, antes que o arremessador e todos os defensores do campo interno tenham saído do território “fair”).

domingo, 27 de outubro de 2019

“SAFE”???

O defensor da 1ª base fez uma boa jogada e comemorou, mas … o batedor-corredor foi declarado “SAFE”.

Clique aqui para ver o lance (no trecho 0:54 – 1:36).

sábado, 26 de outubro de 2019

“RUNNING HOME RUNS”

Para visualizar clique aqui

Running Home Run” é aquela rebatida por meio da qual o batedor-corredor pisa todas as bases e anota um ponto enquanto a bola está dentro do campo de jogo (sem que a defensiva tenha cometido erro).  "Running Home Run" (ou 'Raningu', como costumamos dizer) = "Inside-The Park Home Run".

sexta-feira, 25 de outubro de 2019

CORREDOR COMETE INTERFERÊNCIA PARA EVITAR UMA JOGADA DUPLA

Corredor na 1ª e 2ª base, nenhum eliminado. A bola rebatida (“ground ball”) foi na direção do espaço entre o “shortstop” (interbases) e a ‘almofada’ da 2ª base. O corredor da 2ª base parou um instante e, no momento em que o interbases se preparou para efetuar a defesa, chocou-se, intencionalmente, com ele e derrubou-o. O árbitro da 2ª base ‘matou’ a bola, eliminou o corredor infrator e o batedor-corredor e mandou o corredor da 1ª base voltar para sua base.
Foi aplicada a Regra 6.01 (a) (6) – vide Regra 6.01 (j).

quinta-feira, 24 de outubro de 2019

“FAIR BALL” OU “FOUL BAL”?

1) “Fly Ball” para “left field” (jardim esquerdo). A bola tocou o território “fair”, nas proximidades da linha de “foul”, e pulou para as arquibancadas. O árbitro sinalizou e decidiu que foi “FOUL BALL”.

Clique aqui para ver o lance (no trecho 4:30 – 5:10).

2) “Line Drive” tocou a linha de “foul”, atrás da 3ª base, e foi em direção à cerca lateral. O árbitro sinalizou e decidiu que foi “FOUL BALL”.

Clique aqui para ver o lance (no trecho 8:02 – 9:14).

Bola rebatida (“fly ball” ou “line drive”) que cai primeiro em território “fair” sobre a –ou além da– 1ª ou 3ª base é “FAIR BALL”.

[DEFINIÇÕES DE TERMOS: "FAIR BALL" (REBATIDA VÁLIDA) / "FOUL BALL" (REBATIDA NULA)]

quarta-feira, 23 de outubro de 2019

INTERFERÊNCIA DO ESPECTADOR

Fly” para “right field” (jardim direito). Quando o jardineiro direito se preparou para efetuar a defesa, um espectador tocou a bola e desviou-a para as arquibancadas. O árbitro sinalizou “HOME RUN”. O defensor reclamou, mas a decisão foi mantida.

Clique aqui para ver o lance (no trecho 3:15 – 3:50).

Como a Interferência do espectador impediu, claramente, que o defensor apanhasse a bola, o árbitro deveria ter eliminado o batedor.

[Regra 6.01 (e) – REGRA APROVADA]

terça-feira, 22 de outubro de 2019

“HOME RUN”

Fly” para “center field” (jardim central). O jardineiro central posicionou-se perto da cerca. Ao perceber que não conseguiria efetuar a defesa, atirou sua luva contra a bola e desviou-a (a bola caiu dentro do campo).

Se, na opinião do árbitro, a bola poderia ter saído do campo, em voo, deve ser declarado um “home run”.

[Regra 5.06 (b) (4)]

segunda-feira, 21 de outubro de 2019

INTERFERÊNCIA DA OFENSIVA

No momento em que o arremessador iniciou os movimentos de arremesso, o corredor da 1ª base arrancou rumo à 2ª base. O defensor da 3ª base, que estava posicionado recuadamente, apanhou a bola rebatida ("ground ball") e lançou à 2ª base. O corredor chegou deslizando e foi declarado “safe”. Quando o defensor da 2ª base se preparou para lançar à 1ª base, o corredor se levantou e agarrou o seu braço.
Como a Interferência não foi cometida para impedir uma jogada dupla, o corredor é “out”, e ao batedor deve ser concedida a 1ª base.
(Interpretação do beisebol profissional)
Fonte: DIAMOND CHALLENGE, de Jim Evans

domingo, 20 de outubro de 2019

JOGADA DE APELAÇÃO

Corredor na 1ª base. Rebatida indefensável para “center field” (jardim central); o corredor chegou à 3ª base, e o batedor-corredor, à 2ª base. Quando se preparava para enfrentar o batedor seguinte, o arremessador cometeu “balk”. Logo em seguida, o defensor da 1ª base apelou, alegando que o batedor-corredor omitira a 1ª base. O árbitro deve aceitar a apelação?

Não, apesar de o defensor ter apelado antes do primeiro arremesso ao batedor seguinte.

Uma apelação tem de ser feita antes do arremesso seguinte ou de qualquer jogada ou tentativa de jogada.

[Regra 5.09 (c)]

Se um arremessador comete “balk”, tal ato deve ser considerado uma jogada.

[Comentário – Regra 5.09 (c)]

sexta-feira, 18 de outubro de 2019

BOLA LANÇADA ATINGE O BATEDOR-CORREDOR

Bola rebatida por meio de “bunt” foi na direção da 1ª base e parou em território “fair”, perto da linha de “foul”. O receptor apanhou-a e lançou ao defensor da 1ª base. A bola atingiu o braço direito do batedor –que estava correndo dentro do território “fair”–, e desviou. O batedor-corredor é “out”?
Se isso aconteceu antes de ele chegar à faixa de três pés, não deve ser eliminado. A bola permanece viva e em jogo.
Regra 5.09 (a) (11): Um batedor é eliminado quando, ao correr a última metade da distância entre o “home base” e a primeira base, sai à direita da faixa de três pés, ou entra em território “fair” (à esquerda da linha de “foul”), e, na opinião do árbitro, tal procedimento estorva o defensor que está recebendo a bola lançada à primeira base (nesse caso a bola torna-se morta); exceto quando ele pode correr fora (à direita) da faixa de três pés, ou por dentro (à esquerda) da linha de “foul”, para evitar interferir na ação de um defensor que está tentando apanhar uma bola rebatida.

quinta-feira, 17 de outubro de 2019

DECISÃO EQUIVOCADA DO ÁRBITRO DE “HOME”

Nenhum corredor em base, dois eliminados, contagem de arremessos: 3 – 2. No arremesso seguinte o batedor fez “swing” (girou o “bat”) e, ao ver o árbitro de “home” sinalizar que o receptor não agarrou a bola legalmente, correu e pisou a 1ª base (foi declarado “SAFE”). Jogadores e técnico da equipe na defensiva reclamaram.

Clique aqui para ver o lance (no trecho 1:37 – 2:34).

Reclamaram com razão. O batedor deveria ser eliminado (“strikeout”), já que o terceiro “strike” foi agarrado legalmente (a bola entrou no ‘mitto’* do receptor, sem tocar o solo).

[Regra 5.09 (a) (2)]

*‘Mitto’: Vem de “Mitt” (mit), um tipo especial de luva que oferece maior proteção à mão de uma pessoa. No beisebol e softbol, há luva especial para receptor –‘kyatti mitto’: vem de “catcher’s mitt” (kaetshar’s mitt)– e também para defensor da primeira base  'fasto mitto’: vem de “first (baseman's) mitt” [farst (béismaen's) mit].